Não faltou polêmica na decisão da Copa Brasil de Kart pela categoria Biland KGP. Após duas emocionantes corridas no Kartódromo de Ipatinga (MG) no último fim de semana, o título foi decidido em um acidente envolvendo os até então três primeiros colocados na competição, João Gonçalves, Fabiano Machado e Alain Sisdeli, que se tocaram no final da reta oposta do circuito ainda no primeiro terço da última prova.
Vencedor da primeira bateria da competição, Gonçalves liderava a segunda corrida sob forte pressão de Machado. Mas, a exemplo do que já havia ocorrido na prova de abertura da competição, recebeu uma série de toques na traseira que resultaram em um polêmico acidente. Na batida, os ponteiros perderam suas respectivas posições e o título acabou sendo decidido em favor de Alain Sideli, então terceiro colocado na disputa.
“Eu vinha fazendo o traçado defensivo em alguns trechos da pista, e recebi uma série de batidas por trás”, contou João Gonçalves. “O último toque foi mais forte e me desequilibrou muito. Como perdemos tempo na manobra, o Sisdeli tentou uma dupla ultrapassagem por fora e acabou batendo em mim também. Rodei e ainda levei mais um toque do João Cunha, que não teve como desviar do meu kart parado na pista. Com isso perdi totalmente a chance de brigar pela vitória”, narrou Gonçalves, que ainda estabeleceu o melhor tempo da corrida ao voltar para a pista.
Embora o toque de Sideli tenha provocado efetivamente a rodada do líder da prova, Gonçalves frisou que esta não foi a real causa do acidente. “Desde a primeira corrida eu vinha levando uma série de batidas por trás do Fabiano Machado, que acabou sendo advertido duas vezes na primeira prova, mas não punido. No final da última bateria, os comissários avaliaram o acidente mesmo sem uma reclamação formal da minha parte, mas concluíram que as imagens disponíveis não permitiam uma decisão sobre o caso e mantiveram o resultado”, acrescentou o vice-campeão, sem esconder o desapontamento.
No final, Alain Sisdeli e João Gonçalves terminaram empatados com 18 pontos na tabela, mas o título ficou com Sisdeli pelo primeiro critério de desempate, que é o número de pontos obtido na última bateria. Fabiano Machado, com 17 pontos, fechou o campeonato em terceiro. Campeão Mundial, Campeão Brasileiro e Bicampeão Paulista de Kart, João Gonçalves buscava o tricampeonato da Copa Brasil em Ipatinga. Em sua estréia pela Mauro Competições, ele disse que o entrosamento com o time e a conquista de sua primeira vitória pela equipe do experiente Mauro Dias foram os pontos positivos do fim de semana.
“Só tenho a agradecer ao Maurão pelo excelente trabalho. Na última bateria tive um kart competitivo o suficiente para brigar pelo título, e poderíamos ter chegado lá se não fosse o acidente. Estou muito satisfeito e agora vamos focar a decisão do Campeonato Paulista, já que estamos na liderança. Aproveito para agradecer, também, à Mini, que novamente disponibilizou um chassi super competitivo a seus pilotos”, encerrou João Gonçalves.
O próximo desafio do piloto paulista é a oitava etapa do torneio estadual, que será realizada no dia 27 de outubro no circuito de Aldeia da Serra. Os cinco primeiros colocados na decisão da Biland em Ipatinga foram:
1) Alain Sisdeli (SP), 18 pontos
2) João Gonçalves (SP), 18
3) Fabiano Machado (SP), 17
4) Lucas Foresti (DF), 15
5) João Cunha (SP), 8