Disputada neste fim de semana (10 e 11/10) no Kartódromo Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA), a Copa Brasil de Kart pela primeira vez coloca em disputa algo a mais do que os troféus de campeão. Principal competição de nível nacional da modalidade, ao lado do Campeonato Brasileiro, a Copa está definindo também seis jovens brasileiros que terão direito a disputar o Red White Sangari International Kart Grand Prix, que acontece no Sepang International Karting Circuit, na Malásia, de 20 a 22 de novembro. A premiação será oferecida pelo Grupo Sangari, multinacional da área da educação, que está presente em 16 países e tem se destacado no Brasil por projetos inovadores elaborados com a participação de especialistas de diversas áreas do ensino. O acordo foi assinado entre a Reunion Sports, representante da Sangari Brasil, e a Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Os garotos que já carimbaram o passaporte são o campeão da categoria Cadete, Giuliano Raucci (9 anos); o vencedor da Júnior, Victor Franzoni (14), e o vice-campeão da Júnior Menor, Leo Gimenes (11), que ficou com a vaga por que Yago Cesário, campeão da categoria, não poderá viajar para a Ásia. Os três são paulistas. O quarto felizardo é Rafael Suzuki, de 22 anos, também de São Paulo. Ele ficou com a vaga destinada ao piloto especialmente convidado pelos promotores do prêmio para ir à Malásia.
O anúncio da premiação, feito na última quinta-feira, transformou a Copa do Brasil em uma competição ainda mais importante para a gurizada. Além de virar o assunto do fim de semana entre os candidatos, a notícia também se refletiu nas disputas verificadas na pista. O destaque ficou para a briga na categoria na categoria Cadete, que reúne trinta jovens entre 8 e 11 anos de idade. Pela primeira vez na história do kartismo brasileiro, segundo os especialistas presentes, a cronometragem registrou a chegada dos dois primeiros colocados em uma das três baterias sem diferença de tempo – ou seja, 0s000, em um empate técnico que levou a CBA a anunciar como vencedores o paulista Giuliano Raucci e o gaúcho Victor Matzenbacker. Raucci ainda venceria mais uma bateria, somando pontos suficientes para garantir o título de campeão da Copa do Brasil – e para colocar seu nome na passagem que levará o primeiro colocado da categoria para o International Kart Grand Prix.
Os dois nomes a serem apontados sairão das disputas das categorias Graduados A e Graduados B, as duas principais do torneio.
Sobre a Sangari Brasil – A Sangari Brasil foi fundada em 1997 pelo físico Ben Sangari com o propósito de desenvolver soluções inovadoras na educação em ciências no ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. A empresa integra o Grupo Sangari, fundado na Inglaterra em 1965 com o objetivo de aprimorar o ensino e a pesquisa em ciências. Hoje, a Sangari está presente em 16 países e tem se destacado no Brasil por projetos inovadores elaborados com a participação de especialistas de diversas áreas do ensino.