Foi disputada no último sábado (25), a nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a segunda rodada do Play-Off decisivo do campeonato. O piloto paulista Danilo Dirani (Mini/ Longhi) comemora ano perfeito, levando antecipadamente o titulo da categoria Shifter Kart e mantendo a hegemonia absoluta nessa classe, já que venceu todos os campeonatos que disputou e 93% das corridas da categoria no Brasil.
A categoria Shifter Kart, top do kartismo nacional, viu mais uma vitória do experiente piloto paulista Danilo Dirani que chegou a sua 12ª conquista consecutiva em treze corridas que disputou nesta temporada. A única que não venceu - em razão de problemas mecânicos em seu bólido - completou na segunda posição, porém o sobrenome no alto do pódio foi o mesmo, já que seu irmão Dennis Dirani foi o vencedor da prova de abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.
A etapa foi marcada pelo forte calor, cerca de 28º centígrados graus, porém a tomada de tempos classificatórios da classe foi realizada logo no inicio da manhã (9:00hs), com tempo mais ameno que permitiu excelentes condições de pista para a obtenção de voltas verdadeiramente rápidas. “Foi uma classificação complicada, praticamente perdi a ‘volta do pneu’, já que peguei trânsito nas seis primeiras passagens, pelo que fui obrigado a parar meu kart na pista e esperar um espaço livre. Depois disso fiz duas voltas rápidas, o que me garantiu a pole-position”, esclareceu Dirani, que garantiu mais uma pole position, com quase três décimos de segundo de vantagem sobre João Gonçalves, que garantiu o segundo lugar do grid (37s50 contra 37s77).
Por contarem com cambio e sistema de embreagem os Shifter Kart largam parados no grid, causando um frisson semelhante ao das largadas da F1, mas o forte calor reinante na Granja Viana levou os motores a atingirem altas temperaturas no procedimento de largada, afetando sensivelmente o desempenho inicial de Dirani, o primeiro a parar no grid. “Realmente estava quente e como era o pole meu kart ficou parado e ligado no grid por mais tempo que os demais, aquecendo muito o motor e fazendo com que eu fizesse uma péssima largada”, detalhou o experiente piloto com passagem pela F1 e GP2.
A perda de rendimento do motor em razão do aquecimento excessivo no momento da largada foi determinante para que João Gonçalves, o segundo no grid, assumisse a dianteira da corrida no momento da largada, deixando Dirani com a segunda posição. Porém apenas uma volta de prova foi suficiente para o especialista nos karts com câmbio retomar a liderança da corrida na Curva 1 do seletivo circuito.
A cada volta percorrida o piloto da Kart Mini abria vantagem na liderança, mas na décima sexta volta a prova foi interrompida com apresentação de bandeira vermelha para atendimento médico do piloto Eduardo Porto, da classe Senior, que sofrera grave acidente envolvendo o piloto Emílio Padron na disputa pela liderança da prova desta classe e disputa da quinta posição na classe geral. “A principal dificuldade era conseguir deixar os pneus na calibragem correta para quando a prova reiniciasse, já que não poderíamos mexer no equipamento”, detalhou Danilo.
Após cerca de trinta minutos despendidos para o socorro médico e novo procedimento de largada, a corrida foi reiniciada com largada lançada em fila indiana. Danilo Dirani não deu quaisquer chances a seus adversários, mantendo a dianteira e abrindo larga vantagem na ponta.
João Gonçalves, que vinha em segundo, passou a ter problemas mecânicos e abandonou novamente, permanecendo sem pontuar na fase decisiva do play-off.
Com uma prova perfeita e cravando novo hat trick – pole, melhor volta e vitória - Danilo Dirani (Mini/ Longhi) venceu sua décima segunda corrida seguida nesta temporada, chegando de forma antecipada – ainda resta uma rodada no play-off da Granja Viana – ao décimo oitavo titulo estadual de São Paulo em sua carreira e colocando seu nome como um dos principais pilotos de todos os tempos no estado. Dirani arrebatou 275 pontos no certame, enquanto Michel Aboissa segue na luta pelo vice-campeonato, com 246 pontos acumulados. “Foi um final de semana especial. Apesar de já ter passado por diversas categorias no automobilismo, conquistar meu 18º título no estado no kart e o 31º na carreira é realmente uma emoção grande. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo em todos esses títulos e dizer que não vai parar por aí”, exultou, com a emoção de um garoto iniciante, o piloto da equipe comandada pelo preparador Alexandre “Alemão” Longhi.
Danilo ainda tem em sua agenda desportiva a disputa do principal certame norte-americano de Shifter Kart, o SKUSA Super Nationals, que será disputado em Las Vegas no dia 23/11 de novembro, além da etapa final da Copa São Paulo de Kart Granja Viana no dia 14/12. “Agora, mais do que nunca, não vou deixar a Shifter Kart. Por mais que acerte algo no automobilismo o kartismo hoje faz parte da minha vida e é minha grande paixão”, finaliza o piloto recordista em títulos estaduais.
Confira todos os títulos de Danilo Dirani em São Paulo:
2008 – Copa São Paulo de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart
2007 – Campeonato Paulista de Shifter Kart: Campeão
Campeonato Paulista de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart
2002 - Troféu Brasil de Shifter Kart: Campeão
1999 - 1ª Seletiva Petrobras de Kart (Granja Viana): Campeão
500 Milhas de Kart Granja Viana: Campeão
1998 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão
1997 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão
Três Horas de Kart: Campeão
1996 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão
1995 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão
Fórmula Parilla: Campeão
1994 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão
Fórmula Parilla: Campeão
Copa Silpo: Campeão
Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão
1993 - Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão
1992 - Campeonato Interior de Kart: Campeão
Confira o resultado da Shifter Kart na 9ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 31 voltas em 1h01m56s350
2.- Francisco Weiller, a 7s822
3.- André Negrão, a 8s714
4.- Renato Russo, a 12s740
5.- Gabriel Rabinovitch, a 12s920
6.- Michel Aboissa, a 13s145
7.- Nicolas Costa, a 15s475
8.- Carlos Araújo, a 20s859
9.- Rui Loiola, a 21s176
10.- Caio Conde, a 21s406
11.- Pedro Serrano, 21s933
12.- Rogério Raucci, a 27s324
13.- Vinicius Moraes, a 32s991
14.- João Jardim, com 30 voltas
15.- Eduardo Martins, a 5s818
16.- Jorge Borelli, a 13s870
17.- Albano Macedo, a 16s641
18.- Sergio Trivellato, a 28s514
19.- Zizo Matarazzo, com 29 voltas
20.- Emilio Padron, com 28 voltas
21.- José Henrique, com 27 voltas
22.- João Gonçalves, com 25 voltas
23.- Guilherme Jacob, a 4m06s563
24.- Eduardo Porto, com 14 voltas
25.- Renato Negrão, com 12 voltas
Pole Position: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 37s506
Melhor Volta: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 38s199