O goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação) disputou durante toda esta semana sua primeira Copa Brasil de Kart, realizada em Ipatinga (MG), de terça (9) até este sábado (13).
Esta foi a estréia do pequenino piloto de apenas 7 anos na competição e João Pedro, um dos mais caçulas pilotos do kartismo brasileiro, obteve um saldo extremamente positivo em sua primeira participação no segundo mais importante evento do esporte no Brasil.
Ao fim das duas baterias, da tomada de tempos e de quatro treinos oficiais, João Pedro, que está em sua primeira temporada competindo de kart, saiu de Ipatinga com a volta mais rápida – obtida em um dos treinos – de todo evento em sua categoria, a Mirim, boas atuações enquanto esteve na pista e somou ainda mais aprendizado, sempre visando o próximo ano.
“O João Pedro aprendeu ainda mais. Ele já havia ganho experiência no Brasileiro e nas provas do Super Centro-Oeste e aqui em Ipatinga ele somou ainda mais. Fez boas ultrapassagens, está mais corajoso, enfim, foi muito proveitosa a participação dele”, avalia Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.
Ao fim das duas baterias que disputou, João Pedro obteve dois oitavos lugares, mesma posição em que finalizou na pontuação final da Mirim. “Como já havíamos dito, o resultado final não era o que mais importava. O mais importante era aprender e isto ele fez. O João Pedro foi o único piloto da categoria que dominou dois treinos na Mirim e tudo isto faz com que nós todos possamos disputar a próxima etapa do Centro-Oeste ainda mais motivados”, disse Leandro das Neves, da Pró Kart, equipe do piloto apoiado pelo Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação.
Outro motivo de satisfação para João Pedro, seu pai e sua equipe foi o fato de que o recorde estabelecido pelo piloto para a categoria no Campeonato Mineiro, disputado a um mês, não foi batido. “O João Pedro foi muito rápido no Mineiro, bem como em dois treinos. Em um deles ele mesmo se aproximou muito deste recorde, mas ninguém mais chegou perto”, disse Leandro.
Toda esta experiência que João Pedro vem adquirindo deverá ser usada no próximo ano. “2008 é quando pretendemos que o João Pedro possa passar a brigar por vitórias e títulos. Por enquanto está ótimo, queremos aprender”, encerrou Geovane.