A cidade de Conde, na região metropolitana de João Pessoa (PB),
receberá no mês de outubro a Copa Brasil. A competição mais importante do
kartismo no segundo semestre do ano receberá em 2017 as disputas de 15
categorias e terá como ponto alto a sua pista sede.
O Circuito Paladino Internacional é o único da América
Latina homologado pela CIK/FIA. Suas instalações, que no ano passado sediaram o
Campeonato Brasileiro, estão sendo cogitadas até mesmo para sediarem o Mundial
da Rotax em 2018.
A Copa Brasil, que é organizada pela Confederação Brasileira
de Automobilismo, terá alguns atrativos para que pilotos e equipes possam
buscar o valioso título. O principal bônus será a condição diferenciada para os
competidores que se inscreverem com antecedência. Os descontos poderão chegar
até 30% dependendo da classe.
CRONOGRAMA – Aproveitando-se
de uma semana em que tradicionalmente as escolas adotam como período de recesso,
a Copa Brasil deste ano terá, também, o atrativo de ser realizada em uma das
regiões turísticas mais procuradas do país. Em uma região que tem sol e calor o
ano inteiro, as atividades do evento serão escalonadas de forma que os pilotos
tenham de ficar no kartódromo apenas um período do dia. Assim, além das
atividades esportivas, poderão desfrutar também das praias e demais belezas da
região.
As atividades oficiais serão formadas por: Segunda-feira (9)
– Controle Administrativo + Lacração Equipamentos; terça-feira (10) – Treinos
Livres; quarta-feira (11) – Treinos Livres; quinta-feira (12) – Tomadas de
tempos + classificatórias; sexta-feira (13) – classificatórias; sábado (14) –
Finais.
A planilha com os horários oficiais será divulgada no
próprio kartódromo, no dia da abertura da secretaria de provas. Assim, para a
programação logística de pilotos e equipes, deverá ser levado em conta este
cronograma acima.
CATEGORIAS – Farão
parte da 19ª Copa Brasil as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior,
Novato, Graduado, Sudam, Sênior A, Sênior B, Super Sênior + Super Sênior Master
(irão competir em conjunto), F4 Graduado, F4 Sênior e F4 Super Sênior + F4 Super
Sênior Master (irão competir em conjunto).
MOTORES – Como
tradicionalmente acontece, a Copa Brasil irá contemplar as disputas de algumas
categorias com motores próprios e preparados e, em outras, os propulsores serão
sorteados pela organização. Assim como aconteceu no Campeonato Brasileiro, a
Mirim, Cadete, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior + F4 Super Sênior Master
e a Sudam irão participar das disputas com motores sorteados. Para estas
categorias, individualmente, o número de inscritos será limitado em 36
concorrentes, com exceção da Cadete, que poderá receber até 54 pilotos.
PNEUS – Para
todas as categorias será obrigatória a aquisição de dois jogos de pneus slick e
um jogo de pneus wet, que deverão ser sorteados e armazenados no Parque Fechado
da competição. Mirim e Cadete utilizarão os pneus específicos de Cadete;
Júnior, Graduado e Sudam utilizarão os compostos “amarelos” e todas as demais
classes utilizarão os compostos “vermelhos”.
INSCRIÇÕES – Assim
como aconteceu no Brasileiro, a CBA realizará todo o processo de inscrição de
forma online, por meio do site da CBA em www.cba.org.br.
O formulário deverá ser preenchido e, ao final, o piloto será direcionado ao
PagSeguro para o pagamento não apenas da taxa de inscrição, mas também dos
pneus e dos motores, caso seja uma categoria com propulsores sorteados.
De 20/08 a 10/09 a taxa de inscrição será de R$ 700,00 para
Mirim e Cadete e R$ 1580,00 para as demais categorias. De 11 a 30/09 o valor
passa para R$ 800,00 para Mirim e Cadete e R$ 1780,00 para as demais.
Finalmente, após 30/09, o preenchimento segue obrigatoriamente no site da CBA,
porém, os pagamentos somente poderão ser executados na secretaria de prova nos
valores de R$ 960,00 para Mirim e Cadete e R$ 2250,00 para as demais.
REGULAMENTO – O
regulamento completo da 19ª Copa Brasil já está disponível para download no Kart Motor.
Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart,
esteve na pista paraibana na última semana discutindo os detalhes da
competição. “O Paladino é hoje o único
kartódromo da América do Sul homologado CIK/FIA. Então, não podia ser
diferente: tudo estava em perfeitas condições para termos outro belo evento. O
objetivo de minha visita foi o de verificar questões burocráticas, técnicas, o
regulamento e a programação. Tenho certeza que, mais uma vez, teremos em
outubro uma grande demonstração da força do nosso kartismo”, comentou o
dirigente.