A 13ª Copa Brasil de Kart, competição que acontece entre os dias 9 e 15 de outubro no Kartódromo de Imperatriz (MA), vai receber no ápice do evento - a prova principal - na manhã de sábado (15) a transmissão oficial para todo o Maranhão pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado.
A informação foi repassada na manhã da última terça-feira (6) por Alan Neto, diretor executivo da TV Mirante em Imperatriz, que se encontrava em reunião em São Luís com a cúpula da afiliada para acertar os últimos detalhes. A reportagem constata que dado a proximidade com Imperatriz, é bem provável que alguns municípios do sul do Pará e norte do Tocantins também possam acompanhar a prova pela telinha.
Com essa transmissão, a Copa Brasil, que já colocava Imperatriz no foco do automobilismo nacional, acrescenta muito mais ao evento e reforça a efervescência econômica que a competição representa para o município. A Copa, que é coordenada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), estima receber em torno de 100 pilotos e reunir mais de 400 pessoas oriundas do Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Segundo Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), o cronograma de organização do evento caminha dentro do previsto. "Já completamos o repavimentação do nosso kartódromo e no próximo dia 6 completa-se o período de cura do asfalto e nos dias 7, 8 e 9 a pista estará liberada para treinos. Reservamos também dois dias de treinos livres para os competidores que participarem da Copa Brasil, às vésperas do início das atividades oficiais, que começam em 11 de outubro", diz o dirigente.
Para a realização da Copa do Brasil de Kart em Imperatriz, uma das principais exigências da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) foi uma nova camada asfáltica da pista, de acordo com os grandes centros do automobilismo nacional. Atendendo a solicitação, a FAEM (Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão) junto ao deputado estadual Léo Cunha e ao governo do estado do Maranhão efetivaram o intento há mais ou menos 20 dias, mas somente no feriado de 7 de setembro a pista foi liberada para treinos, servindo também para que pilotos possam se adaptar ao novo piso.
Obras continuam dia e noite – Além do novo asfalto, que passa pelo natural processo de “cura”, as novidades e adaptações do Kartódromo imperatrizense continuam em ritmo acelerado. Dia e noite as obras não param e várias frentes de trabalho na infraestrutura estão sendo realizadas para melhor atender os participantes.
Em particular, equipes executam reforma dos seus próprios boxers. Além disso, a estrutura que contempla a Copa Brasil em outubro recebe atenção especial, desde a sala de imprensa, dos comissários técnicos e desportivos, assim como também o atendimento clinico no ambulatório médico e o parque de abastecimento.
Para Imperatriz, a segunda cidade maior do estado do Maranhão, a realização da Copa Brasil é um feito que há muito tempo foi semeado (a cidade já recebeu onze seletivas Petrobras) e que no período de 9 a 15 de outubro insere-a em definitivo no mapa do automobilismo nacional. Como exemplo, cerca de 10 pilotos de outros estados aproveitaram o recente feriado para estudar e conhecer melhor o traçado. Além disso, no último final de semana o Kartódromo recebeu a XII Copa Integrada, uma competição local que abrange a categoria F4, mas serve de aquecimento para outubro e cria toda a expectativa que um evento de tal envergadura desperta em todos, desde a imprensa nacional, pilotos, equipes, parceiros e empresas envolvidas.