Na última sexta-feira (18) a organização da Copa São Paulo Granja Viana realizou um encontro de boas-vindas para pilotos, mecânicos e chefes de equipe, quando foram explicadas as mudanças para a temporada 2013 e discussões sobre horários de treinos e corridas.
A maior novidade no campeonato será o Torneio Super KGV para as categorias Graduados e Junior. Com três corridas distribuídas durante a sexta-feira e o sábado do evento, a competição será uma espécie de minitorneio dentro da temporada, o que proporcionará maior visibilidade aos pilotos, já que contará com transmissão televisiva do canal BandSports e nomes maiores à frente do kart para maior visualização.
A categoria Graduados terá quatro eventos na Copa São Paulo, que serão realizados nas seguintes etapas: 1ª Etapa (23/02), 3ª Etapa (20/04), 7ª Etapa (31/08) e 10ª Etapa (30/12), que fechará o certame e valerá peso 1,5. O formato será de uma tomada de tempo e uma prova de 10 km na sexta-feira que antecede a corrida, e duas no sábado, uma de 10 km e uma final de 20 km. Apenas um jogo de pneus será utilizado para a tomada de tempo e as três corridas. O campeão será o vencedor da prova final para cada etapa.
Já para a categoria Junior, que correrá todas as dez etapas, quatro provas serão diferenciadas assim como na Graduados. Correndo nas mesmas datas acima, os pilotos também participarão de três baterias no seguinte modelo: tomada de tempo e uma prova de 10 km na sexta-feira que antecede a corrida, e duas provas de 20 km.
"Tivemos um café da manhã de boas-vindas para apresentação do campeonato de 2013. A maior novidade ficou por conta do Torneio Super KGV para as categorias Graduados e Junior. Ele terá quatro etapas no ano e, de atrativo, com algumas fábricas apoiando oficialmente. A ideia é que esses pilotos treinem o máximo possível para o Brasileiro, utilizando as mesmas regras e regulamentos nacionais nessas categorias", disse Felipe Giaffone, tricampeão brasileiro de Fórmula Truck e promotor da Copa São Paulo de Kart KGV.
No lugar das categorias Super F4 e Stock 125 estreiam a Raptor PPK, com duas baterias, podendo correr em duplas e com motor dois tempos, e a Max Master, para pilotos acima de 35 anos e utilizando motor Rotax. As categorias Cadete, Júnior (somente na Copa SP), Junior Menor, Mini Max, Rotax Junior Max, Rotax Max, Rotax Max Master e Raptor PPK terão rodadas duplas nas etapas.
"Fora esse novo campeonato interno, temos outras boas novidades, que são duas novas categorias. A principal delas é a Raptor PPK KGV, que tem como meta ser o campeonato de motores 2 tempos mais acessível do Brasil. Será uma opção mais econômica para quem quer seguir carreira no kartismo", finalizou Giaffone.
A primeira etapa do campeonato da Copa São Paulo de Kart KGV será no dia 23/02, no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo.