O kartista da cidade paulista de Mogi das Cruzes Maurício Junior (Kastrup/ Ari Racing) mostrou na prova de encerramento da VIII Copa Brasil de Kart, certame oficial da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo encerrado sábado (14/10) no Kartódromo Aldeia da Serra (SP), que compete com um coração de leão batendo em seu peito.
Em sua primeira temporada completa na modalidade que é a verdadeira escola do automobilismo e ponto de partida para todos os pilotos que almejam um cockpit da F1, Maurício Junior (Kastrup/ Ari Racing) já é apontado como um dos principais valores da categoria Cadete – para pilotos com idade entre 8 e 11 anos de idade – e, sempre, um dos favoritos às vitórias. Na edição 2006 da Copa Brasil de Kart, certame que teve vez entre os dias 10 e 14/10 no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, município integrante da Grande São Paulo, a escrita não foi diferente e Mauricio Junior foi um dos destaques na pista.
Na tomada de tempos classificatórios, que definiram as posições do grid de largada da Cadete, o piloto que defende as cores da equipe Ari Racing e da empresa Kastrup Embalagens teve problemas no ajuste de seu micromonoposto, conquistando apenas a 13ª posição na grelha, na sétima fila do partidor. Com uma largada fantástica, Mauricio em poucas voltas já assumia a liderança da corrida, para ser o primeiro a divisar a bandeira a quadros após encerradas as quinze voltas regulamentares.
Todavia, na vistoria técnica obrigatória, que sucede o final de cada corrida, foi constatado que as ferragens que suportam as carenagens plásticas de seu kart não eram homologadas pela CIK/FIA (Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo) e, embora em nada alterassem o desempenho do micromonoposto – que estava dentro dos pelo mínimo estabelecido em regulamento -, Mauricio Jr foi desclassificado por “irregularidade técnica”.
Como o resultado final da prova servia para determinar o alinhamento dos karts para a prova final do certame – 2ª bateria -, Mauricio Junior viu todo seu empenho cair por terra e teve de alinhar seu bólido na ultima posição do grid.
Como um leão, Mauricio Junior tratou de impor forte train de corrida realizando varias ultrapassagens a cada volta. Garra e determinação não faltaram ao pequeno kartista de Mogi das Cruzes, mas o tempo exíguo de corrida não lhe permitiu alcançar os “ponteiros” e Mauricio Junior completou a prova na 7ª colocação final, que lhe determinou a 9ª posição no certame.
“O resultado final, nem de longe, refletiu o trabalho do Mauricio e da equipe Ari Racing na Copa Brasil. Ele sempre foi muito rápido e com tempos competitivos, mas um resultado desfavorável em qualquer prova de um certame de ‘tiro curto’ com esse é fatal para o resultado final. A desclassificação afetou o Mauricio apenas nas chances do campeonato, por que garra e determinação não lhe faltaram em momento algum. O leão caiu de pé”, detalhou Mauricio Galinari, pai e grande incentivador do piloto.
Confira os 10 primeiros na pontuaçãol fina da categoria Cadete na VIII Copa Brasil de Kart:
1 Maurinho Custódio (SP), com 18 pontos
2 Adler Brietzke (SP), com 18 pontos
3 Erick Gasparini (SP), com 16 pontos
4 Tom Pavlak Filho (RN), com 14 pontos
5 Yago Cesário (GO), com 9 pontos
6 Yuri Cesário (GO), com 9 pontos
7 Matheus Rotta (SP), com 8 pontos
8 Samuel Morselli (PR), com 7 pontos
9 Maurício Junior (Kastrup/ Ari Racing) – SP -, com 4 pontos
10 Enio Galeano (ES), com 4 pontos