Sete pilotos representaram o Rio Grande do Sul na 1ª edição da Copa das Federações, disputada na última semana no Kartódromo de Serra, no Espírito Santo. A competição teve representantes de 19 Estados e um total de 127 pilotos na pista.
A delegação gaúcha, uma mescla entre pilotos já experientes em competições nacionais e outros em sua primeira saída do Estado, voltou com bons resultados, ainda que pelo menos três títulos pudessem ter sido conquistados, justamente pelos três pilotos mais experientes da delegação.
O melhor gaúcho foi o pelotense Gabriel Robe, vice-campeão na Júnior e candidato ao título. Robe foi o autor da pole e vencedor da segunda bateria. Bruno Bertoncello foi terceiro na Júnior Menor, depois de largar em último na segunda bateria e vencer. Também listado entre os experientes, Dudu Dieter foi protagonista na luta pelo título da Sênior A ao chegar em segundo na primeira bateria. Um abandono na segunda lhe tirou todas as chances de ser campeão e o representante de Novo Hamburgo ficou em 5º na classificação final.
Piloto de Passo Fundo, assim como Bertoncello, Arthur Vargas saiu-se bem em sua primeira competição nacional. Em um grid composto por 18 competidores de todo o Brasil Vargas finalizou com a 6ª posição. Lucas Girotto, outro estreante em nacionais, ficou com o 7º lugar na Graduados e Henrique Vieira foi destaque em uma das baterias da Mirim ao ocupar uma posição entre os cinco primeiros em boa parte da prova.
Por fim, Saulo Ramos Filho, que integrava a lista de estreantes na delegação gaúcha, competiu na Júnior e subiu no pódio logo em seu primeiro nacional. Saulo ficou com o 5º lugar na categoria e, além disso, também competiu na seletiva para a Copa das Américas, terminando em 6º.