A Biland teve uma corrida que pode ser dividida em duas partes. Na primeira João Gonçalves procurava se defender dos ataques de seus adversários, encabeçados por Fabiano Machado, que vinha em segundo.
Neste período, o mesmo acontecia com André Nicastro, na Sênior, que se defendia de Wagner Ebrahim.
A segunda parte começa quando havia sido percorrida pouco mais de metade da prova. João Gonçalves se posiciona por dentro para impedir que Fabiano Machado tente a ultrapassagem na freada do ponto mais lento do circuito. Neste momento João Cunha tenta passar os dois por fora e acontece um enrosco geral, que provocou mais tarde o abandono de Cunha e a perda de uma volta por parte de Gonçalves.
Com isto Alain Sisdeli assumiu a liderança da prova, que manteve até o final e que lhe deu o título na Graduados. Logo atrás de Sisdeli, Nicastro chegava e trazia Ebrahim, que tentou, mas não conseguiu passar Nicastro, que repete 2006 e conquista a Copa Brasil na Sênior.
Na Super Sênior Valdemiro Oliveira não teve problemas para garantir o título. Ele largou bem, manteve a posição, enquanto que Edison Silva abandonava quando faltavam 9 voltas.
A peculiaridade desta prova é a conquista do penta na Copa Brasil por André Nicastro. Ele já havia vencido em 2003 e 2005 na Graduados A e no ano passado na Sênior A e Biland Sênior. Agora cabe à Felipe Guimarães vencer na Graduados A - e torcer para Nicastro não vencer na Sênior A - para voltar a ser o recordista absoluto e único hexa da Copa Brasil.
Confira o resultado da bateria:
1) Alain Sisdeli (SP), 00:19:07.275
2) André Nicastro (S) (RJ), à .864
3) Wagner Ebrahim (S) (PR), à .975
4) Lucas Foresti (DF), à 6.111
5) Fabiano Machado (SP), à 8.432
6) Valdemiro Oliveira (SS) (BA), à 15.191
7) Franklin Maiolino (S) (BA), à 23.607
8) João Gonçalves (SP), à 1 volta
9) Edison Silva (SS) (SP), à 9 voltas
10) João Cunha (SP), à 16 voltas
Confira a pontuação final:
GRADUADOS
1 Alain Sisdeli (SP) – 18 pontos
2 João Gonçalves (SP) – 18
3 Fabiano Machado (SP) – 17
4 Lucas Foresti (DF) – 15
5 João Cunha (SP) – 8
SÊNIOR
1 André Nicastro (RJ) – 22 pontos
2 Wagner Ebrahim (PR) – 18
3 Franklin Maiolino (BA) – 16
SUPER SÊNIOR
1 Valdemiro Oliveira (BA) – 22 pontos
2 Edison Silva (SP) - 9