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02/06/2010 09:10

Decepcionado, João Pedro Guim pensa em abandonar campeonato da Granja

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


No último sábado (29) o piloto mineiro João Pedro Guim (Camargo Racing) esteve no Kartódromo Internacional Granja Viana onde disputou a quarta etapa da Copa São Paulo Granja Viana de Kart.

Ao lado de outros 17 pilotos Guim participou da competição focado em conseguir um bom resultado e, mais do que isso, dar prosseguimento ao seu período de adaptação à classe Cadete, atualmente a mais competitiva do kartismo nacional.

Neste espírito o piloto e sua equipe chegaram ao kartódromo ainda na quinta-feira, quando deram início à preparação para a corrida e adaptação ao traçado sorteado para a etapa. Em quatro sessões Guim conseguiu ser bastante constante, rápido e chegou até mesmo a liderar uma das sessões pelos tempos extra-oficiais, marcados pelas equipes.

No sábado, porém, a realidade foi bastante diferente. Após sortear o motor da corrida junto aos organizadores o piloto partiu direto para a tomada de tempos. Com um kart cerca de um segundo e meio mais lento que o que havia treinado, o piloto não teve o que fazer na pista e, com isso, conseguiu apenas a 15ª posição no grid.

Sem ter o que fazer o piloto foi solicitar a troca do motor junto à organização. Neste momento, a surpresa. Diferente de 99% das competições com motores sorteados que, em caso de trocas, perdem apenas algumas posições, informaram ao mesmo que se o motor fosse trocado ele largaria do final do pelotão. Indignado com a situação restou ao piloto pedir então uma limpeza do carburador, mas que de pouco adiantou. Guim largou para a prova com o kart falhando e, independente de seu esforço, não conseguia superar ninguém.

Em um traçado bastante técnico e com pilotos de níveis completamente heterogêneos ficou impossível para o já experiente garoto conseguir uma boa colocação. Mesmo assim, após muito esforço, ele recebeu a bandeirada na 12ª posição.

“O campeonato da Granja é uma caixinha de surpresas. A categoria Cadete virou sorte. Os motores são liberados apenas no sábado de manhã e os meninos tem de partir no escuro para a tomada de tempos. Não tem direito nem mesmo a um aquecimento de 10 minutos. Daí percebe-se que o motor está tomando 1,5 segundo. Se trocar o motor você é obrigado a largar em último em um grid com pilotos experientes na frente e muito inexperientes atrás. Em um traçado técnico como este fica impossível de chegar ao pelotão de ‘elite’. Nossa equipe solicitou junto a Granja que houvesse modificações no regulamento, quanto a disponibilidade do motor em um eventual caso de troca. Caso isto não ocorra iremos nos retirar do campeonato. Moramos em Cuiabá e temos de fazer um esforço muito grande para participar de uma competição em que no dia da corrida o piloto fica dependendo somente da sorte”, desabafou Claufer Machado, pai de João Pedro.

De olho na rodada dupla do Light
Aproveitando-se do feriado desta quinta-feira João Pedro permaneceu em São Paulo com seus familiares. Na manhã de ontem ele começou seus treinamentos para a quinta rodada da Copa São Paulo Light, que será disputada neste sábado, no Kartódromo Aldeia da Serra.

A prova, que será disputada em sistema da rodada dupla, marca a metade da temporada daquele certame e Guim, que já fez voltas mais rápidas de corridas e andou no primeiro pelotão, espera conseguir, finalmente, sua primeira vitória da temporada.

 “O João Pedro está muito determinado e confesso que está sendo uma injustiça essa falta de sorte que lhe acompanha nas últimas rodadas. A equipe tem consciência que ele é muito dedicado e superior aos últimos resultados alcançados. Esperamos fazer uma excelente rodada dupla do Light e reaparecer como ponteiros novamente. Para isso, estamos contando com a RBC Preparações para que todos os motores fiquem com rendimentos próximos uns dos outros para o sucesso dessa rodada, que achamos que será recorde no grid da Cadete”, finalizou Claufer.

  • 02/06/2010 18:21 Mauricio Diegues

    Este problema com motores parece que está ficando uma constante, tanto na Granja Viana como na Aldeia da Serra, os maiores campeonatos do Brasil, precisa haver mais comprometimento da organização em deixar os motores limpos e equalizados, não é possível contar com a sorte, pois os valores gastos são muito bem pagos para que tenhamos que contar com a sorte. Também tivemos problemas no motor e mandamos limpar, foi constatada sujeira, mas que com um simples jato de ar não ficou bem feito. Precisamos cobrar dos organizadores melhores tratamento aos motores.