O piloto potiguar Victor Uchôa participa neste sábado da grande final da Copa das Federações na cidade de Vespasiano (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O kartista ganhou o direito de participar dessa prova ao conquistar o título do Campeonato Nordestino da modalidade.
Uchôa está em Minas Gerais desde a quarta-feira, quando foram iniciados os treinos no local da competição. Durante os trabalhos ele já teve que se adaptar a uma mudança de motor, assim como se preparara para um clima de chuva e se deparou com tempo limpo e altas temperaturas.
Apesar disso, ele vem se adaptando bem ao circuito e se superando a cada etapa dessa competição nacional. Por isso, alimenta a esperança de conquistar um pódio nesta prova.
“A concorrência é muito forte. Estão os melhores de todas as regiões do Brasil. Então, será uma prova realmente muito disputada e complicada. A decisão será nos detalhes”, comentou Victor Uchôa, que representa o Rio Grande do Norte ao lado de Guilherme Barreto, que completa 11 anos neste sábado (30) e está motivado para fazer uma boa prova no dia do aniversário dele, assim como tem feitos bons treinos.
Para trazer energias positivas, Victor Uchôa contará com uma presença ilustre na torcida: o seu ídolo Wallyson, ex-ABC e atual jogador do Cruzeiro, que promete estar na arquibancada neste sábado. “É uma força a mais ter o meu ídolo na torcida. Wallyson é um campeão, já foi artilheiro da Libertadores e, por isso, só vai passar energia positiva. Hoje, ele vai torcer por mim e na Copa do Mundo de 2014 eu irei torcer por ele, se Deus quiser”, retribui o piloto.
A prova marca o fim da temporada do kartista potiguar, que fecha o ano com apenas três provas disputadas. Apesar disso, os resultados até agora foram excelentes, com um segundo lugar no Campeonato Brasileiro e o título no Campeonato Nordestino. Esse sucesso resultou ainda no acerto de algumas parcerias importantes, para que a temporada 2013 seja preenchida com mais competições. Além da Faculdade dos Guararapes, que o apoiou durante todo o ano de 2012, Victor ainda conseguiu os patrocínios da Livraria Câmara Cascudo, RN Vida, Unimed Natal e Potigás.
A corrida em Minas Gerais encerra também o ciclo do kartista em motores quatro tempos, que são utilizados nos primeiros anos de kartismo. A partir do próximo ano, ele irá competir apenas com motores dois tempos, como já acontece na Europa. Enquanto os motores quatro tempos atingem, no máximo, 90km/h, os dois tempos chegam a 110km/h.
“É o fim de um ciclo de seis anos. Já bate um pouco de saudade, ao saber que essa é a última corrida com motor quatro tempos. Ao mesmo tempo, vem uma sensação de responsabilidade, pois acabam os anos de preparação. Agora, o nível de competitividade só tende a crescer”, comentou Victor Uchôa.
E, por saber que a próxima temporada será bastante diferente, a equipe de Victor Uchôa já prepara um evento especial para o lançamento do projeto de 2013. O evento, denominado Velosamba, acontecerá no dia 15 de dezembro e terá as atrações de Mesa Doze e Tá no Dom. O local será a Sael BMW Mini.
O Velosamba ainda terá dois convidados especiais, a apresentadora do Globo Esporte Cris Dias e o ator Thiago Rodrigues, o Zenon da novela Guerra dos Sexos.
“Será um dia muito especial na carreira de Victor Uchôa. Estamos preparando um evento para marcar e mostrar o profissionalismo do nosso trabalho. É a primeira edição de um evento que nasce para mostrar o melhor da velocidade e do samba no Rio Grande do Norte”, declarou Gláucio Uchôa, pai e empresário do piloto.