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25/10/2012 18:05

Pontuação no último dia de inscrições definirá pilotos de campeonatos inacabados. Regulamento no ar

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Depois da programação e da lista dos hotéis conveniados, a 2ª Copa das Federações teve hoje seu regulamento divulgado pela CBA. Da competição, marcada para 27 de novembro e 1º de dezembro em Vespasiano (MG), vão participar dez categorias: Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior B, Sênior A, Super Sênior e F4, cujas inscrições poderão ser feitas a partir de 1º novembro até o dia 20.

Conforme determina o regulamento, o traçado a ser utilizado será sorteado no dia 27 de novembro e 30 dias antes serão proibidos os treinos ou qualquer outra atividade com kart de competição no Kartódromo RBC Racing, sede da competição.

Vão participar da 2ª Copa das Federações apenas campeões e vices dos campeonatos estaduais supervisionados pelas federações de cada Estado, além dos que vierem dos interestaduais, como Sul-Brasileiro, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

Aqui aparece um critério interessante para que cada Estado tenha mais ou menos representantes: as federações que em 2011 tenham tido até 200 pilotos filiados à CBA indicarão um campeonato classificatório. Já as federações que tiveram de 200 a 500 podem indicar dois campeonatos e as federações com mais de 500 podem indicar três.

Outro dado importante e que já gerou questionamentos à redação do Kart Motor: caso o campeonato indicado pela federação ainda não esteja concluído, a classificação deste campeonato até o ultimo dia das inscrições será válida para a seleção dos pilotos indicados.

As inscrições já têm valor definido e custarão R$ 400,00 para a Mirim e Cadete e R$ 1.000,00 para as demais categorias e devem ser feitas na Federação onde o piloto se classificou. Será necessário ainda adquirir nove litros de combustível (Mirim e Cadete) e 27 litros as demais. O aluguel de motor custará R$ 470,00 (Mirim e Cadete), R$ 520,00 (F4), R$ 770,00 (Júnior Menor) e R$ 820,00 (Novatos, Sênior B, Super Sênior e Júnior). Por fim, é preciso adquirir três jogos de pneus na secretaria de prova, dois lisos e um “chuva”.

A Super Sênior ganhou uma cláusula especial e terá que ter pelo menos 12 inscritos, sob pena de seus pilotos serem alocados na Sênior A ou B.

A premiação, mais uma vez será grande em seu todo, e os campeões receberão R$ 5 mil, enquanto que o vice ganha R$ 3 mil e o terceiro colocado R$ 2 mil. A mesma premiação será oferecida às delegações que ficarem entre as três primeiras.

Acesse a seção Regulamentos e faça o download das regras da competição, bem como de sua programação.

  • 26/10/2012 11:23 Guildner Marcious Carvalho

    As categorias "Graduados" e "Sênior A" vão participar com motores próprios!!! Sênior B e Super Sênior vão pagar R$ 820,00 de locação!!! Porquê? Existe alguma discriminação em relação a esas categorias ou existem categorias que adquiriram estatus de "superiores" ?? É absurdo a locação de motores para uns, pois, os custos são onerados em R$ 820,00. Na minha opinião, os motores devem ser "próprios", dos pilotos. Quem quiser faça a locação, o que já acontece normalmente. Ademais, os motores quando são alugados junto aos preparadores já se mostraram mais rápidos que o da maioria dos pilotos. O mesmo não se pode falar dos motores que são levados ao sorteio, pois, os mesmos, além de serem inferiores podem variar de um para o outro de mais ou menos 3 a 6 décimos!!!
    A cláusula especial para a categoria super sênior é mais uma invenção perversa dos organizadores. Porquê um mínimo de 12 quando o Regulamento Nacional fala em mínimo de 06 ???
    Na minha opinião não se pode tolerar no meio do Kart o aparecimento de categorias especiais. Qual a justifiativa? É simplesmente deplorável tal situação.
    Abs.
    Guildner.

  • 26/10/2012 11:53 Guildner

    Complementação:
    Na última etapa do Campeonato Mineiro de Kart, realizada em outubro/2012, sob a ótica de motores sorteados, a título de esclarecimento, alguns pilotos da categoria super master (Sênior A, Sênior B e Super Sênior) chegaram a trocar o motor sorteado em 03 (treis)vezes, durante um treino de 40 minutos, realizado na véspera das baterias, ou seja , na sexta -feira. E mais: Os pilotos que trocaram esses motores fizeram a pole position no sábado. Como se pode constatar os motores sorteados são bastante diferentes entre sí.
    Em relação ao sorteio dos motores:
    Serão sorteados e lacrados 01 ou 02 motores para as categorias que utilizam motores sorteados? É que as categorias especiais " Graduados e Sênior A" podem lacrar até 02 motores!!! Não é justo!!!