Com tempo chuvoso e asfalto traiçoeiramente escorregadio, o Kartódromo Internacional Granja Viana abriu suas portas no sábado (9) para a realização da sexta rodada do maior certame regional de kart do país, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que reuniu mais de 200 pilotos em suas grelhas. Na mais veloz e principal categoria da modalidade no Brasil, a Shifter Kart, o destaque foi o kartista Victor Guerin (Puma/ GTP Motorsport), que completou a prova na segunda colocação, após um verdadeiro show de técnica e velocidade em uma prova de recuperação.
“Fazia mais de um mês que estava sem treinar e estava em dúvida se seria competitivo. Mas no treino livre da sexta-feira minha equipe pediu para eu tocar mais suave e, ao seguir as orientações que me deram, consegui fechar o dia com o tempo mais rápido da pista. O kart estava perfeito e fui dormir sonhando com um sábado chuvoso para repetir a performance. Ouviram minhas preces”, contou o piloto da marca esportiva Puma, pouco antes do treino de classificação.
Na pratica classificatória que definiu a ordem dos vinte e um karts no grid de largada da mais veloz categoria de micromonopostos do Brasil, o jovem kartista paulista – de apenas 16 anos de idade – conquistou a pole position, cravando em sua 10ª passagem a marca de 57s916 e deixando na segunda posição Danilo Dirani, ex-piloto de testes da equipe Honda F1. “Foi fantástico! Fui o primeiro a sair para a pista e senti logo que tinha o kart na mão. A cada passagem pelo placar via o numero de meu kart no topo, posição que mantive até a penúltima volta, quando o Dirani superou meu tempo. Na volta final caprichei o máximo e consegui retomar a pole position”, esclareceu com entusiasmo o kartista de apenas 16 anos de idade, que superou 28 pilotos de primeiríssima linha, entre eles pilotos com passagem pela F1, F3, F-BMW, F-Ford Inglesa, Fórmula São Paulo e GT3, além de campeões brasileiros e internacionais de kart.
Por contar com marchas e embreagem – acionada manualmente -, a largada da Shifter Kart, diferentemente das demais classes do kartismo, é feita com os bólidos alinhados no grid e parados. Autorizada a partida, o kart de Victor Guerin não conseguiu elevar rapidamente as rotações do potente propulsor de 40hp, contornando a primeira curva do circuito na 6ª posição, porém o excelente desempenho apresentado no treino livre e na classificação voltou a se repetir e ainda na primeira passagem Guerin já ocupava a 5ª colocação.
Na segunda volta foi a vez de Jorge Borelli – vencedor da classe Senior – ser ultrapassado por Victor, que acelerou forte e foi em busca de descontar a diferença que o separava do 3º colocado. Com impressionante train de corrida Guerin descontou rapidamente a diferença e no final da reta dos boxes também deixou para trás o 3º colocado. Michel Aboissa seguia firme na 2ª colocação, quase fora do campo de visão de Victor Guerin (Puma/ GTP Motorsport). Mesmo assim o aguerrido piloto paulista não se deu por vencido e tratou de reduzir a distância que o separava do vice-líder da corrida.
Apesar da pista molhada e piso escorregadio Victor não aliviou o ritmo de classificação em que girava as voltas pelo difícil e seletivo traçado do Kartódromo Granja Viana. Recuperou o terreno perdido, encostou na traseira do bólido de Aboissa e, após “estudar” o traçado do concorrente por cinco voltas, deu o bote certeiro, assumindo a 2ª colocação.
O prejuízo com o problema na largada que determinou a perda de cinco posições no momento da partida, em que pese o forte ritmo de corrida e a veloz recuperação, foi determinante para o resultado final da prova. Muito distante de Danilo Dirani, que ponteava a disputa e em ritmo equivalente ao de Victor Guerin, não havia como buscar a aproximação para tentar o combate pela vitória. Inteligentemente, Guerin abriu confortável vantagem para o 3º colocado e passou a “administrar” a corrida que completou na 2ª colocação.
“Confesso que estava muito ansioso antes da largada e na hora que baixou a bandeira de largada errei, soltando muito rápido a manete de embreagem. O kart saltou para frente e quase morreu o motor, que saiu ‘enchendo’ lentamente, pelo que perdi cinco posições. Se tivesse conseguido uma boa largada acredito que poderia ter disputado com o (Danilo) Dirani, mas em automobilismo o ‘se’ não existe. Se minha avó fosse uma bicicleta eu pedalava nela, mas como não é...”, filosofou o jovem kartista, esclarecendo o problema na largada. “De qualquer forma a segunda posição é motivo de (muita) comemoração, afinal o Danilo Dirani é reconhecidamente um dos melhores pilotos do mundo e só não está na F1 – embora tenha sido contratado como piloto de testes da Honda F1 – por falta de patrocínio. Ser 2º para o Dirani é o mesmo que vencer, pois ele é de outro planeta e me sinto orgulhoso de ter ‘vencido’ os outros vinte e sete pilotos”, completou, com humildade, Victor Guerin.
Com os pontos conquistados, Victor Guerin (Puma/ GTP Motorsport) progrediu dez posições na tabela de pontuação do certame e agora ocupa a 13ª colocação na Shifter Kart, com chances reais de na próxima rodada ingressar no seleto grupo do top ten da categoria que disputará o titulo de campeão 2008 no Play-Off – composto pelas três ultimas rodadas do campeonato -.
Confira o resultado final da Shifter Kart na sexta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Danilo Dirani, com 30 voltas em 28m12s613
2.- Victor Guerin (Puma/ GTP Motorsport), a 11s748
3.- Michel Aboissa, a 17s517
4.- Wagner Ebrahim, a 40s680
5.- Henrique Martins, a 40s884
6.- Jorge Borelli, a 45s413
7.- Nicolas Costa, a 47s347
8.- Carlos Araújo, a 56s816
9.- Sérgio Trivellato, a 59s505
10.- Eduardo Porto, com 29 voltas
11.- Rui Loiola, a 0s910
12.- Guilherme Jacob, a 3s644
13.- Pedro Serrano, a 5s734
14.- Luis Sousa, a 7s649
15.- Zizo Matarazzo, a 8s103
16.- Francisco Weiller, a 14s928
17.- Eduardo Martins, a 27s462
18.- Rogério Raucci, a 37s600
19.- Emílio Padron, a 41s238
20.- Albano Macedo, com 26 voltas
21.- André Negrão, com 9 voltas
Pole Position: Victor Guerin (Puma/ GTP Motorsport), com 57s916
Melhor Volta: Danilo Dirani, com 57s059