O sábado (22) foi perfeito para o piloto Enzo Bortoleto (America Net / Orbis / Landão Motorsports), da categoria Júnior, na Copa São Paulo Granja Viana. Mesmo após um treino classificatório ruim realizado na tarde de seta-feira, debaixo de chuva, onde o piloto obteve apenas a quarta colocação no grid de largada, Bortoleto sabia que tinha um bom equipamento e que poderia avançar durante a prova.
De fato, logo nas primeiras voltas ganhou duas posições, e foi à caça de Rafael Martins, líder da prova e do campeonato. Quando já estava a cerca de dois décimos de segundo, após tirar uma desvantagem de quase dois segundos, o kart de Martins apresentou problemas mecânicos e Bortoleto passou com facilidade. “Eu sabia que precisava superar o Martins para diminuir a diferença no campeonato, e fui para cima. E com a quebra dele, tudo ficou mais fácil”, disse ele.
Mas a corrida ainda estava na metade, e Enzo teve que suportar a pressão de outro piloto muito rápido, André Castro, que chegou a tentar a ultrapassagem por diversas vezes, mas sem sucesso. “O André era muito rápido, tive que me defender para garantir a vitória”, lembra.
A vitória de Bortoleto e o problema mecânico de Martins (que conseguiu completar a prova na quinta colocação) fizeram com que a diferença de sete pontos a favor de Martins virasse a favor de Bortoleto, novo líder do certame. “Estou muito feliz, trabalhamos bastante por isso e o resultado está aparecendo. Agora preciso me concentrar na corrida final para buscar o título”, finalizou o paulista.
A etapa final da Copa São Paulo Granja Viana será disputada no dia 27 de outubro, quando definirá os campeões nas 20 categorias que compõem o certame. Bortoleto precisará de um segundo lugar nessa prova para vencer o campeonato sem se preocupar com a colocação dos adversários, ou completar até a quarta colocação desde que Rafael Martins ou Yurik Carvalho (respectivamente os atuais segundo e terceiro colocados na tabela) não vençam.
Restando uma prova para o final do campeonato, confira os cinco primeiros na classificação geral (extraoficial):
1) Enzo Bortoleto – 259 pontos
2) Rafael Martins – 252
3) Yurik Carvalho – 250
4) André Castro – 247
5) Giuliano Raucci – 225