Ao contrário de ontem (11), quando o time conquistou três poles na 9ª edição da Copa Brasil de Kart, o dia de hoje (12) acabou de forma negativa para a equipe paulista Sabiá Racing.
O principal motivo para isto reside na categoria Cadete, onde seu piloto, Erik Gasparini, compete. Gasparini foi o autor da pole, mas logo na largada da primeira prova, disputada hoje, houve um incidente que a equipe, a princípio, julgou como uma atitude anti-desportiva por parte dos concorrentes. Gasparini saiu da pista e daí em diante, coube a ele fazer uma prova de recuperação para compensar o prejuízo. O piloto conseguiu recuperar 13 posições, recebendo a bandeirada em 13º lugar.
Ao final da bateria, o chefe da equipe entrou com uma reclamação desportiva para os Comissários Desportivos, que por sua vez solicitaram que o chefe da equipe providenciasse provas – imagens – que comprovassem a atitude anti-desportiva.“Eu fui atrás das imagens do incidente. Vi e revi várias vezes e fiquei convencido de que não aconteceu nada de anti-desportivo neste incidente. Optei por voltar aos Comissários e solicitar que eles arquivassem a reclamação que eu havia feito”, disse Sabiá.
Descontente com a atitude, Cláudio Gasparini, pai de Erik, reclamou de forma exacerbada da decisão de Sabiá, do Comissários, da Direção de Prova e de tudo o mais possível.”O pai do Erik entendeu o incidente todo de uma forma diferente e acusou a equipe de muitas coisas, que não aceitei e nunca aceitarei. Ofendeu a mim e a meus auxiliares, nos acusando de coisas graves”, contou Sabiá.
O incidente como um todo gerou uma decisão radical por parte do renomado chefe de equipe. “Informei ao Cláudio Gasparini que ele e não faria mais parte da Sabiá Racing. Sinto muito pelo Erik, que é um menino com quem convivemos durante muito tempo e aprendemos a gostar dele. Naturalmente quem administra a carreira dele é o pai e foram as atitudes do pai que não apoiamos. Minha equipe tem um nome a zelar e nunca compactuará com este tipo de atitude”, explica.
Além deste grave incidente interno, a Sabiá Racing enfrentou diversos problemas com seus pilotos. Fernando Croce, que largava na pole da categoria Super Sênior, teve seu motor travado ainda na primeira volta e abandonou.
Vitor Teiji também teve problemas técnicos em seu motor, quando estava na terceira posição na categoria Graduados A e João Horto, competindo na categoria B ficou – de certa forma – amarrado na largada. Ele ainda conseguiu boa recuperação e finalizou em quarto.
Fernando Gomes Croce, também pole em sua categoria, a Sênior B, teve problemas com a carburação de seu kart e finalizou em segundo. O irmão de Fernando, Daniel, fez uma boa prova na Sênior A e finalizou em quarto.
“Não foi um bom dia. Mas amanhã nos recuperaremos, com certeza”, finalizou Sabiá.