publicidade
16/09/2009 14:03

Depois do terceiro lugar no Paulista, Giuliano Raucci encara início dos playoffs

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


O nome Interlagos é mundialmente sinônimo de respeito no mundo da velocidade. Mesmo mutilado por uma estúpida “modernidade” e reduzido a um debuxo do que outrora foi uma pista de oito quilômetros que “separava os homens dos meninos”, ainda é um dos três mais importantes circuitos do “circo” da F1 e não existe na face da terra engenheiro da modalidade que não tenha guardado a sete chaves em seu notebook os set-up básico e dados de telemetria do seletivo traçado para carros da F1 e de Fórmula Renault. Mesmo “reduzido”, ser veloz no Autódromo de Interlagos ainda é uma façanha para poucos.

Mas quando se fala em kartismo no Brasil, imediatamente a primeira lembrança que surge é a do circuito que integra o complexo desse autódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna, a “Meca” do kartismo brasileiro, escola e palco de memoráveis batalhas de pilotos como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Helio Castroneves, Felipe Massa, Danilo Dirani e Lucas di Grassi.

Com seu traçado veloz e ao mesmo tempo extremamente seletivo, o kartódromo de Interlagos permanece como principal referência para se aquilatar quem é realmente rápido ao volante dos micromonopostos e quem ainda tem de suar muito, para substituir a “inspiração” do talento natural, pela “transpiração” do piloto dedicado que também pode chegar lá.

Aos dez anos de idade, quatro e meio dos quais dedicados ao kartismo de competição e com oito importantes títulos conquistados no esporte, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) é reconhecidamente um dos mais talentosos pilotos de sua geração. Terceiro colocado na Copa Brasil e Vice-campeão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana em 2008 - seu ano de estréia na disputadíssima categoria Cadete -, Giuliano vem apresentando performances cada vez mais consistentes em Interlagos, com a vitória nesse circuito já passando a “bater na trave”.

No ultimo sábado (12) Interlagos recebeu a 7ª rodada do Campeonato Paulista de Kart, o mais tradicional certame regional da modalidade no Brasil. Na tomada de tempos da categoria Cadete, Giuliano Raucci encontrou problemas com o tráfego e toques excessivos que permeiam essa classe, conquistando apenas o nono tempo para a largada.

Autorizada a partida novo toque e o Dollynho – como é conhecido nas pistas o jovem kartista paulista – caiu para a décima primeira colocação do compacto pelotão. Mas, assim que adequadamente aquecidos os pneus de seu kart, Raucci tratou de imprimir um ritmo de prova digno de classificação e com ousadas ultrapassagens – sem dar um toque sequer nos adversários – foi conquistando posições volta a volta, até chegar na décima passagem ao segundo posto e passar a atacar Sergio Sette Câmara, que liderava a corrida. Um verdadeiro show de habilidade e pilotagem que catalisou em poucas voltas a mudança de condição de mero coadjuvante para a de um dos protagonistas da prova.

No terço final da corrida o trio formado por Giuliano Raucci, Vinicius Papareli e Sergio Sette Câmara já se destacara do restante do pelotão, com constante troca de posições.

Na penúltima volta o clímax da corrida: Os três bólidos entraram lado a lado na reta dos boxes, milimetricamente emparelhados, com Câmara pela parte interna, Papareli no centro e Raucci no lado externo da pista. Papareli conseguiu arrancar melhor, levando pequena vantagem sobre os dois oponentes ao final da reta dos boxes. Giuliano - com a “vantagem” do traçado ideal - freou no limite de aderência e “apontou” seu kart para contornar a primeira curva na segunda colocação, mas Câmara apoiou seu kart na lateral do kart de Raucci – que teve de aliviar o pé e derivar o traçado para evitar um grave acidente – e contornou a curva na vice-liderança da prova, atrás de Papareli.

Claro, como soez poderia de ser o Comissário Desportivo “plantado” no local entendeu a manobra como “normal de corrida”, premiando Câmara que ficou com a segunda colocação na linha de chegada, atrás do vencedor Vinicius Papareli e logo adiante de Giuliano Raucci, que completou na terceira colocação.

Por essa constante situação de eterna categoria de “bate-bate” sem critérios de observância das regras desportivas e de lealdade, talvez fosse momento de a CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo inovar e “modernizar” seus regulamentos para a Cadete, inserindo nas regras algumas derivadas da nobre arte do boxe. Dessa forma ninguém mais estranhará ultrapassagens com “hook”, ou fim de reta com “diretos de esquerda”, ou ainda, chegadas com direito a “knock-out”, com a dessa ultima prova da categoria. Uma “modernidade” que pode render frutos positivos ao Brasil, já que enquanto alguns poucos estão preocupados apenas em desenvolver sua técnica de pilotagem, temos em solo pátrio vários “candidatos” a se darem bem no estilo de pilotagem Mike Tyson.

Entrando no Play-Off como vice-líder em duas categorias
No próximo sábado (19) a Copa São Paulo de Kart Granja Viana realiza sua oitava etapa da temporada 2009, a primeira das três rodadas que definem os campeões da época entre os seletos classificados entre os dez melhores de cada categoria.

Para o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) essa tarefa será dobrada, já que o “Dollynho” ocupa a vice-liderança em duas categorias, a Cadete e a Super-Cadete, classe que adota os mesmos chassis das classes Mirim e Cadete, mas equipados com motor Fireball de dois tempos e 125cc.

“Tivemos ao longo do ano alguns problemas de quebras e uma desclassificação, que deixaram o Giuliano em uma situação desfavorável no campeonato. Mas com performances avassaladoras, o Giuliano conseguiu recuperar-se e chegar no play-off como vice-líder das duas categorias e com amplas possibilidades de conquista de titulo”, detalhou Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom, que cuida do desenvolvimento de carreira do kartista desde suas primeiras aceleradas.

Na ultima etapa da Granja Viana (29/08), Giuliano Raucci partiu da segunda posição do grid de largada da Super Cadete e venceu a corrida após belo duelo com Pedro Cardoso. Na prova da Cadete, Raucci partiu em terceiro e foi um dos destaques da corrida, que liderou por varias voltas e completou na segunda colocação, após grande duelo com Vitor Baptista, que venceu.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!