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02/10/2009 17:27

Mirim mostra crescimento em cinco anos de existência e poderá bater recorde em Lauro de Freitas

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


Foto: Flávio Quick

Categoria tem se mostrado extremamente disputada


Criada em 2005, quando em sua primeira corrida oficial no Brasil teve um grid de apenas dois pilotos – o gaúcho Matheus Klein e o paranaense Vinícius Balbuena – a categoria Mirim em 2009 chegou a um nível bastante elevado em vários aspectos.

Desde aquela distante prova válida pela 1ª etapa do Sul-Brasileiro em Farroupilha (RS), passaram pela categoria pilotos como Pedro Piquet e João Vieira – campeões da Copa Brasil em 2005 e 2006 –, Pietro Rimbano, Daniel Badra, Giuliano Raucci (campeão da Copa Brasil 2007), Leonardo Raucci, Lucas Rauber, Luis Felipe Branquinho, Matheus Jacques, Léo Gimenes, José Soares Jr. (campeão da Copa Brasil 2008), Caíque Valli, Rafael Martins, Pedro Cardoso (campeão do 2º GP Brasil e do GP RBC) e, claro, os campeões brasileiros Gabriel Robe (2005), Gabriel Sereia (2006), David Bellaver (2007 e 2008) e Gregory Diegues (2009). De 2005 a 2009 a Mirim cresceu muito e chegou a grids com mais de 20 pilotos. E o mais importante, grids de elevado nível técnico, como se pode deduzir pelos nomes citados.

Em seu quinto ano de existência, a Mirim já pode ser considerada uma categoria madura e novamente têm que ser citados os pilotos para que se possa evidenciar isto: João Pedro Custódio, Gregory Diegues, respectivamente campeões do Sul-Brasileiro e Brasileiro 2009, além de Igor Mello, Nathan William, Raikkonen Sakzenian, Sinder Bitton Neto, João Pedro Guim, Victor Uchôa, João Victor Coqueiro, Sérgio Guimarães Filho, Yanni Fontana, Heitor Murara, dentre tantos outros, além dos estrangeiros Rubens Bouchabke (libanês) e Eugen Gotze (paraguaio), que competem regularmente no Brasil. Muitos destes subirão para a Cadete em 2010 e certamente terão tudo para fazer bonito.

Nos seus cinco anos de existência a Mirim já está perto de ser igualada à Cadete em termos de corridas de alta competitividade e para isto muitos fatores tem sido primordiais, além da qualidade dos pilotos. Um deles é a união entre os pais de pilotos. Historicamente o kartismo sempre foi um barril de pólvora quando se falava em categorias de base no que tange ao nervosismo e a torcida de pais e mães e isto sempre gerou brigas – ou pelo menos muita “rivalidade” – entre eles. O que se vê na Mirim é uma quase completa paz dentro dos boxes, excetuando-se, claro, alguns momentos mais tensos, algo compreensível. Se vê hoje nos boxes os pequeninos chutando uma lata de refrigerante e com ela jogando futebol, enquanto que pais e mães confraternizam e conversam, buscando sempre a união e o crescimento conjunto de seus filhos nas pistas. Antigamente, em outras categorias de base, os meninos também chutavam latas de refrigerante como se fossem bolas de futebol, mas nesse momento seus pais discutiam ferozmente e até mesmo partiam para as famosas “vias de fato”.

As equipes também colaboraram para este crescimento, esta verdadeira profissionalização de uma categoria antes “amadora”. Os times de ponta têm entre seus pupilos pilotos da Mirim e dedicam a eles, é lógico, todo seu conhecimento, o que resulta em equipamento competitivo e, mais uma vez, grandes disputas e muito equilíbrio.

A falada profissionalização da categoria fez com que as equipes e pais de pilotos apostassem em seus pilotos e os levam aos mais diversos eventos onde a Mirim tem vez e assim se chega ao Sul-Brasileiro, Centro-Oeste, Brasileiro, Copa Brasil e os “estaduais”, Light, Granja, Paulista, ou seja, tem-se corrida de Mirim a todo o final de semana. Alguns podem achar demais, mas é também graças à boa quantidade de corridas e treinos que estes pilotos chegaram ao nível que se encontram. E é claro que aprenderão ainda mais.

Outro sinal da profissionalização: alguns pilotos da Mirim já têm seu próprio “coach” e não são quaisquer nomes, não. André Nicastro e Sérgio Jimenez já passam seu enorme conhecimento a seus pequeninos pupilos.

Atualmente a Mirim é extremamente mais rápida do que no ano de seu lançamento e, se compararmos, de 2007 para 2009 os tempos de volta baixaram cerca de um segundo. As fábricas também tem tido papel fundamental e Mini, Birel e Techspeed têm se esmerado em oferecer bons chassis a seus clientes. A RBC Preparações, com seus motores sorteados, e os próprios preparadores de motores contribuíram para o crescimento da categoria, e a Comissão Nacional de Kart da CBA, antiga e atual, tem sua enorme parcela de crédito no sucesso da categoria.

Porém, não são só rosas na categoria Mirim. A chegada de novos – e inexperientes – pilotos tem contribuído para alguns acidentes que poderiam ser evitados. Pilotos com seis anos de idade já podem competir na categoria e, talvez, uma melhor orientação prévia a estes pilotos ajudasse na contenção destas situações de risco que às vezes vemos nas pistas. As próprias equipes e seus chefes, bem como até mesmo a criação de um programa de ensinamento das regras básicas por parte dos dirigentes, poderiam sanar problemas como este.

Seis pilotos no Brasileiro de 2005, 9 do de 2006, 10 no de 2007, 21 no de 2008 e 18 no de 2009. E nove pilotos na Copa Brasil de 2005, 10 na de 2006, 10 na de 2007 e 14 na de 2008. Os números, que comprovam o crescimento da Mirim dentro da pista, são oficiais e a Copa Brasil 2009, que começa na próxima segunda (5) na Bahia, poderá estabelecer um novo recorde de participantes na categoria.

O número atual, segundo a lista divulgada no início desta semana, dá conta de 13 inscritos, mas seguramente este número deverá crescer e poderá ultrapassar os 21 do Brasileiro de 2008. Será possível?

O que sabemos, porém, é que em Lauro de Freitas deveremos ter mais uma vez disputas empolgantes por mais um título nacional, protagonizadas por pequeninos pilotos, que, inversamente ao seu tamanho, nos mostram enorme talento e proporcionam disputas gigantescas.

Boa sorte a todos...

  • 02/10/2009 19:23 Claudio Sereia

    Parabéns ao Kart Gaúcho pela reportagem....É realmente muito bom ver o crescimento da categoria Mirim e principalmente, comprovarmos o quanto o profissionalismo já está presente nos pequeninos pilotos.Abraços,Claudio.

  • 02/10/2009 19:34 Mauricio Diegues

    Kart Gaúcho, parabéns pela matéria, pelos relatos e lembrança de todos os pilotos que passaram por esta categoria que é a menor em idade, mas é grande em competência. Esses meninos tem aprendido dia-a-dia as lições passadas por seus preparadores e instrutores e vem adquirindo maturidade dentro o fora das pistas.Relamente quando se fala em união dos pais, não é exagero nenhum, pois como em toda competição sempre haverá alguns desentendimentos, mas neste caso o bom relacionamento entre a grande maioria dos pais é um fato a se destacar, pois somos todos pessoas inteligentes que visam sempre o crescimento dos filhos como piloto e da categoria. Parabéns a todos os pilotos que fazem o brilho desta catagoria e aos que passaram por esta categoria e que hoje estão se destacando na cadete. Desejo que na Copa do Brasil possamos fazer uma grande competição coroando a passagem de alguns e abrilhantando o caminho dos que vão permanecer na categoria para 2010.

  • 02/10/2009 19:45 Geovane Diniz Gonçalves

    É TUDO QUE QUERIA LER, EM ALGUM LUGAR ,OS PONTOS ESTÃO TODOS NOS IS, A MIRIM BRASILEIRA TEM UM GRANDE SERVIÇO A PRESTAR PARA O AUTOMOBILISMO MUNDIAL.A GARRA QUE SENTI E VI NESSES QUATRO ÚLTIMOS ANOS QUE MEU FILHO E SEUS AMIGOS TIVERAM NAS PISTAS PELA MIRIM E DE EMOCIONAR OS EXPERTS DO PLANETA TODO.ERNO,SHOW DE PILOTAGEM,OBRIGADO.

  • 02/10/2009 21:38 Wagner Reboreda

    É uma satisfação muito grande fazer parte desse time, um abraço a todos e boa sorte na bahia!!!Parabens ao kart Gaucho!!!

  • 02/10/2009 21:43 Claudia Guim

    Parabéns Erno Drehmer e Kart Gaucho pela matéria!!!Fico muito orgulhosa e feliz em ver nossos pequenos fazendo história e conquistando respeito e atenção, pois nós pais bem sabemos a dedicação e esforço deles. Muito obrigada e sorte a todos!!!

  • 03/10/2009 09:01 Geovane Gonçalves

    TENHO CERTEZA QUE OS NOMES DE MIRINS APRESENTADOS NESTA IMPORTANTE MATÉRIA FOI PARA MOSTRAR O ENORME DESENVOLVIMENTO ALCANÇADO PELA CATEGORIA, TODOS QUE PARTICIPARAM ESTÃO AQUI REPRESENTADOS,SÃO MUITOS ,E COM GRANDE DESTAQUE ,A EXEMPLO DE PEDRO CARDOSO,CAMPEÃO DO GP BRASIL 2008 e DO GP RBC,JORGE ABRÃO,FERNANDO MATTOS,GABRIEL DINIZ E MUITOS OUTROS GRANDES PILOTOS QUE FIZERAM DA MIRIM UM VERDADEIRO SHOW DE APRENDIZADO E EVOLUÇÃO,TODOS OS NOMES QUE PASSARAM PELA MIRIM SÃO VERDADEIROS DESBRAVADORES COM GRANDE ÊXITO,PODEM TER CERTEZA .

  • 03/10/2009 21:14 Glaucio Uchoa

    fico feliz pela oportunidade que foi dado ao meu filho em fazer parte deste seleto time. Boa sorte a todos na Copa Brasil !!!

  • 04/10/2009 21:43 Sergio Moraes Cardoso

    Erno,Infelizmente você esqueceu citar Pedro Cardoso, que em 2008 venceu o GP Brasil e o GP RBC e em seu primeiro ano já demonstrou competencia sendo classificado em 2 no Brasileiro em Goiania, posteriormente penalizado e aguardando o resultado de seu recurso para que sendo feita justiça seja novamente o vice-campeão 2009 da categoria Cadete.Atenciosamente,

  • 05/10/2009 09:26 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    Sérgio.Mil perdões, já está retificado.São tantos os nomes importantes como o do Pedro que eu sabia que no final acabaria cometendo uma injustiça. Quando se cita nomes, isso sempre acaba acontecendo.Um grande abraço e continue contando sempre com o Kart Gaúcho.Erno