O brasiliense Felipe Guimarães (Webmotors), com apenas 16 anos de idade, coloca mais um grande título em seu currículo. Desta vez, além do título, Felipe amplia um recorde que já lhe pertencia. O piloto conquistou no último sábado (14/10) a Copa Brasil de Kart 2006 na categoria Graduados B e se torna pentacampeão do torneio – considerado o segundo maior do kartismo nacional. A Copa Brasil deste ano foi disputada entre os dias 10 e 14 no Kartódromo Aldeia da Serra, no município de Barueri,
Guimarães dominou três dos quatro treinos livres feitos para a Copa Brasil de Kart. Na tomada de tempos, cravou a pole-position com um tempo 0s360 mais rápido que o do segundo colocado. Na primeira bateria, disputada na sexta-feira, Felipe terminou na segunda posição depois de liderar a maior parte da prova. A vitória ficou com o paranaense Pedro Bianchini. “O kart não estava tão bom nessa corrida, por isso o máximo que consegui foi o segundo lugar. Mas vamos mexer no acerto e testar coisas novas para a segunda prova. Ainda tenho grandes chances”, declarou o piloto ao final da primeira bateria.
As mudanças e os testes que a equipe de Felipe – a MSC Motorsport – fez para a segunda prova, disputada no sábado, surtiram efeito. Já no treino de aquecimento, Guimarães conseguiu o melhor tempo. Dada a largada, Felipe assumiu a ponta ainda na primeira curva e abriu uma grande vantagem na liderança. Parecia caminhar tranqüilo para a vitória quando um retardatário não recebeu a bandeira azul para dar passagem aos líderes, e atrapalhou o piloto, fazendo toda a vantagem de Felipe desaparecer. A disputa entre Guimarães e Bianchini nas dez últimas voltas foi eletrizante. Em uma tentativa de ultrapassagem de Bianchini, os dois contornaram duas curvas lado a lado, o que acabou resultando em um toque dos karts e uma rodada de Pedro Bianchini.
A partir daí, Felipe precisou apenas conduzir seu kart até a bandeirada final e comemorar sua conquista recorde. “Foi uma das provas mais duras que eu já disputei na minha carreira. Precisei lutar muito nas voltas finais, mas estava disposto a não perder esse título”, comemorou Felipe Guimarães.
Um ano de estréia e muitas vitórias
O ano de 2006 foi de muitas novidades na carreira de Felipe Guimarães. Promovido da categoria Júnior para a Graduados B, o brasiliense apenas com 16 anos venceu duas importantes competições: o campeonato Pan-Americano da categoria Sudam – correndo contra pilotos mais experientes de toda a América do Sul – e agora a Copa Brasil. Em sua primeira prova pela Graduados B, em fevereiro, Felipe venceu a Copa Petrobras Sorriso Campeão e garantiu sua vaga na Seletiva de Kart Petrobras. Agora ele está entre os seis finalistas que vão disputar um prêmio de 18 mil reais no mês de novembro, em Curitiba (PR).