Um motor travado acabou com o sonho do tocantinense Felipe Fraga (Governo do Estado do Tocantins) de conquistar seu primeiro título da Copa Brasil de Kart, o segundo evento mais importante do kartismo brasileiro. Pela segunda vez consecutiva, Felipe buscava a “Tríplice Coroa” do kartismo brasileiro, composta pela própria Copa Brasil, pelo Brasileiro e pelo Sul-Brasileiro.
Depois de um início tímido no primeiro dia de treinos, quando a Quake 2, sua equipe, priorizou o acerto do chassi, o atual Campeão Brasileiro da Júnior Menor começou a aparecer com destaque no segundo dia. Com um segundo e um primeiro lugar nos dois treinos do dia, Fraga mostrava que estava na briga pelo título, situação que se confirmaria na tomada de tempos, quando conquistou a pole position.
“Não me preocupei com o primeiro dia, porque sabia que estávamos ‘passando’ equipamento. Eu sabia que estaria competitivo daí em diante e isto se confirmou na tomada”, contou o tocantinense.
Na primeira bateria, disputada com pista molhada até sua metade, Fraga manteve a liderança na largada e disparou na frente. A pista, porém, foi secando e os adversários foram chegando. Não demorou muito e Fraga acabou sendo superado por alguns adversários, perdendo assim diversas posições. Felipe Fraga não desanimou e ainda obteve uma recuperação parcial, terminando a prova em terceiro lugar e, principalmente, mantendo-se vivo na disputa.
No dia seguinte, Felipe Fraga tratou de descontar o prejuízo logo na largada, superando dois adversários e já na primeira volta passava pela cronometragem na liderança da prova. Repetindo a primeira bateria, Fraga já abria boa vantagem, parecendo rumar para o título. Porém, na abertura da 9ª volta, teve seu motor travado e abandonou a disputa.
“Só posso dizer que foi uma pena, pois eu estava liderando e abrindo. O título era praticamente certo, mas fazer o que? Automobilismo é assim mesmo. Serve como motivação para tentar o título no próximo ano, já que é uma conquista ainda inédita na minha carreira”, consola-se o representante do Governo do Estado do Tocantins, que já venceu por duas vezes o Campeonato Brasileiro e o Sul-Brasileiro e é considerado uma das grandes promessas do atual kartismo nacional.
Ao fim das duas baterias, Felipe Fraga finalizou a 8ª edição da Copa Brasil de Kart em 6º lugar. O campeão foi o paulista Bruno Bonifácio.
Confira os seis primeiros colocados na Júnior Menor:
1 Bruno Bonifácio (SP) – 19
2 Jean Aguiar (SP) – 14
3 Eduardo Banzoli Filho (SP) – 14
4 Carlos Almeida (SP) – 13
5 Jonathan Louis (PR) – 9
6 Felipe Fraga (TO) – 8