Maior campeonato regional de kart do Brasil, a Copa São
Paulo Granja Viana trará várias novidades em 2020. Além da divisão da
competição em Copa SP e Copa KGV, a organização também está definindo os
últimos detalhes dos regulamentos. Uma das novidades para a Copa São Paulo é
que as oito etapas da temporada serão disputadas no formato de rodada tripla,
com duas provas de 10 minutos e uma um pouco mais longa, com 15 minutos de
duração e valendo mais pontos.
O classificatório ganhará ainda mais importância, já que a
tomada de tempos montará o grid das duas provas mais curtas e o grid da última
bateria será formado pela soma de pontos das duas primeiras corridas.
O novo formato da pontuação premiará os vencedores das duas
primeiras baterias com 11 pontos, enquanto o segundo colocado levará 9 pontos,
o terceiro recebe 8, o quarto colocado soma 7 e assim por diante. Para a
terceira prova, a mais longa, o primeiro colocado leva 17 pontos, o segundo
fica com 15, o terceiro ganha 14, o quarto ganha 13 e assim em diante.
“Nós queremos que os pilotos e equipes tenham um melhor
custo benefício, além de incentivarmos uma competição em alto nível, o que vem
acontecendo sempre na Copa SP. Além disso, vamos aproximar o formato de disputa
do que é feito lá fora no Mundial. Temos como objetivo também oferecer
oportunidades aos pilotos que são de fora de São Paulo para que eles tenham
possibilidade de lutar pela vaga no Mundial de Rotax nas mesmas condições dos
competidores locais”, diz Binho Carcasci, que comanda a Bora Karting,
responsável pelos motores Rotax no Brasil.
Após a 7ª etapa, penúltima da Copa São Paulo, os 10 pilotos
com mais pontos, considerando a soma das 21 provas disputadas até ali, além dos
cinco descartes obrigatórios dos piores resultados, se classificam para a
disputa do título na Super Final da Copa SP, que é a 8ª etapa. Os pilotos que
estiverem abaixo do 10º lugar na classificação disputam a Taça de Prata.
“A sétima etapa da temporada será uma das mais
importantes do ano, pois teremos a definição dos finalistas da Copa SP e em
conjunto será disputado o Brasileiro de Rotax. Essa competição nacional de
motores Rotax, que distribui vagas para o Mundial de Rotax, será aberta para
qualquer piloto disputar o título, mas para concorrer às vagas para o Mundial o
piloto deve ter participado de pelo menos 50% das etapas de um campeonato
regional da Rotax até o Brasileiro”, explica Binho.
“Estamos trabalhando também para levar as competições da
Rotax para outras praças além do KGV. Por enquanto, os competidores terão que
disputar ao menos quatro etapas na Granja Viana e essa sétima etapa da Copa SP
pode entrar nessa conta”, finalizou.
Outra novidade em relação aos motores Rotax é que eles serão
sorteados e entregues na quinta-feira da semana de cada etapa e depois serão
sorteados novamente ao final do dia. O sorteio de sexta-feira já definirá os
motores que os pilotos usarão nas provas.
A categoria Rotax Max Masters poderá ser disputada no
formato de duplas, para que os pilotos possam dividir os custos da temporada.
As baterias da Mini Max e Micro Max serão realizadas em conjunto no mesmo grid
e o mesmo vale para Rotax Max e Rotax Max Masters. Com motores próprios, a
Rotax DD2 e DD2 Masters também seguem no mesmo grid. A categoria Junior também
faz parte da programação.
A abertura da Copa São Paulo será em 15 de fevereiro no
Kartódromo Granja Viana, enquanto a Copa KGV começará já no próximo dia 1º.