O piloto goiano Gabriel Navarrete (PetroBall Combustíveis), atual Vice-campeão Brasileiro de Kart, finalizou neste domingo a sua participação na 11ª edição da Copa Brasil de Kart. O evento, disputado no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, Grande Salvador (BA), contou com a participação de quase 150 pilotos de todas as regiões do país.
Navarrete, que compete na categoria Graduados A, considerada a Fórmula-1 do kartismo nacional, participou da primeira corrida na tarde de sábado, com muito calor. Largando da sétima posição o piloto fez uma corrida cautelosa onde procurou, com muita garra, ganhar posições. Após alguns toques e belas ultrapassagens o kart de Gabriel acabou avariado e, sem condições de terminar a corrida, abandonou a quatro voltas para o final.
Para a surpresa de todos, diferente do grande calor que fez em todos os dias da semana, o domingo amanheceu um pouco menos quente, porém, com uma forte chuva assolando o kartódromo. Após um aquecimento de 10 minutos os Graduados A tomaram o circuito para a disputa da segunda e decisiva corrida da competição. Gabriel fez uma boa largada e ainda na primeira volta já ocupava a sexta colocação, colocando forte pressão sobre Thiago Ávila. Ambos passaram as 25 voltas da prova numa disputa apertada, mas ainda buscando posições. Gabriel conseguiu superar Ávila e, assim, recebeu a bandeirada na quarta posição. Sérgio Jimenez ficou com o título.
“Foi uma competição muito difícil. O nível técnico dos pilotos estava muito elevado e as diferenças de rendimento eram mínimas. Para piorar ainda mais as coisas a chuva chegou hoje e nós, que não havíamos andando ainda com a pista molhada, tivemos de sair literalmente às escuras para a prova. Se analisarmos as condições que vivenciamos durante toda a semana, o quarto lugar na prova de hoje e o sexto no campeonato, acho que poderíamos realmente ter conseguido uma classificação melhor. Quero aproveitar ainda para agradecer ao apoio e incentivo da Petroball Combustíveis, que acreditou em meu talento me apoiando em mais esta competição, e a equipe Nil Racing, que mais uma vez cuidou de toda a parte técnica de meu kart”, finalizou o goiano de 15 anos.