Se pudéssemos comparar o kart com a vida, será que encontraríamos semelhanças?
Quem não pensou em ser piloto um dia? Na vida temos sonhos, e sempre há aqueles que não concordam, ignoram, torcem para que dê errado, ou aqueles que apóiam.
Quem nunca acelerou onde não devia, colocando em risco pessoas que ama? Na pista não só pode como se deve acelerar, sim!
Estranho reclamar de preços, de monopólios, de cartolagens, politicagem, decisões difusas? Não. Estranho seria se nada disso ocorresse em nosso país, mas não venham dizer que é apenas no kart! E mesmo assim o amamos e prestigiamos.
E quem nunca precisou trabalhar / estudar em equipe, e perceber que às vezes quem precisa enfrentar os desafios e tomar decisões é você, apenas você, como "Marvin"...? Quando os equipamentos ou as decisões não funcionam, apenas o piloto pode resolver, e isso não se delega!
Sorte? Dizem que é o encontro do talento com a oportunidade. Azar? Talvez por outras questões, como momento psicológico, baixa auto-estima, falta de fé... "Non creo, pero que las hai, las hai!", já se dizia sobre as bruxas soltas...
E em projetos / trabalhos que você tem plena consciência que fez um bom papel, aprendeu, mas num próximo se sente apenas um iniciante? É o caso das mudanças de categorias, equipes, traçados, regulamentos.
Só não se pode esperar pra comemorar um grande dia apenas por saber que o outro pode ser pior! Se assim for, nunca há o que se comemorar. Há pessoas que não gostam do jogo pelo medo de perder. É porque não sabem como é bom ganhar! Ou sabem, mas o medo os impede. Só entrar pra ganhar é covardia!
Também não se pode esquecer da humildade em saber que nada se ganha sozinho, todos temos equipes, família, além de uma força maior para superar obstáculos. Amigos, o kart não é parecido com a vida, ele é a própria vida!
Quem acompanhou minhas últimas temporadas no kart paulista e brasileiro, ainda na categoria Novatos, talvez entenda o que estou sentindo. Mas novatos, todos somos.
Boa caminhada e aprendizado a todos, sempre! Um abraço do novo Campeão da Copa Brasil de Kart Sênior B, apenas mais um "novato" que avança para a Sênior A...
Carlos Regis Escarlate, outubro de 2006.