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12/10/2009 14:07

João Pedro Custódio encerra participação focando títulos do Light e Centro-Oeste

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


Foto: Léo Wiebusch

João Pedro Custódio


A última semana foi de disputas intensas para o goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini), que desde a segunda-feira (5) iniciou os treinos oficiais para a disputa da 11ª Copa Brasil de Kart. O evento foi realizado no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).

João Pedro, competindo pela categoria Mirim, começou muito bem os treinos, que culminaram com um bom 4º lugar no grid de largada, composto por 21 pilotos de todo o Brasil. A primeira bateria, porém, não teve o resultado esperado e João Pedro terminou em 10º. “Temos que ser sinceros e o João Pedro não fez a corrida que se esperava dele. Largou muito mal e não esteve combativo”, resumiu Miguel de Oliveira, preparador e treinador de Custódio. “Foi estranho, porque ele fez ótimos treinos e esteve sempre muito bem nos aquecimentos”, emendou.

Na segunda bateria, realizada no sábado (10), João Pedro parecia outro piloto, agora com garra e determinado. Partindo da 10ª posição, ele largou bem e de imediato conquistou quatro posições. Porém, logo em seguida, ele encontrou um piloto rodado à sua frente e tratou de desviar. Nesse momento, no entanto, outro concorrente, que vinha atrás de Custódio e que não conseguiu desviar, “jogou” o goiano em direção ao piloto rodado. João Pedro ficou parado na pista e foi o último de vários pilotos a retornar para a disputa.

João Pedro acabou não marcando pontos na bateria e finalizou a competição – composta de apenas duas provas – na 13ª posição. “Efetivamente não foi um resultado positivo, esperávamos brigar pelo título”, avalia Miguel. “Porém, sempre encontramos algo de positivo, até mesmo quando nada dá certo, e desta vez verificamos que o João Pedro está mais participativo, ou seja, ele consegue nos colocar mais a par do que acontece na pista, principalmente com seu kart”, completa.

O piloto Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini, de apenas 9 anos, tem agora em seu currículo 96 largadas em mais de 60 competições que disputou. Os objetivos a partir de agora são a conquista da Copa São Paulo Light e dos campeonatos de sua região – Centro-Oeste, Brasiliense e Goiano. “É muito importante para nós a conquista dos campeonatos ‘locais’. Teremos ainda bastante trabalho pela frente, já que queremos vencer também o Light, pois é primordial para qualquer piloto conquistar um título em São Paulo”, afirma Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.

A equipe comandada por Miguel de Oliveira comemorou em Lauro de Freitas a conquista da Copa Brasil na Graduados B, com Vinícius Perdigão. “Temos feito um belo trabalho, tanto com o João Pedro quanto com o Vinícius, e nos sentimos recompensados. Vamos em frente, pois temos muitos objetivos até o final do ano, todos ligados diretamente a mais títulos”, encerra Miguel de Oliveira.

Kart MiniJoão Pedro Custódio fez um agradecimento especial à Kart Mini, fabricante dos chassis com que compete por todo o Brasil. “Tenho muito orgulho de ser um piloto Mini. Me sinto muito bem dentro de um Kart Mini, que me ajuda muito a conquistar meus bons resultados. Vou fazer o máximo para conquistar os títulos que ainda estão em jogo, com a ajuda do Miguel, do Diogo e do ‘Chapinha’, acompanhados por Deus Nosso Senhor”, disse o pequeno piloto.

Ranking Nacional de Pilotos – Geovane Gonçalves se declarou bastante contrariado com a súbita – e inesperada – mudança de regulamento do Ranking Nacional de Pilotos. “Mudaram a regra com o jogo andando e apenas na categoria do João Pedro, a Mirim. O novo critério mudou radicalmente a pontuação e, por conseqüência, as chances do João Pedro. Muitos me disseram que o Ranking está desmoralizado com esta mudança”, reclama.

  • 12/10/2009 16:11 Sergio

    E inesplicavel essa mudança no formato(pontuação) do Ranking Nacional de Pilotos de totas as categorias ,logo no finalzinho dos campeonatos regionaiis.Eu te pergunto?Qual o motivo da mudança?E para previligiar os pilotos que so correm em São Paulo que tem um grid maior ou não.Para os mais leigos que não sabem fazer contas matemática e um formato(pontuação)com dois pesos e duas medidas.Na minha opinião, já ficou sem credibilidade esse Ranking,Qual empresário sério vai dar valor nisso........

  • 13/10/2009 10:07 Geovane Diniz Gonçalves

    SERGIO,REALMENTE MUITO DIFÍCIL DE ENGOLIR QUE UM RANKING FEITO POR PESSOAS HONRADAS,PATROCINADO POR EMPRESA DE NOME,APOIADO POR ENTIDADE MAIOR,E QUE AGRADOU A TODOS ,TENHA ESTE TIPO DE ATITUDE ANTI-DESPORTIVA .MUDAR A FORMA DE PONTUAÇÃO DO RANKING A DOIS DIAS DA COPA BRASIL CAUSOU UM ENORME TRANSTORNO NA CABEÇA DO MEU FILHO DE APENAS 9 ANOS.FOI UM MERO PARTICIPANTE,NÃO FEZ NADA QUE TEM FEITO A MUITO TEMPO.FICOU SABENDO QUE TINHA SOFRIDO UM TAPETÃO POR TERCEIROS,MINUTOS ANTES DA LARGADA DA PROVA DE SEXTA FEIRA ,ONDE ESTAVA POSICIONADO NA QUARTA POSIÇÃO DO GRIDE.INADMISSÍVEL TAL MUDANÇA QUE NÃO BENEFICIOU 5% DAS CRIANÇAS DA MIRIM E DA CADETE QUE SOMAM QUASE DUZENTOS PILOTINHOS DE RAÇA.ESPERAMOS QUE O JUÍZO E A RESPONSABILIDADE SAIAM VITORIOSOS DESTE DILEMA.ESPERAMOS QUE CONSIGAM FAZER UM REGULAMENTO MAIS JUSTO PARA VIGIR EM 2010,O DE 2009 ESTA NO FINAL E DEVE ACABAR COMO COMEÇOU ,OU VAI SE DESMORALIZAR E PERDER TODA CREDIBILIDADE,PODENDO INCLUSIVE ATINGIR A TODOS ENVOLVIDOS DIRETO OU INDIRETAMENTE.LEMBREM-SE ESTAMOS ENVOLVENDO MUITAS CABEÇAS DE CRIANÇAS AINDA EM FORMAÇÃO MORAL ,DEVEMOS PROTEGELAS E RESPEITALAS.