O mês de outubro de 2015 marcou o kartismo de Minas Gerais como sendo a data da primeira competição internacional da modalidade no estado. O Kartódromo RBC Racing, na região metropolitana mineira, recebeu quase 280 pilotos para as disputas do Campeonato Sul-Americano, em conjunto com a Copa Brasil.
Um dos pilotos "da casa" que se destacou desde os primeiros treinos foi o belorizontino Lucas Staico (Equipe Max Kart), da categoria Cadete. Em um ano em que acumulou expressivos resultados em sua carreira, inclusive a conquista do campeonato estadual, o piloto mostrou grande maturidade e aprendizado para, mesmo diante de concorrentes bem mais experientes, não se amedrontar e mostrar o seu potencial de forma indiscutível.
Lucas, diante da superioridade mostrada em todo o evento, fez o seu melhor. O garoto foi o pole-position, ganhou as duas classificatórias e, com quase 10 segundos de vantagem, a Final. Porém, para sua surpresa, na vistoria foi detectado um vazamento de ar no escapamento e, assim, o piloto foi desclassificado da corrida.
Indignados com o fato, representantes do piloto entraram com um recurso junto à CBA em busca de reaver o título. Em última instância do direito desportivo, o assunto foi julgado na última quinta-feira, dia 3 de março. De maneira unânime o resultado de pista foi mantido e o título de Staico homologado, confirmando assim o excelente trabalho desenvolvido naquele evento.
"Não temos nem o que dizer. A justiça, realmente, foi feita. O Lucas se preparou como poucos para aquele campeonato, fez tudo o que tinha que fazer. Ele liderou os treinos, foi o pole e ganhou as três corridas. A palavra que talvez melhor retrate este momento para nós é justiça. Estamos contentes porque foi confirmado nos tribunais o legítimo resultado da pista", comentou o engenheiro Ronaldo Staico, pai do piloto.
SEGUNDA VITÓRIA DE 2016 VEIO EM SÃO PAULO - A temporada das competições em 2016 já começou e Lucas, mais uma vez, mostra-se como um dos fortes nomes da categoria Cadete. Depois de vencer na abertura do Mineiro, com a equipe Max Kart, no último sábado (5), Lucas e a equipe paulista Sabiá Racing estiveram no Kartódromo Aldeia da Serra, na grande São Paulo, para as disputas da segunda rodada da Copa São Paulo Light.
Com um equipamento muito bem acertado, o piloto conseguiu se adaptar de forma perfeita ao traçado sorteado, muito técnico e seletivo. Staico fez um grande trabalho ao vencer a primeira bateria e, na segunda, sabendo exatamente da posição que precisaria para almejar o primeiro lugar na etapa, não se envolveu em confusões na pista, cruzou a linha de chegada na quarta posição e, pela soma dos resultados, comemorou a vitória geral da etapa.
"Estou muito contente pelos meus resultados em 2015, onde ganhei o Sul-Americano, a Copa Brasil e o Mineiro. Um título Internacional, um nacional e um estadual em meu primeiro ano de kart. Porém, fiquei mais feliz ainda em poder subir no lugar mais alto do pódio aqui em São Paulo, na terra dos ‘caras’. Espero que tenha sido a primeira de muitas vitórias", comentou o piloto de 11 anos.