publicidade
03/07/2009 14:28

Família Raucci forma o "Quarteto Fantástico" do kartismo brasileiro

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Rogério Raucci


Não é sempre que se encontra por aí um grupo familiar inteiro dedicado a um esporte, ainda mais quando se trata de alguma modalidade do automobilismo, cujos custos (quase) proibitivos fazem se pensar duas vezes antes de qualquer iniciativa.

Mas para uma família de origem italiana, povo no qual a gasolina corre habitualmente nas veias, a velocidade é muito mais que um mero esporte e sim um elo comum, que permite o total congraçamento e interação de seus membros. Assim é com a “velocce” família Raucci, mais que bem representada nas pistas brasileiras por seus quatro integrantes Rogério Raucci, Raphael Raucci, Giuliano Raucci e Leonnardo Raucci. Quatro “botas” de primeiríssima linha cujos nomes, habitualmente, se confundem com as primeiras posições nos pódios.

No ultimo sábado (27) esse fabuloso quarteto fantástico da velocidade disputou no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia – região metropolitana de São Paulo – a quinta rodada da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, sem qualquer dúvida o maior e mais competitivo certame regional da modalidade no Brasil, reunindo em cada etapa mais de 200 pilotos em seus grids.

Patriarca desse clã, o kartista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) é o líder isolado da categoria Shifter Sixpeed, classe que adota bólidos equipados com freio à disco duplo na dianteira e motor TM K9 refrigerado a água, com seis marchas. Vencedor invicto das etapas anteriores nesta temporada 2009, Raucci Sr. chegou para esta etapa no circuito granjeiro disposto a manter a invencibilidade e ampliar, ainda mais, a dianteira na tabela de pontos.

Todavia, dois fatores seriam decisivos para o resultado final: o traçado escolhido pelos organizadores, com poucas retas e, também, poucos pontos de ultrapassagem e uma forte gripe que minava suas forças e resistência física. Na tomada de tempos classificatórios, Rogério Raucci ficou com a terceira posição de sua classe na grelha, confirmando as expectativas de dificuldades.

Com (mais) uma largada fantástica, Raucci Sr. em duas curvas já estava na dianteira da corrida e com a “vantagem” de contar com um kart de outra categoria (Senior) entre ele e seu mais direto perseguidor, o piloto Dacio Rodrigues. Apesar das limitações físicas, Rogério conseguiu impor bom ritmo de prova, que lhe permitiam “administrar” a liderança da corrida, embora no terço final da competição José “Tato” Henrique conseguiu aproximar-se do bólido de Raucci e passar a acossá-lo incessantemente.

Com traçado extremamente curto, Danilo Dirani - que liderava na “geral” – chegou para impor uma volta de vantagem sobre os mais pesados Shifter Sixpeed e, ao abrir passagem na bandeira azul, Raucci acabou surpreendido por Thomas Soubihe, que “colara” no kart de Dirani e tentava assumir a dianteira em dupla ultrapassagem. Mesmo no limite de sua resistência física, Rogério recrudesceu e deu combate ao concorrente, mas algumas voltas depois, ao tentar retomar a dianteira, os bólidos se tocaram e Raucci acabou caindo para a terceira colocação, ultrapassado por Tato que acompanhava de perto a disputa pela liderança. Soubihe manteve a dianteira, mas na entrada da Reta da Torre de Cronometragem acabou rodando e perdendo o posto dianteiro para Tato e a segunda posição para Raucci.

O kart de Rogério Raucci, cuidadosamente “azeitado” pela experiente equipe KartZoom era nitidamente mais rápido que o de Tato, mas as forças do chefe a família Raucci estavam exauridas pela dificuldade do traçado e a forte gripe, pelo que Raucci optou por manter a posição, completando a prova vencida por José “Tato” Henrique, na segunda colocação.

Na tabela de pontos do campeonato, Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) permanece isolado na dianteira, com 91 pontos amealhados. Dacio Rodrigues é o vicelíder, com 74 pontos e Tato é o terceiro, com 55 pontos validos.

Por sua vez e em sua primeira temporada no comando de um veloz Shifter Kart, pela classe Junior, o primogênito desse quarteto fantástico, Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) fez uma apresentação maiúscula em uma prova recheada de dificuldades.

Na pratica classificatória, que definiu a ordem de largada na prova da Shifter Junior, Raphael encontrou dificuldades no ajuste de seu kart – que não rendia como nos treinos livres – e garantindo apenas a sexta colocação do grid. Mas a prova teve sua largada apenas no principio da noite, com a chegada de uma chuva fina caindo sobre o circuito e um frio invernal, que dificultava ainda mais o funcionamento dos pneumáticos.

A exemplo do “babbo” Rogério, Raphael largou de forma esplêndida e fechou a primeira volta já ocupando a quarta colocação. Mais três volta e Raphael assumiu a terceira colocação, posto que manteve até a bandeira a quadros, ao final das vinte voltas regulamentares de corrida. Com os pontos auferidos, Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) assumiu a terceira colocação do campeonato, com 66 pontos amealhados.

A mais que competitiva categoria Cadete conta em suas fileiras com os dois representantes mais jovens do quarteto fantástico. O multicampeão Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) e o “caçulinha” dessa clã familiar, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom).

Por ter vencido a rodada anterior (quarta etapa), Giuliano carregava em seu kart o chamado “Troféu Bigorna” - lastro adicional de peso previsto no regulamento desportivo -, que dificulta o rendimento do micromonoposto, principalmente em circuitos como o adotado para esta etapa, muito sinuoso e repleto de “retomadas”. Mesmo assim, Giuliano conseguiu classificar seu kart na quinta posição do partidor, abrindo a terceira fila do grid. Seu irmão Leonnardo teve problemas com o trafego na tomada de tempos classificatório e ficou com a décima primeira colocação da grelha.

Autorizada a largada, Giuliano conquistou uma posição, assumindo antes da primeira curva a quarta colocação, o mesmo acontecendo com Leonnardo, que entrou para o “top ten” antes da primeira variante do seletivo circuito. Todavia, duas curvas depois, dois concorrentes “enroscaram-se” bem à frente de Leonnardo, que freou forte para evitar a batida iminente, caindo novamente para a posição original de largada.

Ainda na primeira volta de corrida, em razão da menor arrancada de seu kart nas saídas de curva, Giuliano foi ultrapassado, caindo para o quinto posto, mas Leonnardo partia agressivamente para a recuperação, completando a primeira passagem na oitava colocação, lutando pela ponta do segundo pelotão. Apesar das dificuldades impostas pelo regulamento e do rendimento do motor sorteado “não ser uma Brastemp”, Giuliano Raucci conseguiu duas belas ultrapassagens no “miolo” do circuito, para fixar-se na terceira colocação.

Os lideres conseguiram abrir vantagem para Giuliano que, todavia, conseguia ter boa folga para o compacto pelotão de seis karts que lutava intensamente pela quarta colocação, com constante troca de posições, entre eles Leonnardo Raucci. Com o passar das voltas Leonardo Baran conseguiu destacar-se desse pelotão e aproximar-se de Giuliano, passando a dar combate pelo terceiro posto. Leonnardo seguia em sétimo, fazendo ótimo duelo com Cauê Arias pela sexta posição. Na volta final Baran tentou sua cartada final, entrando na reta de chegada ladeando Giuliano, mas o “Dollynho” conseguiu manter a posição, cruzando a linha final com 0s65 de vantagem para Leonardo Baran, que ficou com o quarto posto. Leonnardo conseguiu superar Arias, cruzando a linha de chegada na sexta colocação e garantindo mais um pódio com a presença dos velozes “Fratelli Raucci”.

Restando apenas uma rodada para o encerramento da fase classificatória e inicio dos “play offs”, Giuliano Raucci está na terceira colocação do campeonato, mesmo sem pontuar em duas etapas. Leonnardo ocupa a nona colocação, praticamente garantindo sua classificação para o “play off” da Cadete, já que os quinze melhor colocados disputarão nas três etapas das finais o titulo da temporada.

Já no final do dia, sob o negrume da noite e com pista molhada, em razão da fina chuva que incessantemente caia sobre o circuito da Granja Viana, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) voltou ao traçado “Mônaco” desta rodada, para acelerar fundo novamente. Desta feita na prova da categoria Super Cadete, classe que adota os pequenos chassis da categoria Cadete, equipados com motor Fireball de 125cc.

No treino classificatório, Giuliano novamente teve problemas com o rendimento de seu motor, classificando para largar na quarta colocação. Mas na corrida conseguiu superar as dificuldades mecânicas e, autorizada a largada, partiu decidido a conquistar posições. Em menos de três curvas, Giuliano já estava na segunda colocação da corrida, ultrapassando Lucas Vieira e Rafael Martins.

Com melhor rendimento mecânico, Martins conseguiu recuperar a posição de Raucci, que manteve a terceira colocação. Líder da corrida, Daniel Mattar acabou rodando no escorregadio piso do circuito e caindo para a terceira posição. Ao fim das gélidas dezesseis voltas de prova, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) recebeu a bandeira a quadros na segunda colocação, mesma posição que mantém no campeonato.

A vez do Brasileiro de Kart
Na próxima semana, entre os dias 7 e 11/07, os irmãos Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) e Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) estarão acelerando fundo no circuito do Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia (GO), buscando a conquista do titulo máximo da categoria Cadete na edição 2009 do Campeonato Brasileiro de Kart.

Giuliano e Leonnardo treinaram há duas semanas no circuito oficial, buscando os primeiros ajustes em seus micromonopostos e a adaptação ao seletivo e estreito circuito. “Aproveitamos um final de semana do qual não participaríamos de corridas para fazer um treino de reconhecimento do traçado oficial, já que não conhecíamos a pista de Goiânia. Embora não tivéssemos a preocupação com tempos de voltas velozes, conseguimos encontrar um ‘set-up’ aparentemente competitivo, já que estávamos sozinhos na pista e não tínhamos elementos de comparação. Embora estreito, o traçado é interessante e as alterações feitas por solicitação da CBA parecem ter solucionado as preocupações das equipes no ‘quesito’ segurança. Como competimos regularmente na Granja Viana, cuja pista não é das mais largas, acredito que temos amplas condições de lutar pelas posições dianteiras na Cadete. Mas corridas saem de uma caixinha de surpresas e apenas após o sorteio dos motores e os treinos livres é que poderemos avaliar as possibilidades de cada competidor”, detalhou Rogério Raucci, pai dos jovens competidores e um dos grandes incentivadores do automobilismo de competição.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!