publicidade
22/10/2009 11:39

Giuliano Raucci venceu de forma invicta na Copa Brasil e comemora

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


Um final de arrepiar, que certamente entrará para a história do kartismo brasileiro, com dois bólidos cruzando a linha final milimetricamente empatados na primeira colocação. Esta, também certamente, será a lembrança de todos que acompanharam atentamente as disputadíssimas provas da categoria Cadete na XI Copa Brasil de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, que teve vez entre os dias 5 e 11/10 no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas – município da região metropolitana de Salvador -, na Bahia e que consagrou como bicampeão do certame o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom).

Após a boa performance apresentada nos quatro treinos livres no circuito baiano, o piloto paulista partiu para a tomada de tempos classificatórios já inserido no seleto rol de “favoritos” à conquista da pole position. Afinal, nos dois últimos treinos de sua classe, Giuliano Raucci conquistou excelentes marcas de volta e figurando entre os três mais velozes da classe na pista. Mas atrapalhado pelo intenso trafego na pratica classificatória, Giuliano não conseguiu repetir o bom desempenho, garantindo apenas a décima segunda posição do grid de largada da primeira bateria.

“Nos treinos e classificação a Cadete foi dividida em dois grupos que faziam seu trabalho em horários distintos, o que não nos permitia uma análise perfeita dos desempenhos, pois qualquer alteração de temperatura da pista acaba ‘mascarando’ os resultados. O Giuliano estava rápido e tinha boas condições de brigar pela pole, mas na hora da classificação a verdadeira ‘guerra’ para não dar referencia para os adversários acabou mais intensa na turma do Grupo 2, em que estava Giuliano. Com isso os pilotos perderam boa parte do treino nesse jogo ao invés de lutarem pela pole e, apesar de ‘dar a referência’ para o (Vinicius) Balbuena cravar a pole position, o Giuliano acabou ficando com o terceiro tempo do Grupo, que tornou-se o décimo segundo tempo do ‘combinado’ para a formação do grid. Não é o ideal e complica um pouco nossa situação na disputa do título”, detalhou o experiente preparador Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom.

Na ensolarada sexta-feira (9/10) a primeira das duas baterias que integraram o certame. Autorizada a largada Giuliano Raucci manteve a posição de partida, mas com bom rendimento conseguiu fechar a primeira volta ocupando o oitavo posto da corrida. Os quatro primeiro colocados já formavam um compacto bloco e já destacados pelo também compacto bloco de nove bólidos que formavam o segundo pelotão.

A luta era intensa nos dois pelotões, com desempenhos muito próximos, o que dificultava as possibilidades de evolução de Giuliano. Todavia, no terço final de prova os dois pelotões cimeiros se aproximaram, recrudescendo ainda mais a disputa pela vitória.

A duas voltas para o final Giuliano Raucci estava na nona posição e, ao descer a longa reta oposta do circuito, percebeu que os lideres se “enroscavam” no contorno do “hair-pin” que dava acesso ao miolo do circuito, obrigando os bólidos que vinham logo atrás a frear forte e desviar pela área externa da curva. Giuliano não titubeou e fazendo uso de sua habitual grande visão de corrida – característica que sempre marcou as grandes atuações do “Dollynho” – não tirou o pé do fundo do acelerador, mantendo a linha interna do final de reta e colocando duas rodas na grama, ultrapassou de uma só vez os oito karts que seguiam à sua frente, na mais espetacular manobra de todo o campeonato.

Sob aplausos do publico que lotava as arquibancadas e muros de box do Kartódromo Ayrton Senna, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) cumpriu na liderança a ultima volta de corrida, para cruzar a linha de chegada como vencedor da primeira bateria da categoria Cadete na XI edição da Copa Brasil de Kart e deixar o kartódromo na condição de líder isolado do certame e com a pole position da bateria final, que decidiria o campeão de 2009.

Finalmente, após uma semana de árduo trabalho, chegara o sábado (10/10) que materializaria o campeão da mais competitiva classe do kartismo nacional. Embora com o céu nublado, o calor era ainda muito forte e a prova marcada para ter inicio por volta do meio-dia. Luz verde apresentada e os trinta e um micromonopostos aceleraram forte em direção à veloz primeira curva do circuito da região soteropolitana, com Giuliano Raucci mantendo a dianteira, seguido de perto por Victor Matzembacker, mas um forte acidente ainda na primeira volta determinou a paralisação da corrida, com apresentação da bandeira vermelha.

Após o atendimento medico do piloto acidentado e novos procedimentos de alinhamento, foi autorizada a nova largada. O Dollynho manteve novamente a ponta, seguido de perto pelo carioca Renato Jr, pelo paulista Yurik Carvalho, pelo piloto italiano Mauro Auricchio e pelo gaúcho Victor Matzembacker. Na terceira passagem Giuliano mantinha a liderança, mas agora a segunda posição era de Matzembacker, com Renato Jr em terceiro, Yurik Carvalho em quarto, Mauro Auricchio em quinto, o mineiro Sergio Sette Câmara em sexto e com o goiano João Branquinho em oitavo, todos formando um compacto e veloz “trenzinho”.

Duas voltas mais e Matzembacker conseguiu aproximar-se para realizar a ultrapassagem e assumir a ponta da corrida, na forte freada do final da reta oposta. Giuliano “colou” no para-choques traseiro de Matzembacker e ambos passaram a distanciar-se do restante do pelotão, com o Dollynho sem dar qualquer “refresco” para o veloz oponente e, ao mesmo tempo, tratando pacientemente de “estudar” os pontos vulneráveis do concorrente, para tentar dar o troco antes da apresentação da bandeira a quadros. Era a característica de grande visão de corrida de Giuliano Raucci entrando novamente em ação.

Restava apenas o percurso da volta final e a cronometragem oficial registrava a passagem de Victor Matzembacker em primeiro, com Giuliano Raucci em segundo, separados por ínfimos milésimos de segundo. Os bólidos contornaram o veloz Curvão do final de Reta de Largada, desceram a longa Reta Oposta do circuito, contornaram o “hair-pin” e fizeram o veloz “S” abrindo a pequena reta em direção a variante paralela ao “Curvão”. Era o ponto exato e momento que Giuliano esperava. Como uma flecha certeira, o Dollynho derivou rapidamente da linha ideal da curva e, magistralmente, fez a ultrapassagem sobre o combativo concorrente. Giuliano era o líder da corrida restando apenas cinco curvas para a definição da corrida e do campeonato.

Na curva final, Victor Matzembacker mostrou que não se dera por vencido, mudou o traçado e adentrou a Reta de Chegada ladeando Raucci, que manteve inalterada sua trajetória. Pé no fundo do acelerador. Respirações suspensas. Emparelhados os dois pequenos micromonopostos rasgavam a reta em direção à linha de chegada. Bandeira a quadros no alto e descerra em homenagem ao vencedor da corrida.

Mas, afinal, quem era o vencedor da sensacional corrida final da categoria Cadete na Copa Brasil de Kart de 2009?

Na cronometragem oficial Giuliano Raucci aparecia na primeira posição, com Victor Matzembacker em segundo – alterando a ordem registrada na volta anterior -. Mas a diferença gravada entre os competidores estava anotada como 0s000, espetacularmente apontando que os fantásticos pilotos haviam divisado a linha final no mesmo segundo, décimo, centésimo e milésimo!

Após analise detalhada dos registros, os Comissários Desportivos da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo declararam o empate técnico entre Giuliano Raucci e Victor Matzembacker, com ambos sendo igualmente declarados vitoriosos na corrida final e recebendo, cada um, os onze pontos relativos à vitória. Por ter vencido a primeira bateria da Cadete no certame, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) garantiu a conquista do titulo de Bicampeão da Copa Brasil de Kart, com 22 pontos conquistados.

“Foi uma corrida belíssima, com uma disputa entre dois grandes pilotos, que deram exemplo de para muito ‘marmanjão’ de outras categorias de como se pode ser extremamente combativo dentro dos limites da desportividade, já que andando o tempo todo muito próximos e lutando por cada palmo de pista não se viu um toque sequer entre os dois concorrentes, que respeitavam os adversários e sabiam se fazer respeitar”, ressaltou o piloto de Shifter Kart Rogério Raucci, pai do piloto campeão e um dos grandes incentivadores do esporte no Brasil. “E esse respeito também pode ser visto no pódio, já que Giuliano mostrou todo seu ‘fair-play’ ao puxar o Matzembacker para o alto do pódio, junto com ele. Tenho absoluta certeza que se a situação fosse inversa o Matzembacker faria o mesmo, posto que mostrou na pista que é um jovem que recebe uma boa formação”, concluiu Rogério Raucci.

Vai ter Dolly na Malásia
O International Kart Grand Prix, que será disputado em novembro no Sepang International Karting Circuit na Malásia terá seis pilotos que garantiram vaga pela Copa Brasil de Kart, entre eles o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom).

Os campeões das categorias Cadete, Júnior, Graduados A, Graduados B, além do Vice-Campeão da Junior Menor e o piloto do Campeonato Alemão de Fórmula 3, Rafael Suzuki, que foi especialmente convidado pelos promotores do prêmio Rafael, irão defender o Brasil no Red White Sangari International Kart Grand Prix, na Malásia, entre os dias 20 e 22 de novembro, ainda este ano, em premiação oferecida pelo Grupo Sangari – multinacional da área de educação presente em mais de 16 países –, através de um acordo assinado pela Reunion Sports & Marketing, representante da Sangari Brasil, e pela Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!