Depois do Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil é o certame mais importante do kartismo nacional. A competição, marcada para os dias 8 a 12 de outubro no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, é o grande foco de Gianluca Petecof.
Campeão brasileiro na categoria Júnior Menor no mês de julho, em Serra (ES), o piloto da ONS Motorsport traça como meta faturar a Copa Brasil para consolidar a ‘dupla coroa’, ou seja, a conquista das duas principais competições do país numa mesma temporada. Mas antes disso, o paulista de 10 anos viaja para Vespasiano nesta semana para disputar a Fórmula Minas, que serve como Open da Copa Brasil, no próximo sábado (21).
O Kartódromo RBC Racing é considerado um dos mais modernos e bem estruturados do Brasil. Para a Fórmula Minas, o traçado escolhido terá sentido horário e 1.200 metros de extensão. Petecof já disputou provas em Vespasiano, gosta muito da pista e está focado em obter um bom resultado para seguir motivado para sua participação na Copa Brasil.
Antes da Fórmula Minas, Gianluca participou de dois finais de semana seguidos de competições. O início da maratona foi marcado pela disputa da sétima etapa da Copa São Paulo Light, em Interlagos, seguido pelo Super Kart Brasil 13 ‘Troféu Marcus Zamponi’, realizado também no Kartódromo Ayrton Senna. O resultado obtido acabou não sendo o esperado, mas Petecof viaja para Minas Gerais para dar a volta por cima e recuperar o bom momento exibido em Serra, onde conquistou o principal título de sua carreira até o momento.
A programação oficial da Fórmula Minas terá início na sexta-feira com a disputa de três treinos livres de 30 minutos para cada categoria. No sábado, está prevista a realização das tomadas de tempo e também das duas baterias, com duração de 25 minutos cada, cujas pontuações serão somadas para definir o campeão em Vespasiano. A primeira bateria da Júnior Menor tem início às 10h15 (horário de Brasília), enquanto a corrida que fecha a Fórmula Minas na categoria está marcada para 13h20.
"Estou ansioso para voltar a Vespasiano, uma pista que eu gosto muito. Quero fazer uma boa preparação para a Copa Brasil e certamente um bom resultado na Fórmula Minas vai me deixar muito motivado para essa importante competição. Tive dois finais de semana complicados, mas chegou a hora de dar a volta por cima. Como sempre, o objetivo é andar entre os ponteiros e lutar pelo título da Fórmula Minas", disse Petecof.