publicidade
02/10/2013 11:17

Brigas mancharam 8ª etapa da Granja Viana. Quando isso vai acabar?

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Bem, hoje o papo é sério, bem mais sério do que quando se trata de um campeonato realizado em um kartódromo ruim ou um título conquistado ou perdido. Bem mais sério do que uma discussão técnica, a respeito de motores, pneus ou chassis, ou do quanto é investido em uma carreira de piloto.

Trata-se de comportamento, de que exemplos um pai dá ao seu filho. Trata-se do limite até onde os pais lutarão por um título e trata-se dos extremos a que estamos chegando em atitudes fora da pista. Por fim e em resumo, trata-se da bestialidade com que certos elementos têm se comportado dentro dos kartódromos.

No último final de semana na Granja Viana aconteceram fatos lamentáveis, envolvendo os pais de dois competidores e alguns preparadores. A briga é antiga, iniciou em Minas Gerais, teve desdobramentos com agressão no Brasileiro do Espírito Santo e culminou com “vias de fato de alto nível”, que terminaram com lesões sérias em um dos envolvidos. E com uma cirurgia de três horas. Pode isso?

Não estou querendo saber quem começou, porque começou e quais as razões para tamanha bestialidade. São, em resumo, atos bestas. A não ser que comecemos a tratar nosso esporte por outros nomes, como box, MMA, jiu-jitsu ou qualquer luta parecida, ainda que nelas o objetivo não seja machucar ninguém tão intencionalmente.

Em maio, quando da abertura do Sul-Brasileiro em Farroupilha, aconteceram fatos parecidos, mas que não redundaram em lesões. Naquela ocasião me manifestei claramente a respeito da falta de punições para os “machões de plantão”. Isso em maio. Em julho as brigas se repetiram, no Brasileiro. Punição? Nenhuma.

Em um dos SKB deste ano um preparador agrediu um dos organizadores e foi suspenso pela FASP. Não houve a comunicação adequada da FASP para a CBA e este mesmo preparador foi até Farroupilha para atender seus clientes. E se envolveu em outra briga, apenas uma das duas ou três que outras pessoas protagonizaram.

Nesta mesma ocasião outro preparador agrediu um membro da diretoria do Farroupilha Kart Clube. Qual a posição de um dos comissários? Ele agrediu um membro do clube, o clube que resolva... E nesta mesma ocasião liguei para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, relatei os fatos e pedi que pensasse e, mais tarde, a entidade se posicionasse a respeito dos incidentes do Sul-Brasileiro. E, como um todo, se posicionasse a respeito de que atitudes a entidade poderia tomar para inibir futuros incidentes. Não se posicionou.

Um dos envolvidos nos incidentes da Granja competiu, como piloto, no Brasileiro do ano passado em Cascavel. Ele agrediu outro piloto dentro do Parque Fechado e foi desclassificado de todo o evento, bem como outro piloto em outro incidente semelhante. Mas ficou por aí a punição, não foi para tribunal e muito menos foram suspensos.

Senhores que dirigem nosso automobilismo, tomem atitudes drásticas, neste caso da Granja e em casos futuros. Assim será possível evitar que algum dia alguém tome um tiro dentro de um kartódromo. E atitude drástica para mim se chama “queridos, os senhores estão expulsos do nosso esporte, comprem uma raquete de tênis para seus filhos e, por favor, sumam”. E se chama “senhores preparadores, montem uma oficina mecânica e atendam carros de rua e, por favor, sumam”. Porque tamanha bestialidade tem que ser tratada a choque.

Conversei com Felipe Giaffone, proprietário do Kartódromo Granja Viana, nesta manhã. Famoso por ter regras rígidas em casos até menos graves, como desclassificações técnicas, o kartódromo suspendeu os preparadores envolvidos por 60 dias e desclassificou seus pilotos. “Estão passando do ponto”, disse ele, referindo-se aos envolvidos. “Estamos buscando todas as informações, imagens e fotos possíveis para, se for necessário, tomar outras atitudes. Vou fazer tudo o que for possível para evitar novas brigas. Não quero ‘ferrar’ ninguém, minha preocupação é apartar”, posicionou-se.

Giaffone ainda aconselhou: “Acho que essas pessoas deveriam dar um tempo, sossegar um pouco em casa, alguns meses, para refletir e se acalmar. Se não se acalmarem, os rumos que isto vai tomar podem ser trágicos”, finaliza.

Nomes dos envolvidos? Desculpem, não merecem que eu perca tempo digitando....

  • 02/10/2013 12:05 Mario Sergio

    Excelente comentários !!!
    Parabéns por escrever o texto e pela atitude do kartódromo.
    Deveria haver um sistema que impedisse de participarem de eventos em todos os kartódromos, quando suspenso por atitudes como esta.

  • 02/10/2013 12:29 Guildner

    Boa tarde Erno,
    Compartilho da sua indignação. Até quando essas situações vão perdurar!!!
    Entretanto acredito que você deveria divulgar os nomes dos envolvidos para que nos próximos eventos as pessoas tomem os devidos cuidados.
    Aqui em Belo Horizonte será realizada a Copa Brasil de Kart no período de 09 a 12/10/2013 e a repetição de incidentes como esse que você relatou será muito desagradável. Nesse sentido uma vez que as atitudes anti-desportivas devem ser evitadas, o nome dos envolvidos deve ser divulgado para conhecimento de todos os pilotos e preparadores.
    Abs.
    Guildner.

  • 02/10/2013 12:55 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Guildner.
    Quem precisa saber os nomes, sabe.... E são estes que precisam tomar as atitudes....
    Abraços
    Erno

  • 02/10/2013 13:14 Grayce

    Erno
    Sabemos que isso é um esporte, mas não vou permitir que um Pai, querendo levar o título do filho acima de tudo, machuque, e ofenda o meu filho. O camarada comemorou o acidente do meu filho, provocado pelo seu filho, ele riu e ainda bateu boca com o Nicastro quando Nicastro disse que seria um absurdo ele comemorar aquilo, em se tratando de um acidente de uma criança de 7 anos. O Pai entrou com muitas ofensas e palavras de baixo calão ao Nicastro.
    E a Fasp nada o fez, assim como ele gritou em voz alta que não iriam punir o filho dele, muito menos ele. Na minha opnião ele deveria de ser proibido de entrar ao kartódromo. Mas nem o e-mail que enviei ao Kartódromo foi respondido. Isso mostra como a questão financeira prevalece nesse meio

  • 02/10/2013 13:58 Luiz Sergio Santos

    TSo peço apuração de alguns dos fatos citados
    Pois ja esta virando um site sensacionalusta
    de Kart e nao verdadeiro. Publicando fofocas
    E afomentando coisas que sequer existiram.
    Jornalismo FRACO e sensacionalista tipico da classe C
    do pais. Acontece que aqui so tem vez quem
    PAGA rsrsrsrsrsrs. Pobre demais TCHE

  • 02/10/2013 14:34 Diogo Zucarelli

    Olha nao estou aqui pra defender ninguem, muito menos fazer apologia a violencia , mais ficar chamando oa outros de imbecis e falando com desprezo nao é uma atitude a altura da imprensa sensacionalista que perde tempo pra divulgar coisas que nao beneficiam o esporte e pra se preocupar com a verdade teria que ouvir os dois lados e outra quem é voce pra falar de um cara q é o pai na arte de ensinamentos para muitos pilotos pra um mecanico que so estava la pra defender seu piloto, menos gauchada menos voces ficam em cima do muro em relaçao a mafia dos motores e outras coisas e vem aqui publicar algo falando de um fato que mal sabem , abs Xuxa

  • 02/10/2013 15:07 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Caro Diogo.
    Seríamos sensacionalistas se tivéssemos postado algum vídeo ou foto da briga e agressões. E a matéria é benéfica para o kartismo, pois visa acabar com a violência desnecessária, sem tomar partido. Se fosse sensacionalista teria contado como foi a briga, quem deu soco em quem, quem segurou quem, e assim por diante. Não chamei ninguém de imbecil, apenas classifiquei as atitudes como bestialidade, que no dicionário é traduzido como ?Figurado: Modo de agir que faz com que o homem seja brutal?.
    Acredito que para defender seu piloto basta ir até os comissários desportivos e formalizar um protesto. Quanto a mal saber do assunto, conversei com quatro pessoas confiáveis que estavam presentes no kartódromo, uma delas o proprietário, como citado na matéria.
    Quanto a ?máfia dos motores?, foram publicadas diversas matérias a respeito ao longo do ano, basta utilizar a palavra ?motores? na busca do site. Vão aparecer muitas, algumas delas falando claramente do assunto a que tu refere.
    Abraços.
    Erno

  • 02/10/2013 15:19 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Luiz Sérgio, o espaço é todo seu, utilize-o da mesma forma que utilizou agora, neste seu comentário. E esclareça qual o assunto, até porque são vários dentro da matéria, senão vai parecer que tu está defendendo a briga.
    Quanto a sensacionalismo, discordo. Foram relatados apenas fatos, sem mostrar vídeos ou qualquer coisa semelhante. E foram pedidas punições por fatos que são atitudes anti-desportivas, algo previsto em regulamento, como tu bem sabe.
    Quanto a só ter vez no Kart Motor quem paga, seria ótimo se fosse verdade, pois com tantas matérias e comentários já publicados em mais de 10 anos de atuação, já seríamos bilionários e não classe C.
    Abraços

  • 02/10/2013 15:31 Grayce

    Diogo , não sei se mais alguém chamou, mas uma das pessoas foi eu quem chamou alguém de IMBECIL.
    e repito, um cara desses p mim é um IMBECIL, agora, vc precisa saber do que eu estou falando... p não confundir com os outros assuntos... pois a matéria está global... foram vários casos ocorridos.
    Se quizer saber ao fundo do que se trata pesquisa no face.
    abs
    Grayce

  • 02/10/2013 15:38 Rafael

    è com pesar que leio uma nota deste tipo pois ingressei meu filho de 7 anos a menos de 2 meses e pretendo investir nisto porem são tais noticias que deixam qualquer pai com receio pois como comentado por outra pessoa ninguém gosta de ver fazer algo a seu filho e simplesmente ficar calado

  • 02/10/2013 16:51 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Rafael.
    Não desanime, são na verdade fatos isolados, que acontecem de vez em quando, mas que contados desta forma parecem rotineiros. É como a queda de um avião, acontece raramente, mas repercute.
    Mas apenas com notícias assim e com cobranças a quem dirige nosso kartismo é que poderemos nunca mais nos preocupar com fatos como este.
    O kartismo é totalmente sadio e nele seu filho certamente contabilizará grandes lições positivas para a vida adulta.
    Abraços

  • 02/10/2013 18:54 Pedro F. Zimmermann

    Senhores, faz tempo que não me expresso em assunto tão polêmico, visto que meu filho não compete mais, só que tenho acompanhado o kartismo Brasileiro através do site kart motor. Na minha visão este site tem colaborado e muito para as melhorias que vem acontecendo sem entrar no mérito se são grandes ou pequenas melhorias, mas é sim o site uma grande ferramenta para a manifestação de todos nós e sempre que alguém precisa se manifestar ou responder algo é lhe dado o direito. Direito que o Erno tem também de não dizer os nomes ele relatou os fatos e estes sim são muito sérios para se deixar em segundo plano, vamos pensar e pedir através do site que se punam os responsáveis, e eles que aprendam se alguém fez algo a eles que cobrem dos comissários eles é que estão lá para fazer ou não a punição justa ou injusta ou omissa, mas eles é que estão lá trabalhando. Tem se unirem as forças, para cobrar de quem é de direito para que se façam valer as regras. Erno continue são grande trabalho pelo kart desta mesma forma desde, pois desde que lhe conheço sempre vi trabalho sério envolvido, reclamando por NÓS e pedindo melhorias para o kartismo Brasileiro e não regional, você é um jornalista do Brasil e de primeira.

  • 02/10/2013 19:37 Markenson Marqies

    A CNK deveria adotar na pista o mesmo regulamento que há nos EUA; piloto que prejudicar outro, ao final da prova é posicionado atras do piloto prejudicado. Atualmente com os recursos de mídia até por smartphones, não há desculpas para comissários técnicos nao punirem. Atitudes anti-desportivas devem ser punidas com expulsão de qualquer competição organizada sob a responsabilidade da CBA, mesmo que indireta.
    Ao Erno do KartMotor, parabéns pelo excelente trabalho e coragem de publicar uma matéria como esta.
    Um abraço,
    Markenson Marques
    piloto SS #44
    Curitiba/PR

  • 02/10/2013 20:15 Zein Barakat

    Erno, infelizmente fui o primeiro a testemunhar os fatos, tudo começou com a provocaçao de um pai de pilotos. Realmente uma situação deplorável. Espero que se tomem medidas mais drásticas, 60 dias de puniçao é muito pouco para este tipo de atitude.

  • 03/10/2013 10:35 Rennan Lobo

    Erno
    A violência e o desrespeito entre as pessoas não é visto somente no esporte. Ele está em toda parte, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho e assim vai.
    Infelizmente o ambiente de competição acelera esse processo já que todos pensam que estão certos e sempre o outro é que está errado.
    O debate é possível mas acaba por nos deixar ainda mais tristes com as pessoas, sejam nas pistas ou fora dela.
    Respeito, e você sabe, muito o seu trabalho seja no site ou nas pistas. Porém entendo que quanto mais se fala do assunto mais confusão geramos. Isso não é uma crítica a matéria e sim um pensamento pessoal.
    Estou no esporte por quase duas décadas e já vi muita coisa que me motivaria a ficar longe das pistas. Só que depois reflito e vejo que o número de pessoas boas e educadas que vivem no meio são de esmagadora maioria.
    Certa vez tivemos um acidente na pista de gravíssima proporções, imagens assustadoras (todos estão vivos até hoje para contar a história) e tinhamos filmagem de todo o acidente. Curiosamente a Globo procurou o responsável pela filmagem e ofereceu um bom valor para colocar o video no Globo Esporte!!!
    Por sorte a pessoa que fez a filmagem era pai de um piloto que hoje corre nos EUA e ele me perguntou se podia fazer o "negócio". Para o esporte qual seria o benefício dessa matéria? Pela amizade que tínhamos o video não foi negociado, para o bem do esporte.
    Isso não significa que devemos "esconder" o que é ruim e sim buscarmos os canais que efetivamente podem resolver. A mídia tem esse papel de questionar os que devem zelar para que isso não aconteça e creio que a matéria era nessa linha, ou seja, de cobrar de quem deve e precisa tomar uma atitude.
    Uma coisa eu sei, os bons continuam e os que não são tão bons, logo logo se afastam das pistas.
    Abraços e parabéns pelo trabalho e paixão pelo esporte.

  • 03/10/2013 13:26 Carlos Souto

    Prezado Erno
    Estamos sentindo na carne a consequências deste tipo de coisa, meu filho ficou todo o primeiro semestre se recuperando de um acidente que em um primeiro momento teve fratura de uma costela, sendo que, posteriormente uma lesão em um dos pulmões, pecado dele ser mais rápido em um treino de classificação, foi jurado por um piloto que cumpriu seu juramento na pista. Graças ao Doutor Daniel esta voltando, o pior disto e ver o cinismo destas pessoas, pai, piloto e preparadores que incentivam tais atitudes. Tem que punir machucou alguém intencionalmente tira do esporte bota na jaula, lugar de animal e na jaula.

  • 03/10/2013 15:53 Rodrigo Gonzalez

    puxa vida erno.tu mostra total desconhecimento dos fatos,nao viu nada,ficou sabendo pelos outros e da opinião como se estivesse assistidoo tudo.no meu entender importa sim quem começou e porque.no caso de farroupilha q e o meu caso,tive q aguentar quieto o pai do Lisboa completamente descontrolado(dentro do parque fechado).para depois ser suspenso pelo kartidromo de farroiupilha,mas por outro motivo, a mentira q tu acaba de contar q o meu preparador agrediu o membro da diretoria.mentira erno(tanto e mentira q o tal membro já admitiu a mentira).acho q o senhor deveria medir mais as palavras e se interar mais dos fatos.

  • 03/10/2013 16:26 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Rodrigo.
    O único fato que eu citei neste caso a que tu te refere (do Sul-Brasileiro em Farroupilha) foi da agressão de um preparador a um membro da diretoria do FKC. Outros fatos são por tua conta. A tua suspensão, imposta pelo FKC, foi exatamente pela agressão do preparador, o que não é nenhuma mentira. A mentira está em outro lado, não aqui.
    Mas, para ficar tudo certo, peça ao membro da diretoria que diga aqui, nos comentários, que é mentira.

  • 03/10/2013 16:29 Rafael Marani

    Espero que nunca tenha que passar por uma situação similar não sei dizer qual seria minha atitude a ver tal impunidade para algo tão grave pois uma encostada aqui outra ali pelo pouquíssimo tempo que meu filho esta treinando ja aprendi com o treinador dele que é normal mais vc saber que algo foi feito de má fé ai acho que nenhum pai em juizo ficaria calado.Apoio a atitude do site em divulgar e cobrar atitudes compatíveis para tais fatos descritos na nota

  • 03/10/2013 16:43 Carlos Souto

    Parabéns pelo teu posicionamento e pela matéria teu site faz bem ao kartismo brasileiro

  • 03/10/2013 17:08 Erno Drehmer - Portal Kart Motor

    Rennan.
    É o que eu disse em respostas a comentários de alguns. Não trata-se de fazer sensacionalismo, como a Globo queria fazer com esta imagem.
    E sei bem que tu entendeu isso.
    Mas não costumo me omitir e acho que, sim, a matéria tem o cunho único de cobrar das autoridades que cumpram com seu papel.
    Ou seja, no ponto em que estamos chegando, ou já chegamos, apenas as autoridades é que conseguirão acabar com tais atitudes. E, ao lerem isto, espero que futuros brigões pensem a respeito.
    E são estas atitudes, as brigas, que denigrem o esporte, não as notícias a respeito. Ou então devo me considerar campeão brasileiro de kart por ter noticiado que muitos pilotos conquistaram este título?
    Obrigado, Rennan, por compreender e apoiar o motivo desta matéria. Aliás, não é muito difícil entender, não tem nada nas entrelinhas, está tudo muito bem explicado. Apenas quem tem interesses pessoais é que se manifesta contra.

  • 04/10/2013 17:36 Everaldo

    Senhores isso só acabará quando pai e filho souberem perder,mesmo porque isso acontece apenas quando a pessoa em questão perde,quem é saberá entender que é justamente dele que falo,enquanto não houver punição severa isso continuará acontecendo,falta um pouco de humildade,acredito que estamos longe de haver um parabéns mútuo entre vencedores e perdedores ,senhores uma corrida é feita de ganhadores e perdedores ensinem a seus filhos que com humildade é que se chega onde quer chegar,parem para pensar em que tipo de ser humano vcs querem formar ,queria punição com direito a exclusão não só da prova em questão mas sim do esporte em si

  • 25/10/2013 11:49 Alcindo Campos Teixeira

    Erno: Vc esta realmente certo, infelizmente passamos momentos dificeis na parte administrativa do esporte, mas qdo chega a esse nivel a solução deve ser a legal, registro de ocorrencia e ação policial e criminal, lembro muito bem de um fato ocorrido no marcas e piloto, um soco entre dois pilotos ficou em muitos milhares de reais e uma condenação, a partir de então os valentões se encolheram, hj me encontro bastante afastado, buscando outras vivencias, mas lamento muito ler as contradições ainda existentes.....