publicidade
11/03/2011 10:43

Adendo modifica formato da disputa na Cadete. Outras categorias têm modificações técnicas

Fonte: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Maurício Villela

A Cadete na Granja em prova no final de 2010


Propagada como uma das novidades da Copa São Paulo Granja Viana para 2011, a mudança no formato da competição estabelecida para a categoria Cadete já não existe mais. Ou existe, mas de uma forma que não agradou a todos, segundo telefonemas e e-mails que recebemos aqui na redação.

Divulgada em 14 de janeiro, a decisão inicial previa que a Cadete, a partir da segunda etapa, ao invés da tomada de tempos disputaria uma prova de dez minutos com o grid baseado na classificação do campeonato e com os dez primeiros invertidos, valendo troféu para os seis primeiros e metade da pontuação. A partir daí, haveria uma segunda prova no dia, com o grid sendo formado pela ordem de chegada da primeira prova, valendo mais seis troféus e a pontuação normal do campeonato. Tal medida justificava-se pela manutenção do equilíbrio entre os participantes, conforme consta em regulamento.

Nesta quarta-feira, dia 9, a Granja Viana divulgou adendo modificando esta decisão.

Segundo este adendo, “por motivo de segurança e visando-se manter o equilíbrio da categoria, fica estabelecido que a partir da 2ª etapa” os pilotos serão divididos em dois grupos, de acordo com sua posição no campeonato. Um grupo será composto pelas posicionados nas posições ímpares e outro pelos posicionados nas posições pares.

Definidos, os dois grupos farão uma tomada de tempos de cinco minutos cada e depois cada grupo disputará uma corrida de 10 minutos ou 10 quilômetros de duração. Cada bateria valerá a metade dos pontos prevista no sistema de pontuação.

Além de atribuir pontos para o campeonato, estas baterias definirão – através da volta mais rápida entre os grupos 1 e 2 – o grid de largada da prova final. O grupo que tiver a volta mais rápida formará a fila do pole, enquanto que o outro grupo ficará com a outra fila, ambas as filas ficando determinadas pela ordem de chegada de cada corrida.

Outras categorias – O adendo impõe modificações técnicas em outras categorias, como a Júnior Menor, Júnior, Super Cadete, Executive, Sudam / Graduado e Super Sênior.

Faça o download do adendo e confira as modificações.

  • 11/03/2011 11:11 Geovane Diniz Gonçalves

    ESTÃO MUDANDO AS REGRAS SEM SE DAREM CONTA DOS PROBLEMAS QUE ESTÃO SENDO CRIADOS.COMO VAI FICAR O SÁBADO DE COMPETIÇÕES PARA AS CRIANÇAS COM ESTE MONTE DE ATIVIDADES-ENTRADAS DE PISTA PELA CADETE, QUANDO AINDA PARTICIPAM PELA SUPER CADETE ? ELES VÃO AGÜENTAR ? COM SEGURANÇA PRESERVADA ? DEVE SE LEVAR EM CONTA QUE NA QUINTA E NA SEXTA A GRANDE MAIORIA JÁ FORA SUBMETIDO À UM GRANDE DESGASTE POR TER QUE ACORDAR CEDINHO E PERMANECER O DIA TODO NAS DEPENDÊNCIAS DA GRANJA VIANA-DIANTE DOS HORÁRIOS DE TREINOS DISPONIBILIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO-.DEVO SALIENTAR QUE TODOS TINHAM ACHADO O REGULAMENTO DISPONIBILIZADO PARA 2011 BEM FEITO E INTELIGENTE.A MUDANÇA FEITA DESCARACTERIZOU O NOVO FORMATO E PREJUDICOU O ANDAMENTO DO CAMPEONATO.TERIA SIDO MELHOR CANCELAR TODAS AS MUDANÇAS E VOLTAR AO FORMATO USADO EM 2010.DA FORMA COMO FOI FEITO É TAPETÃO E COM CERTEZA NÃO É CORRETO.DIREITOS ADQUIRIDOS DEVEM SEMPRE SER RESPEITADO E PRINCIPALMENTE SE TRATANDO DE COMPETIÇÃO DE JOVENS CRIANÇAS EM FAZE DE FORMAÇÃO DE CARÁTER.VAMOS REVER NOSSA PARTICIPAÇÃO NA COPA SÃO PAULO GRANJA VIANA, MUITOS JÁ COMENTARAM ONTEM A NOITE VIA NEXTEL QUE ESTE CAMPEONATO 2011 JÁ ESTA NASCENDO SOB JUDICE.A GRANDE MAIORIA DESCORDA DE MUDANÇAS SEM VONTADE ABSOLUTA DA MAIOR PARTE DOS ENVOLVIDOS.NÃO ESTAMNOS ACREDITANDO EM TAMANHA FALTA DE SENSATEZ E RESPEITO COM OS PILOTINHOS SEUS PATROCINADORES E PREPARADORES.

  • 11/03/2011 11:21 Geovane Diniz Gonçalves

    COPIA DE MENSAGEM DE DESAGRAVO ENVIADA A COPA SÃO PAULO GRANJA VIANA: PREZADOS SENHORES(AS),FICAMOS PREOCUPADOS EM VER MUDANÇA TÃO BRUSCA DE REGULAMENTO,MUITOS ESTÃO SENDO DESPORTIVAMENTE PREJUDICADOS,O CAMPEONATO ESTA EM ANDAMENTO E AS POSIÇÕES FORAM ALTERNADAS.COMO FICARA O TEMPO DE TODAS AS CATEGORIAS DURANTE O EVENTO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O AUMENTO DE NUMERO DE ATIVIDADES DE PISTA DA CATEGORIA CADETE.COMO FICA OS PILOTOS QUE FAZEM SIMULTANEAMENTE A CADETE E A SUPER CADETE ? ( FAVOR LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE A CATEGORIA SUPER CADETE TEM EM SUA GRANDE MAIORIA PILOTOS DA CADETE ) FOI ANALISADO QUE A PRIMEIRA ETAPA JÁ FORA ACONTECIDA LEVANDO EM CONTA COMO SERIA O FORMATO NAS ETAPAS SEGUINTES.NOSSO PILOTO FOI POLI NO PAULISTA,FEZ A MELHOR VOLTA NA GRANJA E COM CERTEZA È UM DOS CANDIDATOS A MUITAS POLES DURANTE O ANO E COM CERTEZA ALGUMAS VITORIAS,SÃO ANOS DE PREPARAÇÃO ÁRDUA.FICA AQUI NOSSO DESCONTENTAMENTO COM QUALQUER NATUREZA DE MUDANÇA DE REGULAMENTOS.JÁ ACONTECEU COM O JOÃO PEDRO,EM 2009 ERA LÍDER ABSOLUTO NO RANKING NACIONAL DE PILOTOS QUANDO ESTE MUDOU BRUSCAMENTE SEU REGULAMENTO ,JÁ NO FINALZINHO DA TEMPORADA ,E TIROU A POSSIBILIDADE DO LÍDER ABSOLUTO CONTINUAR COM A LIDERANÇA QUE FOI INCLUSIVE IMPOSSIBILITADA DE SER RECONQUISTADA.BOM,IMAGINAMOS NÃO SER O CASO DA COPA SÃO PAULO GRANJA VIANA 2011,POIS AINDA ESTÁ NO COMECINHO DAS DISPUTAS.DE QUALQUER FORMA ESTAMOS DESAPONTADOS COM OS RUMOS QUE ESTÃO SENDO TRAÇADOS.

  • 11/03/2011 20:20 Mauricio Diegues

    Realmente ficou confuso, porém acho que não se deve mudar as regras do jogo com ele em andamento, cria descrédito e o que motivou tantos pilotos correrem na Granja Viana foi exatamente a seriedade e cumprimento das regras. Gostei do formato do campeonato deste ano, era bem diferente e claro, estimulava a competitividade e equilíbrio da categoria, agora ficou confuso, acho que a organização deveria ter consultado os participantes com sugestões ou até mesmo os preparadores, mas foi arbitrária e isso é o que precisamos acabar no automobilismo, temos que ter participação, afinal de contas pagamos pra correr.

  • 14/03/2011 15:17 Edison Caliman

    Em relação aos fatos, seja em qual categoria for, mudar sem prévio aviso, realmente fica impossivel de dar crédito, concordo com o Mauricio Diegues.

  • 14/03/2011 15:57 Geovane Diniz Gonçalves

    Espero que a decisão que tomamos sirva para algo de bom rumo ao respeito aos regulamentos,pilotos,equipes e patrocinadores.