O automobilismo parece realmente fazer parte da família Paturle. Depois de participar das competições por vários anos com Jean Claude, o filho mais velho, na temporada 2011 o irmão Gabriel Paturle, de 11 anos, começou a acelerar também e, nas principais competições do país, já se mostra rápido e talentoso na condução dos karts de competição.
Pela categoria Cadete, que recebe pilotos com idades entre oito e 11 anos, Gabriel tem demonstrado grande interesse pelas competições e, com dedicação e disciplina, tem aprendido muito em sua primeira temporada com os pequenos monopostos. Seguindo o que aprendeu com o irmão mais velho, Gabriel está disputando em 2011 o Campeonato Mineiro, a Copa São Paulo, a Fórmula Minas e, no mês passado, disputou também o Campeonato Brasileiro.
Em todas as competições o garoto vem apresentando grande evolução. No Brasileiro, diante de mais de 40 concorrentes, ele esteve muito competitivo durante todo o tempo. Nos treinos livres, corridas classificatórias, Pré-Final e Final, este mineiro de Belo Horizonte conseguiu um bom destaque diante de concorrentes que já acumulavam algumas temporadas de experiência e, com isso, esteve em vários momentos nas posições de destaque da competição.
Para ajudar no desenvolvimento de Gabriel, sua família achou por bem contratar uma das mais premiadas equipes do kartismo nacional. A Quake2, comandada pelo experiente preparador Luis Sérgio Santos, o Zé Bolão, está cuidando de todo o suporte técnico da carreira do piloto e, diante dos resultados apresentados, tem se mostrado uma excelente escolha nesta fase da carreira de Paturle.
Nesta semana o desafio será em São Paulo
Passada a maratona do Campeonato Brasileiro, assim como a maioria das crianças, Gabriel aproveitou bastante suas férias e, agora, já retoma seus compromissos com as competições. Neste sábado, dia seis, ele estará de volta a São Paulo.
No Kartódromo Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista, o piloto disputará a sétima etapa da Copa São Paulo. A corrida será válida pela última etapa da fase classificatória do campeonato e, com isso, Paturle espera conquistar um bom resultado na pista, lhe credenciando a lutar pelo título na fase do playoff.
A disputa da categoria Cadete na Copa São Paulo é dividida em duas corridas classificatórias e uma final. A primeira disputa está marcada para as 11:45h, a segunda para as 12:10 e, a última e decisiva corrida terá sua largada a uma e vinte da tarde.
“O Gabriel é um menino muito tranquilo e dedicado. Ele ouve com atenção as instruções do Zé Bolão e procura sempre colocar em prática. Como tudo na vida o começo é um pouco difícil, mas talento ele já mostrou que tem e, com o passar do tempo, os resultados começarão a aparecer. Tenho certeza que ele está muito bem auxiliado nesta equipe e que tem os melhores equipamentos possíveis. Se ele realmente quiser ser um piloto, faremos o possível para que ele possa seguir este objetivo”, comentou Fred Paturle, pai do piloto.