A Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou hoje que a temporada brasileira de 2012 da modalidade será aberta oficialmente com a disputa da I Copa das Federações de Kart, entre os dias 6 e 10 de março, no Kartódromo Internacional da Serra, cidade próxima à capital capixaba.
O torneio será aberto para pilotos das nove categorias mais abrangentes do kartismo nacional e conta com o apoio de todos os fabricantes de karts, motores, pneus e equipamentos para a especialidade. Segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, o novo torneio marca a nova fase do esporte no País:
“A I Copa das Federações de Kart é a consolidação de um trabalho que iniciamos em 2009 e que tem como objetivo difundir a pratica oficial do kartismo em todo o País, cujo resultado pode ser medido pelo recordes de inscrições nos campeonatos brasileiros dos últimos três anos. A proposta deste torneio é incentivar os campeonatos regionais e estaduais e difundir a padronização do regulamento nacional em todo o País.”
Gatti recordou ainda que “como sua lista de inscritos é aberta apenas aos melhores pilotos de cada Estado podemos esperar disputas acirradas e um alto nível técnico.” A criação da Copa das Federações marca também a criação do terceiro certame nacional da temporada, ao lado do Campeonato Brasileiro (disputado em duas etapas no meio do ano) e a Copa Brasil (que acontece no segundo semestre). Segundo Gatti “isso permite que o kart ganhe proeminência em diferentes regiões do País”.
As categorias admitidas na I Copa das Federações de Kart são Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Sênior A, Sênior B, Graduados e F4. Escolhida como promotora da primeira edição no novo certame, a Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo consolida assim seu processo de filiação junto à CBA em grande estilo, como explica o presidente da entidade, Robson Duarte:
“É uma grande honra e um grande desafio para uma federação tão nova quanto a nossa. Será o nosso primeiro grande evento do ano, já que em setembro receberemos o Racing Festival no Circuito da Enseada, em Vitória. É a melhor maneira de prestigiar os esportistas locais e fazer o esporte a motor crescer no nosso Estado.”
O traçado mais longo do Kartódromo Internacional da Serra tem a extensão de 1.070 metros e um formato considerado de velocidade média alta, com cinco trechos de aceleração plena e apenas três freadas mais fortes. A cidade de Serra é localizada ao norte de Vitória e o kartódromo, usado regularmente pelos kartistas capixabas, fica no Km 4,5 da Avenida Manguinhos. Por conta do regulamento da I Copa Federação de Kart os pilotos classificados para disputar a prova não podem competir ou treinar no local a partir de hoje, imposição do presidente da CBA, Cleyton Pinteiro:
“A idéia dessa proibição é impedir que pilotos com mais recursos consigam vantagem treinando com antecedência no local da prova.”
Como a lista de inscritos da I Copa das Federações foca os pilotos locais, as federações reconhecidas pela CBA e secretarias estaduais e municipais de Esporte em seus respectivos Estados estão trabalhando para conseguir ajuda de transporte para os pilotos selecionados para o torneio, cujo regulamento desportivo e técnico já está disponível.