Chegou ao fim neste sábado, dia 11, a 16ª edição da Copa Brasil. 137 pilotos de todas as regiões do país estiveram no Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara (GO), em busca de uma das principais conquistas do kartismo nacional. Diante de um calor escaldante, as dificuldades dos pilotos começavam com a superação das condições climáticas.
Rafael Câmara (Dolly | Sabiá Racing), uma das principais revelações da temporada na categoria Cadete, vivenciou uma competição de muito trabalho, estratégia e acima de tudo, determinação. As atividades tiveram seu início ainda na quarta-feira, com duas sessões de treinos livres. Já nestes momentos de testes, Câmara mostrou a que veio, liderando uma delas, mesmo sem nunca ter andado no traçado goiano.
Com calma e humildade o piloto e sua equipe traçaram uma estratégia para o campeonato que visava, principalmente, ficar todo o tempo entre os cinco primeiros colocados, tendo em vista que o único resultado válido na disputa pelo título seria, efetivamente, o da corrida final.
Assim, com um grande trabalho nos boxes e Rafael dando tudo de si na pista, ele garantiu a quarta posição no grid das corridas classificatórias com o tempo de 52s138. Nestas duas corridas, seguindo sempre as orientações da equipe, Câmara conseguiu se manter dentro do planejado e, assim, com apenas nove pontos perdidos, seguiu para a largada final com a terceira posição.
A decisiva corrida foi disputada na manhã de sábado. Diante de concorrentes muito competitivos, Rafael acabou sendo tocado na primeira curva e, com isso, caiu para a décima posição. Muito determinado o piloto não se abateu e deu início, então, a uma grande recuperação. Foram seguidas voltas muito rápidas, ganhando posições em cada uma delas até que, a três giros para o final, assumiu a liderança. Na última volta, porém, acabou sendo superado e caindo para o quinto lugar. Com a mesma garra de sempre, ele acreditou que poderia superar novamente seus concorrentes, seguiu ganhado posições até que, na última curva, quando assumiria o segundo lugar, acabou pegando parte de grama com a roda dianteira do seu kart, o que o projetou sobre um concorrente, fazendo com que os dois saíssem da pista e batessem na barreira de pneus.
"Tivemos uma semana exemplar aqui em Itumbiara. O Rafael se dedicou muito, traçamos um plano de lutar pelo título e tínhamos condições para isso. Nossa equipe sempre orientou nossos pilotos em buscar a vitória. Na última volta da final o Rafa não queria o terceiro lugar, ele queria mais e assim foi para cima em busca de mais uma posição. Infelizmente a pista acabou, ele foi para a grama e não conseguiu segurar o seu kart na pista. Ele foi grande, está de parabéns e tenho certeza que o que passamos aqui em Itumbiara nesta semana servirá de lição para ele por toda a vida", comentou Cláudio Dantas, o Sabiá, chefe da equipe.