O próximo final de semana marcará o início de uma das mais importantes fases da carreira do piloto gaúcho Christian Castro. No Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), Castro dará início a sua participação na Copa Montana, evento que integra a “família Stock Car”.
Christian competirá pela equipe Mottin Racing, comandada pelo preparador e piloto Luciano Mottin, e tem três objetivos previamente estabelecidos para sua estreia na Copa Montana: boa colocação no grid de largada, terminar a corrida e marcar pontos. “Vai ser um ano muito difícil, competitivo e de muito aprendizado”, aponta Christian Castro, dono de três vitórias consecutivas na tradicional 12 Horas de Tarumã.
A preparação de Christian para a tão aguardada estreia envolveu diversos momentos distintos. “Me preparei muito para essa corrida em São Paulo. Treinei em Tarumã com uma Ferrari GT3, corri de kart e protótipo no Velopark em dois finais de semana consecutivos, além de trabalhar intensamente a parte física”, revela Christian Castro, filho de Luis Alberto e sobrinho de Vitor Hugo, dois nomes que fazem parte da história do automobilismo gaúcho.
Buscando oferecer o melhor equipamento possível a seu piloto, a Mottin Racing trabalhou de uma maneira extremamente dedicada durante as últimas três semanas. “Certamente terei um bom carro, porque a Mottin é muito competente e focada”, elogia Christian Castro, que tem como experiência no autódromo paulista a participação em duas edições dos 500 Quilômetros de Interlagos. “O traçado não será surpresa, o que é diferente para mim é o carro. Um protótipo é muito rápido e necessita de uma guiada mais parecida com o kart, se compararmos com um carro de turismo da Copa Montana, que tem uma reação totalmente diferente do protótipo, principalmente por ser mais lento”, ressalta o piloto gaúcho.
Na quinta-feira (31) a Copa Montana terá dois treinos coletivos e não oficiais, que proporcionarão aos pilotos maior conhecimento do carro em relação às mudanças para a atual temporada. “Será meu primeiro contato com o carro, já que não são permitidos treinos particulares, apenas no final de semana da corrida. Teremos um longo e prazeroso trabalho até o domingo, dia da corrida”, lembra Christian Castro.
E se depender de torcida, Christian Castro já começará a temporada bem próximo de seus objetivos. No último dia 17 de março, reunido com amigos, imprensa e automobilistas gaúchos, Castro e a Mottin Racing apresentaram o carro com que competirão na Copa Montana. “Todos estão dedicados e focados em fazer a diferença nesta nova trajetória”, finaliza o representante do Rio Grande do Sul na competição.
A primeira etapa da Copa Montana será televisionada ao vivo pela RedeTV, às 13 horas.