O tocantinense Felipe Fraga (Birel/ Quake2) disputou na última semana na cidade mineira de Ipatinga a 9ª Copa Brasil de Kart, o segundo evento mais importante do kartismo nacional. Competindo na categoria Júnior, Felipe, que é tri-campeão brasileiro, buscava o inédito título na Copa Brasil.
A Copa Brasil começou na terça-feira (9) e o início de Felipe Fraga na competição foi de forma tímida. No primeiro dia de treinos oficiais ele obteve resultados que o colocaram em posições intermediárias na categoria. “O primeiro dia, quando fiz dois treinos, foi para buscar um bom acerto para o kart e me adaptar melhor à pista”, revelou Fraga.
O segundo dia, principalmente no segundo treino, já trouxe resultados mais significativos e Fraga terminou como o segundo piloto mais rápido na categoria, situação que se repetiu no treino de aquecimento para a tomada de tempos no dia seguinte, quinta (11). No treino que definiu o grid de largada para a primeira das duas baterias que seriam disputadas, Felipe Fraga mostrou que novamente seria um dos candidatos ao título, marcando a pole position. “Conseguimos acertar o kart de uma forma muito boa e eu novamente estava muito competitivo”, disse Felipe Fraga, que compete pela vitoriosa Quake2, equipe com sede em São Paulo.
A primeira bateria marcou uma atuação perfeita do tocantinense, que venceu de ponta a ponta e ainda marcou a melhor volta da prova. “Foi uma prova bem tranqüila. Larguei bem e fui abrindo a cada volta. No final o Tiago (Ávila) chegou um pouco, mas eu já estava administrando”, explicou o piloto.
Largando novamente na pole para a segunda e última bateria, o piloto Birel/ Quake2 perdeu a liderança para Ávila ainda nas primeiras curvas e tratou de recuperar a primeira posição. Ávila, com uma boa pilotagem, não dava espaços para o ataque de Fraga e com isto o terceiro colocado, Gabriel Navarrete, acabou chegando na disputa. Em uma manobra precipitada, Navarrete tentou assumir o segundo lugar e acabou batendo em Fraga. Os dois rodaram, Fraga caiu para 6º e ainda conseguiu boa recuperação, finalizando em 4º, resultado insuficiente para a conquista do título. “Foi uma pena, acho que o Navarrete deveria ter sido mais cuidadoso e menos precipitado. Mas tudo bem, tive um ano ótimo e conquistei meu terceiro Brasileiro, o Sul-Brasileiro e o GP Brasil. Não deu para vencer a Copa Brasil, mas também andei muito bem aqui em Ipatinga. Quero parabenizar o Tiago Ávila, pois ele mereceu o título, andou muito bem e já faz tempo que ele merecia ser campeão. E quero agradecer também à Quake2, por ter me dado novamente um kart muito competitivo”, encerrou Fraga.
Confira os cinco primeiros na classificação final:
1 Tiago Ávila (PR) – 20 pontos
2 Felipe Fraga (TO) – 18
3 Bruno Bonifácio (SP) – 15
4 Marcelo Anselmi (PR) – 14
5 Bruno Neves (MG) – 12