publicidade
02/12/2011 20:12

Copa das Federações será o primeiro nacional do ano. Competição será disputada no Espírito Santo

Fonte: CBA



A Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou hoje que a temporada brasileira de 2012 da modalidade será aberta oficialmente com a disputa da I Copa das Federações de Kart, entre os dias 6 e 10 de março, no Kartódromo Internacional da Serra, cidade próxima à capital capixaba.

O torneio será aberto para pilotos das nove categorias mais abrangentes do kartismo nacional e conta com o apoio de todos os fabricantes de karts, motores, pneus e equipamentos para a especialidade. Segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, o novo torneio marca a nova fase do esporte no País:

“A I Copa das Federações de Kart é a consolidação de um trabalho que iniciamos em 2009 e que tem como objetivo difundir a pratica oficial do kartismo em todo o País, cujo resultado pode ser medido pelo recordes de inscrições nos campeonatos brasileiros dos últimos três anos. A proposta deste torneio é incentivar os campeonatos regionais e estaduais e difundir a padronização do regulamento nacional em todo o País.”

Gatti recordou ainda que “como sua lista de inscritos é aberta apenas aos melhores pilotos de cada Estado podemos esperar disputas acirradas e um alto nível técnico.” A criação da Copa das Federações marca também a criação do terceiro certame nacional da temporada, ao lado do Campeonato Brasileiro (disputado em duas etapas no meio do ano) e a Copa Brasil (que acontece no segundo semestre). Segundo Gatti “isso permite que o kart ganhe proeminência em diferentes regiões do País”.

As categorias admitidas na I Copa das Federações de Kart são Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Sênior A, Sênior B, Graduados e F4. Escolhida como promotora da primeira edição no novo certame, a Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo consolida assim seu processo de filiação junto à CBA em grande estilo, como explica o presidente da entidade, Robson Duarte:

“É uma grande honra e um grande desafio para uma federação tão nova quanto a nossa. Será o nosso primeiro grande evento do ano, já que em setembro receberemos o Racing Festival no Circuito da Enseada, em Vitória. É a melhor maneira de prestigiar os esportistas locais e fazer o esporte a motor crescer no nosso Estado.”

O traçado mais longo do Kartódromo Internacional da Serra tem a extensão de 1.070 metros e um formato considerado de velocidade média alta, com cinco trechos de aceleração plena e apenas três freadas mais fortes. A cidade de Serra é localizada ao norte de Vitória e o kartódromo, usado regularmente pelos kartistas capixabas, fica no Km 4,5 da Avenida Manguinhos. Por conta do regulamento da I Copa Federação de Kart os pilotos classificados para disputar a prova não podem competir ou treinar no local a partir de hoje, imposição do presidente da CBA, Cleyton Pinteiro:

“A idéia dessa proibição é impedir que pilotos com mais recursos consigam vantagem treinando com antecedência no local da prova.”

Como a lista de inscritos da I Copa das Federações foca os pilotos locais, as federações reconhecidas pela CBA e secretarias estaduais e municipais de Esporte em seus respectivos Estados estão trabalhando para conseguir ajuda de transporte para os pilotos selecionados para o torneio, cujo regulamento desportivo e técnico já está disponível.

  • 05/12/2011 10:41 Carlos Tavares

    Acho engraçado essa copa das Confederações, não tem nada de diferente a Um Brasileiro ou Copa o Brasil.
    Vou dizer o que foi dito pelo próprio CLEYTOM em Pernambuco, que a Copa das Confederações ia ser toda Bancada pela CBA. O piloto não tiraria nada do Bolso para Correr ia ser como uma Festa do Kartismo no Brasil todo Bancado pela CBA. Agora a estoria ja mudou, os custo são o mesmo de Um Brasileiro, ou Copa.
    Agora eu entendi eles queriam fazer 3 Campeonatos Manipulados por eles onde a intenção era gerar mais e mais dinheiro para a CBA por que ela estava achando pouco. Mais todo mundo sabe que quem faz a Festa são os PILOTOS não a CBA que so Deveria FISCALIZAR é mão ficar de olho no dinheiro.

  • 06/12/2011 14:57 Bruno Imperial

    Como capixaba estou muito frustrado com a decisão. Esperávamos um BRASILEIRO e não a Copa das Federaçãos que, sem desmerecer o evento, restringe a participação a apenas os classificados. Assim, nós capixabas receremos o evento mas poucos poderão participar dele. Seria ótimo se a Copa das Federações viesse junto com o Brasileiro. Assim, o kartismo local teria um grande impulso. Ainda há tempo. Fica a sugestão.

  • 12/12/2011 21:18 Marcos Peli

    Concordo plenamente com o Carlos Tavares.
    A proposta inicial, pelomenos pelo que eu tinha entendido, era realmente fazer um torneio nos moldes do GP RBC. Aliás, fui um dos incentivadores em vários comentários realizados em diversas notícias pertinentes.
    Parece que todos os fabricantes continuam engajados, menos a própria Federação máxima do automobilismo.
    Como piloto classificado, confirmando-se o que estão veiculando a nível de valores, já vou praticamente deixando minha vaga a disposição.
    Abs
    Massa