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23/12/2011 12:51

EXTRA: Copa das Federações deverá substituir Copa Brasil. Gatti esclarece premiação da 1ª edição

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Orlei Silva

Rubens Gatti


Em meio às notícias de encerramento da atual temporada, buscamos informações com a CBA a respeito da 1ª edição da Copa das Federações, que nos últimos dias têm gerado alguma polêmica quando o assunto é incentivo, custos e premiação, dentre outros temas.

Conversamos há instantes com Rubens Gatti, que buscou esclarecer alguns pontos importantes. “O objetivo da CBA ao criar a Copa das Federações não foi ter mais um campeonato nacional, e sim incentivar os campeonatos estaduais”, disse. “E já conseguimos verificar que está dando certo e que dará mais certo ainda nos próximos anos. Temos como plano substituir a Copa Brasil pela Copa das Federações no futuro”, revela.

Quanto aos motores, sim, os pilotos pagarão o aluguel, mas, segundo Gatti, a compensação virá através de premiação em dinheiro e em equipamento. Os três primeiros colocados em cada uma das nove categorias que estarão com seu título em disputa receberão R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. “Em cada uma destas categorias teremos um chassi como prêmio, que inicialmente deverá ser sorteado entre todos os pilotos de cada classe. Serão nove chassis, um para cada categoria”, esclarece.

Outra informação interessante é que estarão na pista as quatro marcas de motores homologados no Brasil: Iame, PPK, KTT e Vortex. “Teremos todas as marcas, mas cada categoria utilizará apenas uma. As categorias serão monomarca no que diz respeito aos motores”, conta Gatti.

Por fim, segundo Gatti, a CBA já enviou ofício a cada uma de suas federações, pedindo que sejam oficializados os representantes de cada Estado na competição.

  • 23/12/2011 15:47 Bruno Monte

    falta divulgar agora, a programaçao do evento, horarios,
    periodo das inscriçoes e valores!!

  • 24/12/2011 12:02 Heuro Tortato

    JA TA MELHORANDO !TENDO UM FUNDO DE CONVICCAO !
    SO FALTA A CATEGORIA SUPER SENIOR !

  • 24/12/2011 14:34 Marcos Peli

    Erno
    Se a copa das federações vai ou não substituir a copa Brasil, é o que menos importa, O que nos pilotos queremos saber do Gatti é o seguinte:
    1- O compromisso do governo do estado com a federação de PE para subsídio do custo de transporte de seus representanres, que foi divulgado em julho pelo Cleyton Pinteiro, está mantido ?
    2 - Ainda segundo esta mesma nota divulgada em julho, que informava a possibilidade das federações buscarem apoiadores e patrocínios para seus representantes, que outros benefícios foram conseguidos neste período com estes propósitos pelas demais federações ?
    3 - Como serão resolvidas as questões de "promoção" de categoria, uma vez que a copa das federações será realizada (pelo menos nesta primeira edição ) no ano calendário seguinte ao que serviu de "classificação" para a mesma ?
    Por hora são estas as dúvidas !
    Complementando que o fracasso da última copa Brasil se deveu única e exclusivamente aos custos inerentes para participação e deslocamento para a praça Maranhense. Não tivemos senior A (o Rodrigo Piquet teve que correr se graduados) , apenas dois Seniors B (sendo um maranhense) , apenas 2 SS (sendo um maranhense), e dos 17 F4, 15 eram maranhenses, então, endosso que o problema não se trata de promover a caça ao tesouro através da "nova copa Brasil" rebatizada de copa das federações, mas sim de se empenhar para a diminuição ou subsídio dos custos inerentes através de apoiadores, patrocinadores e mídia, do kartismo como um todo, a nível regional e nacional.
    Feliz Natal a todos
    Abs
    Marcos peli

  • 26/12/2011 11:30 Claufer

    Ainda existe a dúvida referente as categorias Ex : Se o Piloto é Campeão na Cadete mas correrá de Jr Menor em 2012 ele corre de Jr Menor ou Cadete ? O evento é somente em Março e a maioria dos Campeonatos já vão ter começado e o Piloto vai focar na categoria que foi promovido, existe o risco de não termos bons grids !

  • 26/12/2011 15:21 Marcos Peli

    Amigos , o que podemos esperar de uma entidade que não rspeita seu próprio Regulamento ?
    Está no RNK 2011:
    Artigo 6 , item VII letra A
    O piloto, quando da solicitação da cédula desportiva, deverá optar pela categoria em que irá
    participar no ano, sendo proibida a troca de categoria no decorrer do mesmo ano, ficando
    também expressamente proibida a sua participação em qualquer categoria que não seja a da
    sua cédula desportiva.
    Com relação a Copa Brasil 2011 , onde tivemos DUAS categorias com grid de DOIS PILOTOS (SB e SS) e uma com grid de 5 pilotos (Novatos):
    Artigo 11 , Parágrafo quarto ? Para o Campeonato Brasileiro e Copa Brasil será exigido um número
    mínimo de dez karts para a largada da primeira bateria e de seis karts para as demais. Se não
    houver número suficiente de karts para a continuação das baterias, valerão somente aquelas já
    realizadas. Nesse caso, serão desconsiderados os possíveis descartes previstos no
    Regulamento Particular, adendos, ou a critério dos Comissários Desportivos.
    Erno , continuamos aguardando respostas a respeito de quais incentivos foram obtidos pelas FAUS para subsídio dos custos de particiapção de seus representantes na copa das federações. Continuamos aguardando a respeito de como será resolvido o problema dos pilotos que foram promovidos de categoria em 2011 para a participação em 2012 na copa das Federações em categoria diferente de suas novas cédulas desportivas a serem emitidas em 2012.
    Erno , agradeceriamos se vc. nos trouxesse uma posição oficial a respeito destas dúvidas , já que o Gatti em sua nota informou apenas a respeito da intenção de Substituir a Copa Brasil NO FUTURO , e dos valores dos Premios , que todos nos sabemos , é melhor do que nada (ao menos demonstram a boa intenção por parte da CBA) , mas ainda são bem inferiores aos custos de participação.
    Abs.
    Marcos Peli

  • 02/01/2012 16:41 José Varella

    Prezados Senhores:
    Estamos a pouco mais de 60 dias da realização da 1.a Copa de kart das Federações, evento que se bem trabalhado certamente se tornará o maior do kartismo nacional, especialmente pela formatação de seu possível grid. Estivemos em São Paulo, na final do Campeonato Paulista, onde pudemos estar com os responsáveis pela recém criada ?Associação dos Chefes de Equipe e Preparadores de Kart? (não sei se esta correto o nome) e ?Comissão de Pilotos de Kart?, quando aproveitamos a oportunidade para discutir sobre a formatação da Copa das Federações. Abaixo alguns questionamentos e sugestões, em consenso entre os participantes, objetivando fomentar o evento:
    1 ? Porque não esta incluída a categoria Super Sênior?
    2 ? Período de inscrição muito curto, lembrando que muitos estarão de férias.
    3 ? A apresentação da cédula desportiva CBA ? 2.012 deveria ser estendida para a semana do evento, visto que muitos estarão de férias e não terão tempo hábil para tirar a nova carteira.
    4 ? Os pilotos classificados por uma determinada categoria que terão sua graduação por idade ou resultados vão competir por qual categoria? Consenso entre os participantes que deveria ser pela nova, visto que muitos trocam inclusive de equipamento e em especial a questão de motivação. Um PGK não gostaria de competir na PJK, um PJMK não consegue mais andar na PCK pelo tamanho e peso e assim sucessivamente.
    5 ? Como fica a questão de pilotos de um determinado estado que possuem carteira CBA por uma FAU de outro estado? Vão representar seu estado natal ou a FAU? E se quiserem migrar de FAU?
    6 ? O processo de fechamento dos grid terá que ser muito dinâmico em função das possibilidades de classificação pelos campeonatos regionais/estaduais e/ou pilotos que não venham a participar abrindo vaga para os classificados imediatamente posterior a sua desistência, alem de alguns se classificam por vários estaduais e regionais. A CNK deveria nomear um responsável pela formação do grid, com canal direto de comunicação com as FAUS, equipes e pilotos.
    7 ? Para fortalecer o grid e incentivar os pilotos da sede do evento, deveríamos abrir a classificação até o 4.o colocado de cada categoria do campeonato local.
    8 ? A motorização das categorias PMK ? PCK e F4 deveriam ser sorteados e as demais com motorização própria ( muitos já manifestaram não participar com motores sorteados). Assim estaríamos atendendo aos pilotos que reivindicam, as empresas que se encarregam das locações, bem como um grande numero de preparadores e chefes de equipe (que sabemos que fortalecem ou esvaziam os grid). Poderia ser avaliada a inclusão do sorteado para a PJMK e PJK, assim estaríamos dividindo literalmente o grid entre sorteados e motorização própria.
    9 ? Assim como na formatação do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, deveria ser aberta a realização de um Open a 30 dias do evento, mesmo que não se utilizando o circuito oficial da prova.
    Sendo o que se apresenta para o momento, nos colocamos a disposição para colaborar no que nos for possível para engrandecer o evento,
    Atenciosamente,
    Assepak ? Associação Espiritosantense de Pais e Pilotos de Kart
    José Roberto Varella ? Presidente.
    027-9981.1922