publicidade
15/10/2012 10:40

Tradicional balanço e avaliação do Kart Motor está no ar. Concorda?

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



A Copa Brasil em Farroupilha foi mais um evento nacional em que o Kart Motor esteve presente, desta vez fazendo a cobertura – fraca, há que se admitir – e envolvido na organização do evento quando se fala em logística e estrutura oferecida aos pilotos e equipes. Por este envolvimento na organização, junto com membros do Farroupilha Kart Clube, é que a cobertura do Kart Motor foi fraca.

E, por se tratar de um evento nacional, em que esteve envolvido também na cobertura, é chegado o momento do tradicional balanço do Kart Motor, do positivo e do negativo. Mas, assim como na final do Sul-Brasileiro, muito deste balanço ficará a cargo dos internautas, que estão convidados a dar sua opinião, já que neste momento sou “suspeito”, por razões óbvias, nesta avaliação.

De qualquer forma, foi óbvio também que o evento foi muito mais positivo que negativo, com bom cumprimento dos horários, boa limpeza geral do kartódromo, banheiros limpos, boa organização de boxes, espaço para estacionar carros, vans e motorhome – sem custo aos participantes –, enfim, praticamente tudo funcionando da forma como deve funcionar.

Dentro da pista, decisões severas - outras nem tanto - por parte dos Comissários Desportivos, que geraram descontentamento de uns e cumprimentos de outros, mas que – de um modo geral –, pode-se afirmar que foram bem aplicadas.

Dois pontos negativos podem ser citados. O primeiro diz respeito à própria organização do evento e trata do Parque Fechado, menos rígido que no Sul-Brasileiro, quando houve mais controle das pessoas que entravam. Desta vez ele estava mais “povoado” por pessoas descredenciadas para estar lá dentro e, neste ponto, houve falhas no controle de quem entrava. O horário espremido para os aquecimentos também gerou problema, já que os treinos tinham apenas 7 minutos e isto fez com que as categorias se “empilhassem” dentro do Parque Fechado.

O segundo ponto negativo foi a decisão dos Comissários Desportivos determinando o sorteio de curvas e de escapes apenas a partir da tomada de tempos. A decisão deveria ter sido tomada muito antes, já para os treinos oficiais, e não naquele momento, já que as equipes trabalharam no acerto dos karts e depois chegou a mudança. Segundo o preparador Claudio Dantas, o Sabiá, a CBA deveria prever este sorteio desde o início do ano nos nacionais e não no meio do evento. “É como mudar o critério de desempate de pontos após a disputa das duas baterias, por exemplo. Ou seja, mudança radical. Uma mudança como esta desagradou a todos os preparadores envolvidos nas categorias Júnior Menor e Júnior”, diz o preparador, que se declara a favor do sorteio, mas desde que seja adotado desde o primeiro minuto do primeiro treino oficial.

No fechamento do evento, na hora do pódio, faltou a “cereja do bolo”, como declarou Rubens Gatti, presidente da CNK. E a cereja do bolo que faltou foi por um erro meu, por não ter cumprido o cerimonial para ocasiões como esta. Ao começar a entrega dos troféus, eu deveria ter aguardado a chegada das autoridades – Cleyton Pinteiro, presidente da CBA; Carlos Alberto, presidente da FGA; Djalma Neves, presidente da FAERJ, Pedro Sereno, presidente da FMA; por exemplo – e seguido o rito tradicional, começando pela entrega dos troféus de homenagem e declaração dos dirigentes. Depois, sim, entregar os troféus, alguns deles pelas mãos dos dirigentes, outros pelos escolhidos pelos próprios pilotos.

Bem, como no Sul-Brasileiro, o balanço é positivo, mas deixo para vocês, internautas, a tarefa de finalizá-lo, aproveitando o espaço destinado aos comentários para realmente fechar esta matéria, elogiando ou criticando.

  • 15/10/2012 11:42 Guildner

    Bom dia Erno,
    Parabéns a vcs. pela organização do evento e as pequenas falhas que ocorreram não diminuem o trabalho positivo de toda equipe organizadora.
    Quanto ao sorteio de escapes e curvas de motores a partir das tomadas de tempo não vejo nenhum problema!!! Será que existem escapes e curvas tão diferentes a ponto de alterar o rendimento dos motores??? E, principalmente nas categorias menores??? Acho que o procedimento foi correto e cuja finalidade somente foi a de evitar a utilização de curvas e escapamentos fora do "regulamento", aliás, matéria já veiculada no meio do kartismo.
    Abs.
    Guildner.

  • 15/10/2012 12:10 Heuro

    BOM DIA A TODOS PARTICIPANTES E ORGANIZADORES
    BEM , QUANTO A ORGANIZACAO MESMO COM ALGUMAS FALHAS PODE SE DIZER QUE ESTEVE PERFEITA E NAO COMPROMETEU O EVENTO, SO TENHO QUE DAR OS PARABENS A VCS...
    SO QUERO MANIFESTAR A TODOS NOS PILOTOS, QUE GASTAMOS TANTO O DINHEIRO, QUANTO A SEMANA PERDIDA, EM UM EVENTO DESSE PORTE QUE SE FACA UMA COPA, NOS MESMOS MOLDES DE UM BRASILEIRO. ONDE TENHAMOS A CHANCE DE SE RECUPERAR DE UMA QUEBRA , BATIDA ,OU MAU DESEMPENHO DA PRIMEIRA BATERIA, PRINCIPALMENTE PARA QUEM E DE FORA, E PEGA SITUACOES CLIMATICAS ADVERSAS....( SEM CHANCE )
    NA MINHA OPINIAO, O SISTEMA DO BRASILEIRO SERIA A MELHOR OPCAO (TANTO NA SEPARACAO DE CATEGORIAS EM CIDADES ) QUANTO O SISTEMA DE 4 BATERIAS .
    MUITAS CATEGORIAS EM UM EVENTO SO , GERA DESCONFORTO E TEMPO GASTO A TOA, PARA QUEM SE PROPOE A FICAR UMA SEMANA NESSE MATA, MATA...
    ABRACO A TODOS E
    DESCULPEM MAS E MINHA OPINIAO...
    HEURO

  • 15/10/2012 15:01 Fabrizio Petecof

    Olá Erno, foi um prazer estar em Farroupilha, seja pelo evento bem organizado ou pela boa infra de Hoteis da região.
    Acredito que houve sim muito respeito pelos presentes, demonstrado pelo esforço em atender bem em questão de banheiros, estacionamento grátis e restaurante/lanchonete, e também o pessoal da organização.
    Ponto Negativo - Decisões Técnicas e Desportivas no "Meio do Jogo", acho que tira credibilidade e confunde, além de algumas decisões questionáveis, como a incapacidade de vistoriar corretamente os escapes e curvas das categorias.
    Ponto Positivo - Além de tudo que disse acima, o PASTEL, que foi um dos grandes destaques da Copa Brasil, isso ninguém pode negar.
    Abs!
    Fabrizio Petecof

  • 15/10/2012 16:04 Albany

    Parabens aos organizadores,trabalharam incansavelmente para fazerem uma OTIMA (Copa Brasil) e com certeza nos gauchos vamos nos orgulhar em termos atendido bem Equipes pilotos e familiares,,estaremos sempre de bracos abertos e prontos para novos eventos. Gostaria muito que em outros campeonatos fossem com vistorias rigidas como foi em Farroupilha, assim com certeza vai aparecer o talento do piloto. Uma coisa que ficou a desejar foi os poucos treinos para as categorias, deveriam encerrar no domingo o mais acredito que tenha sido tudo certo, abraco e ate breve. (. Copa das Federacoes. )

  • 15/10/2012 18:10 Fabricio Barcelos

    Boa tarde Erno,
    Sem dúvidas temos que parabenizar o evento como um todo!
    Gostaria de ressaltar aqui a bela atitude dos comissários em fazer resorteio de motores todos os dias, atendendo o pedido de alguns preparadores e pais, além disso, ainda retirando do sorteio os 3 primeiros e os 3 últimos colocados, atitude esta que deveria ser adotada em todos os campeonatos. Todos sabemos que por mais que a fornecedora de motores queira é uma tarefa quase impossível termos motores exatamente iguais, sempre vai existir alguma entre os mesmos.
    Estão todos de parabéns!!!
    Forte abraço.
    Fabricio Barcelos

  • 15/10/2012 18:34 Dazeca

    nada contra nimguem mas tirar surdina homologada p/ categoria na competiçao sem 30 dias de cumunicado o que fazem entao aqueles que deveriam fiscalizar alguem pagou as surdinas eram homologadas (tinham surdinas de tamanho diferentes ) A MAIOR PIADA A CBA ARRECADA MAS NAO FISCALIZA o que e seu dever nao vi conferirem as medidas da curva ate o fim do escape entao p/ que serve o REGULAMENTO ANO QUE VEM CONTINUA C/ OS CARBURADORES AGORA NAO SERVE MAIS VOCES TEM QUE COMPRAR ESTES QUE ESTAO HOMOLOGADOS QUEM GANHA ? PILOTOS E EQUIPES SO GASTAM QUEM ARRECADA E FISCALIZA ?

  • 15/10/2012 22:00 Jefferson

    Ola Erno !!!
    100% a organização eu como primeiro campeonato de nivel nacional , estava bem perdido , mais fui super atendido por todos da CBA , os karts empilhados no parque fechado não é problema da organização e sim do espaço era muito pequeno , mais acho que não atrapalhou isso , as penalizações foram perfeitas e na hora da corrida , só acho que uma prova desse nivel tinha que ter um locutor para narrar a prova ... para dar emoção ao publico presente de grande numero !!!
    Abraços Erno !!!

  • 15/10/2012 22:15 Augusto Cezar Fontanella

    Boa Noite Erno!
    Quero parabenizar a você e toda organização do evento, como também ao pessoal do Kartódromo Cezar Francischini de Farroupilha, pelo grande trabalho que fizeram. Mesmo sendo participante não consegui perceber se houveram falhas. Só percebí acertos. Se houveram falhas foram impercebíveis. Estou muito satisfeito, Parabéns a todos.
    Guto Fontanella.

  • 16/10/2012 11:35 Evandro Grossi

    Erno
    Mais uma vez você mostra o seu profissionalismo irretocável tendo a grandeza e humildade em assumir até mesmo seus erros publicamente. São poucos os profissionais e a pessoas que tem esta coragem, pois a grande maioria jamais assumem os próprios erros, e pior ainda, sempre arruma um culpado ("bode espiatório") para transferir a culpa.
    Que DEUS continue lhe abençoando e mantendo este seu profissionalismo!
    Parabéns!!!
    Evandro

  • 17/10/2012 17:19 Hardy Kohl Junior

    Caro Erno,
    Foi nossa primeira participação em uma prova de nível nacional, ficamos muito satisfeitos e muito felizes por poder fazer parte disto.
    Fiquei surpreso pela organização, cumprimento de horários, limpeza, coisa que não se consegue as vezes em provas com 20 pilotos se conseguiu em uma prova com 200.
    De negativo, se é que assim podemos falar, foi o motivo do seu outro post, a CBA poderia ter uma assessoria de imprensa que trataria de divulgar o evento.
    Mas de modo geral, parabéns e esperamos estar presentes em outras provas nacionais.

  • 17/10/2012 19:01 Ivo José Scotti

    PARABÉNS A TODOS OS ENVOLDIDOS NESTE EVENTO EM ESPECIAL AO pessoal do Kartódromo Cezar Francischini de Farroupilha, pelo grande trabalho que fizeram.
    Fato negativo foi a cronometragem que não utilisou equipamentos para que as televisões que estavam nos motorhome tivessem a condição de ter uma imagem perfeita no canal 15, para acompanhar o que estava acontecendo na pista, treinos, tomadas de tempos e baterias.
    Erno, parabéns pela tua dedicação ao KART BRASILEIRO.