O piloto mineiro Fernando Resende, o Kid (Construtora Modelo/ Forno de Minas/ GK Industrial/ Cesário Fórmula), de Belo Horizonte, conquistou neste final de semana, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR), o título de campeão Sul-Americano de F-3 da classe B, que utiliza os chassis italianos Dallara F-301 fabricados até 2007.
Kid, que faz nesta temporada seu ano de estreia no automobilismo, chegou a esta oitava rodada do campeonato com mais de 100 pontos de vantagem na classificação e tinha como objetivo somar 23 pontos para que, independente dos resultados de seus concorrentes, com uma rodada de antecipação conquistasse o título internacional.
As disputas deste final de semana foram realizadas em três corridas, sendo inicialmente previstas duas para sábado e uma para domingo. Porém, devido à forte chuva que atingiu a região do autódromo de Londrina no início da tarde de sábado, a primeira corrida foi adiada em duas horas e, a segunda, disputada no início da manhã do domingo. A terceira e última corrida não teve alteração em sua programação e teve sua largada autorizada no início da tarde do domingo.
Kid começou muito bem o final de semana liderando os treinos livres realizados na sexta-feira. Mas na segunda sessão, realizada com chuva, sofreu um forte acidente na curva do “bacião”, localizada no final da reta oposta, onde os carros da F-3 chegam a quase 220 km/h. O piloto felizmente nada sofreu e, na tomada de tempos, disputada duas horas mais tarde, conquistou o segundo melhor tempo de sua classe atrás apenas do companheiro de equipe, Ronaldo Freitas.
Título veio com vitória já na primeira corrida
A conquista do tão almejado título precisou esperar apenas a realização da primeira corrida da rodada tripla. Após uma excelente largada o piloto da equipe Cesário Fórmula pulou para a liderança deixando o seu companheiro de time para trás.
Com o piso molhado Kid impôs um forte ritmo e, volta a volta, foi construindo uma grande vantagem com relação demais concorrentes de sua classe. Nas últimas voltas o piloto passou a administrar a liderança e recebeu a bandeirada da vitória com mais de 30 segundos para o segundo colocado. Com os 25 pontos da vitória o piloto conquistou então, com quatro corridas de antecipação, o título de Campeão Sul-Americano de F-3 2010.
Corridas de domingo completaram a rodada
Neste domingo foram realizadas as duas corridas que fecharam esta que foi a oitava e penúltima rodada do sul-americano. Na primeira prova Kid teve problemas mecânicos logo nas primeiras voltas e abandonou a corrida.
Na segunda, ignorando o fato de já ter conquistado o seu título, o piloto acelerou fundo e mais uma vez conseguiu a vitória ampliando ainda mais a sua margem do título.
“Não tenho palavras para expressar a alegria que estou vivendo neste momento. Comecei o final de semana bem e o acidente no segundo treino deixou a mim e todos do time muito preocupados. Graças a Deus nada aconteceu e, com muita concentração, fui para a pista no sábado e conquistei o título. Quero agradecer muito a todos os membros da equipe Cesário Fórmula, aos meus patrocinadores e, principalmente, à minha família. Sem eles nada disto seria possível e somente pelo apoio e companhia nos momentos de glória e dificuldades consegui chegar até aqui”, encerrou ainda emocionado o representante da Construtora Modelo / GK Industrial / Forno de Minas.
Campeonato será finalizado com rodada de gala
A última rodada do Sul-Americano de F-3 será realizada em sistema de rodada dupla no templo do automobilismo brasileiro. No autódromo de Interlagos, na capital paulista, o circo da F-3 mais rápida do mundo fará a corrida preliminar do GP Brasil de F-1.
As corridas serão disputadas uma no sábado, dia seis de novembro, e outro no domingo, dia sete. Diante das quase 100 mil pessoas previstas para o evento, Kid terá como principal objetivo vencer as duas provas e encerrar o ano com chave de ouro.