Na distante cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, o kartismo brasileiro começou a disputa de seu último evento nacional na atual temporada. O palco é o Kartódromo Rubens Barrichello, pista que no ano de 2003 também recebeu a competição.
Pilotos de várias partes do país já estão na pista e iniciaram seus treinos livres hoje pela manhã. Um dos competidores com boas possibilidades de conquistar o título é o mineiro João Pedro Guim (Powered by Miguel Oliveira / sport wear by ULV). Com 10 anos de idade o piloto faz sua temporada de estreia na classe Cadete e, desde agosto, disputa também as corridas na Super Cadete.
Para esta edição da Copa Brasil Guim está muito confiante em bons resultados. O piloto tem se dedicado muito aos treinos e, há duas semanas, esteve em Palmas disputando a segunda rodada da Copa Centro-Oeste de Kart. Na ocasião ele conquistou a vitória na classe Super Cadete, o que o deixou bastante animado para a competição nacional.
Além disso, neste último final de semana, ele e João Pedro Custódio, seu amigo e companheiro de equipe, estiveram na pista do Guará, no Distrito Federal, onde puderam passar os últimos ajustes dos equipamentos e programarem as estratégias para as corridas das duas classes.
Sob o comando de Miguel Oliveira e o apoio técnico dos mecânicos “Chapinha”, “Sadã” e “Furão” os treinos no DF foram bastante produtivos e, agora, os pilotos já estão em Palmas para buscarem os títulos nas duas competições.
“O Guim é um piloto extremamente dedicado e muito veloz. Quando ele tem um equipamento competitivo parte para cima dos adversários com voltas rápidas e obstinação pela vitória. Proporcionamos para ele uma excelente preparação para esta Copa Brasil e acreditamos, sinceramente, que os resultados surgirão como consequência de sua dedicação. Nesta fase de testes utilizamos chassis Mini e Techspeed, mas ainda não conseguimos determinar qual equipamento iremos utilizar. Provavelmente iremos com um em cada categoria até para melhorar a adaptação para o próximo ano. Tenho certeza que o Guim está preparado e tem condições de brigar pelos dois títulos. Com relação aos motores da classe Super Cadete, estamos apostando na tradição e estrutura da RBC Preparações, que também nos fornecerá os carburadores”, finalizou Claufer Machado, pai de Guim.
O sistema de disputa desta Copa Brasil de Kart teve início hoje, com uma sessão de treino livre para cada categoria. Amanhã serão mais dois treinos. Na sexta-feira acontecem a tomada de tempos e a primeira corrida e, finalmente, no sábado, a segunda corrida. O campeão é o piloto que somar mais pontos nas duas corridas.