Propagada como uma das novidades da Copa São Paulo Granja Viana para 2011, a mudança no formato da competição estabelecida para a categoria Cadete já não existe mais. Ou existe, mas de uma forma que não agradou a todos, segundo telefonemas e e-mails que recebemos aqui na redação.
Divulgada em 14 de janeiro, a decisão inicial previa que a Cadete, a partir da segunda etapa, ao invés da tomada de tempos disputaria uma prova de dez minutos com o grid baseado na classificação do campeonato e com os dez primeiros invertidos, valendo troféu para os seis primeiros e metade da pontuação. A partir daí, haveria uma segunda prova no dia, com o grid sendo formado pela ordem de chegada da primeira prova, valendo mais seis troféus e a pontuação normal do campeonato. Tal medida justificava-se pela manutenção do equilíbrio entre os participantes, conforme consta em regulamento.
Nesta quarta-feira, dia 9, a Granja Viana divulgou adendo modificando esta decisão.
Segundo este adendo, “por motivo de segurança e visando-se manter o equilíbrio da categoria, fica estabelecido que a partir da 2ª etapa” os pilotos serão divididos em dois grupos, de acordo com sua posição no campeonato. Um grupo será composto pelas posicionados nas posições ímpares e outro pelos posicionados nas posições pares.
Definidos, os dois grupos farão uma tomada de tempos de cinco minutos cada e depois cada grupo disputará uma corrida de 10 minutos ou 10 quilômetros de duração. Cada bateria valerá a metade dos pontos prevista no sistema de pontuação.
Além de atribuir pontos para o campeonato, estas baterias definirão – através da volta mais rápida entre os grupos 1 e 2 – o grid de largada da prova final. O grupo que tiver a volta mais rápida formará a fila do pole, enquanto que o outro grupo ficará com a outra fila, ambas as filas ficando determinadas pela ordem de chegada de cada corrida.
Outras categorias – O adendo impõe modificações técnicas em outras categorias, como a Júnior Menor, Júnior, Super Cadete, Executive, Sudam / Graduado e Super Sênior.