Em busca de seu segundo título nacional – o primeiro foi o Sul-Brasileiro –, o paranaense José Muggiati Neto, 10 anos, iniciou ontem a disputa da 3ª Copa das Federações de Kart. E, depois de um ótimo primeiro treino e de enfrentar problemas no segundo, ele obteve o 3º lugar no grid de largada da categoria Cadete, que tem 23 pilotos de todo o Brasil.
O primeiro treino, disputado na manhã desta quarta-feira, foi realizado com pista molhada e sob chuva. Muggiati, que tem como treinador o multicampeão André Nicastro, teve belo desempenho e encerrou a atividade na liderança, fato que não se repetiu no segundo treino, realizado na manhã de hoje no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), palco da competição.
“O motor, fornecido pelos organizadores em regime de sorteio, não funcionou tão bem como o de ontem neste treino de hoje pela manhã”, explica Irineu Rosa, da I R Competições, equipe de Muggiati, referindo-se ao mau resultado de seu piloto no treino desta quinta-feira, apenas um 10º lugar. “Optamos pela troca, uma decisão que se revelou acertada”, conclui.
José Muggiati Neto foi para a tomada de tempos no final desta manhã praticamente “no escuro”, uma vez que, mesmo trocando o motor durante o treino, pôde dar apenas uma volta com o novo propulsor. Novamente com um motor competitivo, o paranaense terminou a tomada de tempos em 3º, mas a troca forçada resultou na perda de duas posições e, assim, o piloto largará em 5º.
“Está tudo ótimo, recebemos um bom motor, até melhor que o primeiro, e o Zezinho está novamente competitivo”, resume o preparador Irineu Rosa. “Será uma batalha difícil, pois os melhores pilotos da Cadete estão na disputa, mas certamente nosso piloto lutará por mais um título”, finaliza.
A Copa das Federações será disputada até sábado (14) e para a disputa do título serão realizadas duas provas classificatórias e uma Final. O vencedor da Final, a última corrida da programação, será o campeão.