O ano começou bem para João Vitor Ferreira (Biolab Farmacêutica/Sabiá Racing), com o título da categoria Novatos da primeira edição da Copa das Federações. A disputa aconteceu entre os dias 7 e 10 de março, no Kartódromo de Serra, no Espírito Santo, e reuniu campeões e vice-campeões de campeonatos estaduais e regionais. Apesar de ser paranaense, ele garantiu sua vaga após vencer o Campeonato Catarinense.
"Fiquei muito feliz por vencer esse campeonato após uma semana de muito trabalho. Achei bem legal a ideia e o formato desta competição. A participação dos campeões e vices deixou todas as categorias muito disputadas. A pista de Serra é fácil de se acostumar, e acredito que isso, e também o uso dos motores sorteados da RBC, tornaram o campeonato mais equilibrado. Então, tudo foi decidido nos detalhes", disse João Vitor. O piloto está em seu terceiro ano no kart, e, além da Copa das Federações, conquistou também os títulos da Copa Brasil e Catarinense, em 2011, todos na Novatos.
Após três sessões de treinos livres, João Vitor garantiu a pole position para a primeira bateria, disputada na sexta-feira. O piloto chegou a perder a liderança no início da prova, mas logo reassumiu para completar as 25 voltas com mais de três segundos de vantagem para o segundo colocado, Matheus Rouver (SE). Esse resultado garantiu novamente o primeiro lugar no grid para a segunda bateria, no sábado. Desta vez, o domínio foi ainda maior, e ele terminou a prova com sete segundos de vantagem sobre George Neto (PR).
Esse foi o último desafio de João Vitor na categoria Novatos. Nesta temporada, o piloto passa a competir na Graduados, e pretende disputar a Copa São Paulo Light, Campeonato Paulista, Brasileiro e Copa Brasil. Porém, haverá um concorrente especial na nova categoria. Seu irmão, Pedro Henrique Ferreira, também competirá na Graduados.
"Já corremos um contra o outro em três ou quatro corridas, e é algo bom e ruim. Podemos nos ajudar em algumas situações, mas, ao mesmo tempo, ele é um adversário como os outros e temos de saber lidar com isso", concluiu João Vitor Ferreira.
Resultado da primeira bateria:
1º - João Vitor Ferreira - 20:18.969
2º - Matheus Rouver - a 3.084
3º - Julio A. Wolff - a 3.509
Resultado da segunda bateria:
1º - João Vitor Ferreira - 20:16:210
2º - George C. Neto - a 7.543
3º - Carlos Resegue - a 7.798
Fonte: Caradec Cronometragem
Classificação final:
1º - João Vitor Ferreira (PR), com 22 pontos
2º - Carlos Resegue (ES), 15
3º - Matheus Rouver (SE), 15
4º - George Neto (PR), 13
5º - Júlio Wolff (MG), 12
6º - Christian C. R. Oliveira (DF), 8
7º - Márcio Alencar (TO), 7
8º - Daniel Monte (PE), 5
9º - Eduardo Mellara (SE), 5
10º - Rubem Barros (RJ), com 4 pontos