Teve início oficialmente na manhã desta terça-feira (27) a 2ª edição da Copa das Federações. A última competição nacional da temporada está sediada no Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. E o dia foi dedicado às atividades administrativas, sorteios de pneus, motores e lacração de equipamentos.
O primeiro objetivo da organização era o de superar o número de participantes na primeira edição, disputada no mês de março, no Espírito Santo. Com larga diferença este número já foi batido. Ao todo já confirmaram a inscrição na secretaria da prova 155 competidores, o que representa um acréscimo superior a 30% em relação à competição do início do ano.
A confirmação de inscritos pode ser feita até nesta quarta-feira, porém, quem o fizer corre o risco de perder as duas primeiras sessões de treinos. As atividades de preparação para as corridas serão iniciadas nesta quarta e os competidores terão cada um duas entradas de 20 minutos na pista para ajustarem seus karts e prepararem todo o equipamento para as tomadas de tempos, que serão disputadas na quinta-feira.
Do total de pilotos que passou nesta terça pelo controle administrativo mereceu grande destaque a categoria Cadete que contabilizou 27 inscritos. Depois, aparecem Júnior Menor, F4 e a Seletiva do Troféu Academia, com 16 pilotos em cada. Na sequência aparecem a Novatos, com 14; Mirim e Graduados, com 13; Júnior com 12; Sênior B, com 11; Super Sênior com 9 e, finalizando, Sênior A, com 8 pilotos.
"Estamos vivenciando um momento de grande crescimento no kartismo e a Copa das Federações é um bom exemplo de que, regionalmente, o esporte também está crescendo. Neste evento somente podem participar pilotos bem classificados em suas competições estaduais e, com isso, temos a certeza de que teremos competições de altíssimo nível neste final de semana", comentou Rafael Cançado, diretor do Kartódromo RBC Racing.