Neste final de semana o piloto mineiro Guilherme Silva (Kart Mini/ LG/ JNA Preparações) esteve no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas (TO), onde disputou a 12ª edição da Copa Brasil de Kart.
O piloto da categoria Graduados conquistou no mês de julho o Vice-Campeonato Brasileiro e, desde então, esteve fora das competições traçando os novos rumos de sua carreira para 2011 e os próximos anos.
Convidado pela fábrica de chassis Kart Mini, o piloto de Belo Horizonte aceitou o desafio de encerrar sua carreira no kartismo nacional nesta importante competição e partiu para o centro do país para tentar o Bi-Campeonato. Silva conquistou em 2008 o título da Copa Brasil na categoria Júnior.
Após cinco sessões de treinos, sempre orientadas pelo grande amigo e chefe de equipe Joel Nunes, o piloto partiu para a tomada de tempos, que foi disputada no início da tarde de sexta-feira. Mesmo com um bom equipamento, Silva não conseguiu extrair o melhor de seu kart na tomada, pois em sua volta do pneu acabou sendo atrapalhado por um piloto mais lento e registrando apenas o quinto tempo.
Um pouco desapontado o piloto partiu para as corridas. A primeira prova foi disputada ainda na manhã de sábado, dia 16. Após uma largada em que não conseguiu ganhar muitas posições, o piloto pulou para o quarto e começou uma disputa com Vinícius Perdigão, Alain Sisdeli, Jonathan Louis e Felipe Fraga. Com o passar das voltas ele deixou Jonathan para trás e partiu na busca de Perdigão que, por sua vez, atacava Sisdeli. A poucas voltas para o final, porém, Perdigão foi atrapalhado por um retardatário e, com isso, Silva assumiu a terceira posição para não mais perdê-la até a bandeirada.
A segunda prova foi disputada no final da tarde. Largando do terceiro posto, Silva foi tocado na largada, mas rapidamente recuperou a terceira posição. Com o passar das voltas, porém, ele começou a ser atacado por João Sérgio Câmara, que vinha no quarto lugar. Na metade da corrida Silva acabou sendo ultrapassado por Câmara e, a partir de então, ficou no encalço de seu concorrente até a bandeirada final. Felipe Fraga venceu e ficou com o título. Jonathan Louis ficou com o vice e Guilherme com a terceira posição.
“Desde antes do início da competição já sabíamos que ganhar do Fraga seria muito difícil. A pista daqui tem algumas manhas difíceis de pegar e, sinceramente, fui melhorando muito no desenrolar da competição. Nas corridas realmente fiz o máximo possível e acredito que terminar na terceira posição foi um pouco aquém do que eu esperava para o campeonato. Quero agradecer muito ao Joel e a RBC Preparações pelo equipamento e à minha família pelo apoio”, encerrou o piloto de 16 anos.