O paulista Rafael Suzuki conquistou na manhã deste sábado, dia 15, o título da Copa Brasil de Kart na categoria Graduados. A competição foi disputada na cidade de Imperatriz, no Maranhão, e encerra uma fase de grandes conquistas na carreira do piloto. Com esse título, Suzuki se tornou campeão das duas maiores competições do kart brasileiro na temporada - ele já havia vencido o Campeonato Brasileiro, também pela categoria Graduados, no mês de julho em Belo Horizonte.
O título da Copa Brasil foi construído ao longo de uma semana de muito trabalho e calor no Maranhão. A pista foi aberta para treinos livres na segunda-feira e os treinos oficiais tiveram início na quarta. Terceiro no grid de largada, Rafael Suzuki somou um segundo lugar e uma vitória nas duas baterias do evento para conquistar a Copa Brasil. Uma disputa que teve como principais desafios o calor - que ultrapassou os 40° - e os segredos da pista maranhense.
"Foi uma semana de muito trabalho. Correr com tanto calor, além de um teste de resistência física, exige uma pilotagem com muito mais atenção. Quando o sol ficava encoberto, por exemplo, a pista ficava bem rápida. Mas quando o céu estava aberto e a temperatura do asfalto chegava à casa dos 60°, era bem mais difícil", comentou Suzuki, que conquistou o título da Copa Brasil com a mesma base que já tinha vencido o Brasileiro de Kart: chassis Thunder Racing e o trabalhos das equipes Sabiá Racing e RBC Preparações.
Segundo colocado na primeira corrida do final de semana - realizada na sexta-feira -, Suzuki sabia da importância da prova decisiva para ter chances de brigar pelo título.
"Na primeira prova o Gabriel Casagrande (vencedor) estava muito rápido. Eu tive que forçar o ritmo a prova toda para tentar me aproximar, cheguei a cometer dois pequenos erros, e terminei em segundo", lembrou. "Na Final eu sabia que tinha de largar na frente. Nessa pista em especial, é mais fácil abrir o caminho do que ficar atrás pegando a sujeira de outro kart. Tentar uma ultrapassagem aqui é bem arriscado, porque fora do traçado ideal a pista é muito, muito suja; e o risco de cometer um erro é maior", completou.
Dessa forma, Rafael assumiu a liderança logo na largada, enquanto o pole-position, Gabriel Casagrande, caía para a sexta posição. Se aproveitando da liderança e da dificuldade de ultrapassar no kartódromo de Imperatriz, Suzuki abriu mais de oito segundos de vantagem na frente e cruzou a linha de chegada em primeiro. Na classificação final das duas baterias, Rafael ficou com 20 pontos, quatro a mais que o vice-campeão, Jonathan Louis - segundo colocado na corrida deste sábado.
"Esse é um ano que vai, certamente, ficar guardado na memória. Vencer o Campeonato Brasileiro ou a Copa Brasil é o sonho de qualquer piloto que corre ou correu de kart no país; e poder vencer esses dois campeonatos no mesmo ano foi, sem dúvida, muito especial. Só tenho a agradecer todo o apoio que recebi e o trabalho da Sabiá Racing e da RBC Preparações", destacou o piloto, que segue trabalhando para dar continuidade à sua carreira no automobilismo no próximo ano - depois de passagens pela Fórmula 3 Alemã e Japonesa nas últimas temporadas.
Confira quem foram os 10 primeiros em cada prova da categoria Graduados na Copa Brasil e a classificação final do campeonato:
1ª corrida
1- Gabriel Casagrande (PR)
2- Rafael Suzuki (SP), a 2s082
3- Jonathan Louis (PR), a 4s091
4- Felipe Guimarães (DF), a 11s215
5- Yago Cesário (GO), a 13s038
6- Rodrigo Piquet (DF), a 26s711
7- Gustavo Lima (DF), a 31s143
8- Joaquim Junqueira (GO), a 33s724
9- Marcos Vieira (TO), a 38s055
10- João Vítor Ferreira (SP), a 49s692
2ª corrida
1- Rafael Suzuki (SP)
2- Jonathan Louis (PR), a 8s465
3- Yuri Cesário (GO), a 17s719
4- André Pedralli (PR), a 19s820
5- Yago Cesário (GO), a 20s431
6- Rodrigo Piquet (DF), a 31s895
7- Felipe Guimarães (DF), a 35s240
8- Paulo César Ferreira (MS), a 1 volta
9- João Vítor Ferreira (SP), a 1 volta
10- Christian Oliveira (DF), a 1 volta
Classificação final da categoria Graduados
Extra-oficial
1- Rafael Suzuki, 20 pontos
2- Jonathan Louis, 16
3- Gabriel Casagrande, 11
4- Felipe Guimarães, 11
5- Yago Cesário, 11