Em uma semana agitada e de sol forte, o Kartódromo RBC Racing foi sede da 2ª Copa das Federações, realizada entre os dias 27 de novembro ao dia 1º de dezembro. E o capixaba Yuri Pinafo fez parte dos 164 pilotos que marcaram presença na última competição nacional do kartismo brasileiro em 2012.
Após o vice-campeonato capixaba na Sprinter, Yuri teve um grande desafio em sua carreira durante a ultima semana, após ter seu primeiro contato com o Kartódromo de Vespasiano. Se tratando de um novo desafio, o piloto ressaltou ter tido muita dificuldade em sua adaptação ao circuito mineiro. “Tivemos alguns problemas durante os treinos e não consegui ter uma boa adaptação à pista, mas pude contar com um equipamento bem acertado para a classificação, quando consegui a quarta posição no grid”, lembra Yuri.
Aplicando um ritmo forte nas provas, o piloto do kart nº 101 conseguiu finalizar as duas provas com resultados positivos: quarto na primeira prova e quinto na segunda. “Larguei as duas provas no lado sujo da pista, e este traçado de Vespasiano é traiçoeiro para quem larga por fora. Mas consegui recuperar as posições perdidas, finalizando as duas com bons resultados. Mesmo com todos os obstáculos, tive um desempenho ótimo para minha primeira participação na competição”, avaliou Yuri, que terminou em 4º na Novatos.
Novos rumos no próximo ano – Se preparando para iniciar no automobilismo nacional, Yuri terá no final do mês seu primeiro compromisso fora do kartismo. Ele fará seus primeiros treinos com um carro de Fórmula 3 em Interlagos. “Será uma grande experiência. No dia 21 terei meu primeiro contato com um carro da Fórmula 3, da equipe Comtec Motorsport. Espero me adaptar ao máximo ao carro, pois vou ter meu primeiro desafio na categoria na edição de 2013 do F3 Open Brazil, em janeiro em Interlagos”, finaliza.