Em sua segunda participação na Copa de Kart das Federações, o piloto Tick Saliba obteve o resultado mais importante de sua carreira ao finalizar a competição com o terceiro lugar – e com pódio – na categoria F4, uma das que mais pilotos reuniu. O evento foi disputado na última semana no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), e reuniu mais de 80 pilotos de todo o Brasil.
Utilizando um chassi da fabricante Birel, o modelo Bravar, Tick obteve uma significativa evolução em relação a sua primeira participação no evento, quando terminou em 13º. “O chassi estava excelente em todas as condições, principalmente na Final, quando a pista estava naturalmente mais emborrachada”, salientou Saliba.
Depois de fazer bons treinos para acerto de equipamento, Tick Saliba ficou com a quarta posição na tomada de tempos, bastante disputada e equilibrada. "Foi uma tomada de tempos ‘maluca’, pois a pista estava praticamente seca, com algumas poças d'água. A cada volta os tempos baixavam significativamente, e na última volta peguei uma poça d'água que me fez cruzar a linha de chegada pela grama. Mesmo assim, foi nessa volta que fizemos o quarto tempo, a 0,173 da pole-position", relembra o piloto, que representava o Estado do Paraná.
A competição foi dividida em duas classificatórias e uma Final e na primeira das três corridas Tick Saliba terminou em 8º em uma pista molhada utilizando pneus slick. “A chuva começou quando estávamos no pré-grid e a corrida aconteceu com esta condição. Larguei mal, caí para 8º e não consegui mais me recuperar”, conta o piloto.
Depois de frequentar por bastante tempo as primeiras posições, Tick Saliba finalizou a segunda classificatória em quinto lugar, o que lhe deu a 6ª posição no grid de largada para a grande Final, cujo vencedor seria declarado campeão.
Em uma corrida ‘selvagem’, como define o próprio piloto, Tick Saliba subiu para terceiro na largada, mas logo perdeu posições e caiu para sétimo. Em cinco voltas ele recuperava as posições perdidas e novamente assumia o 3º lugar, ‘virando’ mais rápido que os dois primeiros colocados.
Um toque de um concorrente, quando quase foi jogado fora da pista, fez com que Saliba caísse novamente, agora para a 8ª posição. Em busca de nova recuperação, ele chegou ao quinto posto, onde recebeu a bandeirada final. Na vistoria técnica de final de prova, dois concorrentes à sua frente foram desclassificados por irregularidade técnica, o que levou Tick Saliba ao pódio, em 3º lugar.
"Foi um grande aprendizado. Voltamos a andar no pelotão da frente, após tantos azares em 2015. Em conjunto com minha equipe formada por Allan, Diego e Flaviano Ramos, Rubens Bonin e meu Pai, Claudio Saliba, conseguimos acertar meu chassi Birel Bravar para todas as condições de pista", explica o piloto.
Analisando a sua participação na Copa de Kart das Federações como um todo, Tick Saliba reputa este terceiro lugar como o mais importante resultado de sua carreira. "Estou realmente muito feliz, muito mesmo. Porém, saio um pouco frustrado, pois aquele toque me fez perder contato com os líderes enquanto era terceiro, mais rápido que eles, mas faz parte. Estou de volta”, finaliza o piloto.