A participação do paulista Paulo Farias (Techspeed | MV Racing | Stop Aço) na 2ª Copa das Federações, disputada na última semana em Vespasiano (MG), foi marcada inicialmente por problemas e depois por satisfações pessoais. Campeão brasileiro em 2004 e 2011, Farias competiu pela categoria F4 e as provas foram disputadas no moderno Kartódromo RBC Racing.
O problema inicial foi encontrar o acerto ideal para o chassi Techspeed. “Tivemos três treinos de vinte minutos cada e neles conseguimos dar apenas 34 voltas”, lembra o piloto paulista. “Como não conhecíamos a pista e os treinos eram curtos, acabamos fazendo da tomada de tempos mais um treino para achar o acerto ideal”, conta Farias, que assim largaria da 12ª posição entre 18 concorrentes de todo o Brasil.
No treino de aquecimento para a primeira bateria a equipe MV Racing e Paulo Farias testaram um acerto diferente, quando finalmente o kart se mostrou bastante competitivo. Na primeira volta da corrida o piloto já conquistara cinco posições. “Sempre é complicado largar mais atrás no grid e o piloto tem que ser decidido, pois a prova é curta e é preciso recuperar posições”, ilustra Farias, que em uma das ultrapassagens foi tocado na roda do kart, o que entortou o eixo e provocou seu abandono.
Largando em 18º e último na segunda bateria, Paulo Farias fez um início de prova fantástico e já figurava em 7º na segunda volta, muito rápido. Porém, um novo toque em uma ultrapassagem danificou bastante seu kart e Farias, mais uma vez, foi obrigado a desistir da competição.
“É claro que está longe de ter sido ótimo, porque dois abandonos é muito ruim”, avalia Paulo Farias (Techspeed | MV Racing | Stop Aço). “Mas vivemos uma situação extremamente positiva, que foi acertar nosso equipamento em pouco tempo a ponto de brigar de igual para igual com os pilotos da casa. Com certeza na próxima vez que disputarmos alguma competição nessa pista estaremos prontos”, aposta.
O próximo compromisso de Paulo Farias será a disputa da tradicional festa de encerramento do kartismo brasileiro, a 500 Milhas, que pelo segundo ano será disputada no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). “Tenho muito que agradecer à minha equipe, em especial ao Marcelinho, chefe do time. Eu tenho muito orgulho dessa equipe e agora vamos para as 500 Milhas, onde, com certeza, seremos fortes. Conhecemos muito bem aquela pista e nosso time é bastante experiente”, finaliza Paulo Farias, referindo-se a Alexandre Camargo e Rodrigo Pacetta, seus parceiros na condução do kart.