No último final de semana, dias 15 e 16 de outubro, o mineiro João Pedro Guim (Powered by Miguel Oliveira / sport wear by ULV), disputou no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas (TO), a 12ª edição da Copa Brasil de Kart. Com apenas 10 anos de idade o piloto participou das disputas nas classes Cadete e Super Cadete.
Mesmo sob um calor que ultrapassou a barreira dos 40°, o garoto aceitou o desafio de competir em duas classes e, com muita dedicação, participou de quatro sessões de treinos livres e a tomada de tempos, realizada na manhã de sexta-feira.
Junto a João Pedro Custódio, seu companheiro de equipe, fizeram um grande trabalho de desenvolvimento dos equipamentos. Pela Cadete Guim registrou a sexta melhor marca na tomada de tempos e, na Super Cadete, foi o quinto mais veloz a apenas um décimo de diferença do pole-position.
Em cada uma das classes João Pedro Guim teve atuações distintas. Na Cadete, após uma bela largada na primeira prova, o piloto disputou toda a corrida no primeiro pelotão e se mostrou bastante competitivo durante todo o tempo. Depois de 15 voltas recebeu a bandeirada na sexta posição. Na segunda corrida, disputada na tarde de sábado, o piloto de Minas Gerais acabou sendo atrapalhado quando buscava a terceira posição e acabando saindo para a parte suja do traçado. Mesmo assim conseguiu voltar à pista e terminou a corrida no 10º lugar. Pela soma dos resultados ele ficou com a nona posição no campeonato. Sérgio Sette Câmara, seu conterrâneo, encerrou a competição com o título.
Pela Super Cadete Guim tinha um equipamento excelente, mas foi vítima das extremas condições climáticas de Palmas. O piloto passou muito mal poucos minutos antes da largada e até tentou largar, mas, com uma volta completada, recolheu seu kart para o parque fechado. Na corrida de sábado, por sua vez, após largar da última posição o piloto fez uma grande corrida, chegou a lutar pela terceira posição e finalizou a bateria na sexta posição. João Vieira, piloto da casa, ficou com o título.
“Apesar dos problemas que tivemos e do susto do João Pedro ter passado mal antes da corrida de sábado, acredito que tivemos um evento bastante produtivo, onde o principal objetivo foi alcançado. Queríamos que ele pegasse mais experiência com o equipamento da Super Cadete e fizesse boas provas na Cadete. Isto nós conseguimos plenamente e, agora, partimos confiantes para mais uma etapa da Copa São Paulo Granja Viana. Gostaríamos de agradecer a dedicação e empenho de todos os membros da equipe de Miguel Oliveira, assim como da RBC Preparações, que forneceu os motores da Super Cadete”, encerrou Claufer Machado, pai de Guim.
João Pedro estará de volta às pistas neste final de semana. Na cidade de Cotia, grande São Paulo, ele disputará a penúltima etapa do ano da Copa São Paulo Granja Viana de Kart.