O piloto Vinícius Sammarone (Birel/ Allatere/ RBC) conquistou no último sábado (14), no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), o Vice-Campeonato da categoria Novatos da 8ª Copa Brasil de Kart.
O evento, que foi realizado desde a terça-feira, dia 10, contou com a participação de mais de 200 pilotos de todas as regiões do país que brigaram por este que é o segundo título mais importante do kartismo nacional.
Sammarone teve uma atuação muito boa desde o início da semana, com os treinamentos livres onde, das quatro sessões, o piloto liderou duas delas e, nas outras duas, ficou na segunda posição.
Com o equipamento bem acertado, o piloto então partiu confiante para a tomada de tempos, onde conquistou a pole-position. Porém, com o mesmo tempo, o baiano Alexandre Rosário completou a primeira fila e deixou a expectativa de uma emocionante corrida que estava por vir.
Na largada da primeira bateria, Rosário pulou na ponta e abriu certa vantagem, enquanto Sammarone caia para a quarta posição. Envolvido na disputa pela segunda e terceira posições com os pilotos João Horto, Marco Pereira e Guilherme Silva, Sammarone via Rosário abrir certa distância e ele, por sua vez, demorou cerca de 10 voltas para reassumir a segunda posição. Daí para frente Vinícius impôs um forte ritmo e vinha tirando cerca de três décimos por volta em relação a Rosário, mas não o suficiente para alcançar o adversário, que venceu a bateria com diferença pouco superior a dois segundos.
Sammarone sabia que, com este resultado, o campeonato ainda estava completamente aberto e, quem vencesse a segunda bateria seria o campeão. Na segunda prova então, Sammarone pulou na ponta e, Rosário caiu para a quarta posição. Porém, o representante da Allatere/ Birel/ RBC não conseguiu suportar a pressão do adversário e, na terceira volta, Rosário já assumiria a ponta novamente. Daí por diante Sammarone até tentou acompanhar o líder, mas com seu kart rendendo menos do que na primeira bateria, não conseguiu se aproximar. Na penúltima volta, como Sammarone sabia que o vice-campeonato já estava garantido, ainda permitiu que João Horto o ultrapassasse, chegando assim na terceira posição.
Na classificação final do Campeonato o título ficou com Alexandre Rosário com 22 pontos. Sammarone ficou com o Vice, com 17 e João Horto foi o terceiro colocado com 14 pontos.
“A Copa Brasil é um campeonato curto, onde qualquer erro pode custar o título. Na bateria de sábado andamos com motor Riomar Super III e éramos cerca de dois décimos mais rápido por volta. Mas, como perdi muito tempo com ultrapassagens e briga por posições intermediárias não consegui alcançar a vitória. Na segunda bateria, porém, trocamos o motor para o Parilla e aí, passamos a ter o rendimento igual ao do Rosário. Com isso, quando ele abriu distância, não consegui mais buscá-lo. O Vice-Campeonato foi muito importante e o Rosário mereceu o título”, analisou o piloto de 17 anos.
Sammarone descansa esta semana e, a partir da próxima terça-feira, já volta as pistas visando sua preparação para a nona etapa do Paulista, que acontece no dia 28, também em Aldeia da Serra.