O jovem piloto João Victor Coqueiro (BB Seguro Auto / MotorBiz), que faz sua primeira temporada na categoria Cadete, participou da 12ª Copa Brasil de Kart, realizada em Palmas, capital do estado de Tocantins, entre os dias 13 e 16 deste mês.
Coqueiro disputou o certame com alguns dos maiores nomes do país na modalidade, muitos deles com grande experiência na categoria. Mesmo assim, esteve sempre entre os mais rápidos nos treinos livres que antecederam as provas.
Entretanto, a sorte não esteve ao lado do pequeno Coqueiro na competição, o que exigiu ainda mais do piloto. Sem conseguir fazer a tomada de tempos em função de um acidente na saída dos boxes, foi para a primeira bateria largando da 19ª e última posição no grid. Com grande empenho e excelente pilotagem, ganhou 10 posições e completou a prova em nono.
Na prova final, partindo do nono posto, Coqueiro estava determinado a brigar por um lugar no pódio, mas logo na primeira curva não conseguiu desviar de um acidente que envolveu vários karts, bateu e caiu para a penúltima colocação.
João Victor voltou para a corrida e fez uma grande recuperação. Já havia ultrapassado 13 adversários quando, em função do forte calor – mecânicos mediram, com equipamentos profissionais, cerca de 65° na pista – o pequeno piloto sentiu-se mal e começou a perder rendimento, sendo ultrapassado por vários competidores. Na volta final, o mal-estar piorou e o brasiliense desmaiou, com o kart ainda em movimento, chocando-se contra uma barreira de pneus. “Ficou tudo preto de repente, não vi mais nada”, disse o pequeno João Victor.
Sem completar a prova, a colocação final de Coqueiro no certame não foi boa, mas a sua atuação nas duas baterias foi notada por todos os que acompanharam as corridas, gerando elogios até de adversários de pista. “É muito bom ter esse reconhecimento, realmente o João Victor andou muito bem aqui em Palmas. Embora o resultado não tenha mostrado isso, sabemos do potencial dele. Ele é jovem e tem muito tempo para mostrar seu valor e ganhar competições importantes”, disse o pai e preparador do brasiliense, João Coqueiro.
João Victor Coqueiro pretende disputar a prova da categoria Cadete realizada de forma preliminar nas 500 Milhas da Granja Viana, uma das competições mais tradicionais e com maior destaque no kartismo nacional. “Além de disputar a prova, quero conhecer de perto alguns dos meus ídolos, como o Rubinho Barrichello, Felipe Massa, Christian Fittipaldi e tantos outros”, entusiasmou-se Coqueirinho.